Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

O que é LSI? Saiba como funciona a semântica do Google

Digitalland
Escrito por Digitalland em maio 21, 2019
O que é LSI? Saiba como funciona a semântica do Google
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entender como funciona o ranqueamento de páginas é um dos maiores desejos dos profissionais de marketing. No entanto, os robôs responsáveis por essa função são um mistério e os critérios de posicionamento da SERP, em parte, ainda desconhecidos. Mas alguma coisa sabemos, sendo uma delas o que é LSI!

O Latent Semantic Indexing (Indexação Semântica Latente, em português) é uma das mais novas facetas dos algoritmos que ditam o posicionamento das páginas — é a semântica Google! Acompanhe o texto e confira do que se trata esse conceito e como aplicá-lo para ter melhores resultados na sua estratégia!

Afinal, o que é LSI?

Bem, você já sabe o que é SEO, certo? A otimização de conteúdos para os mecanismos de busca envolve muitas técnicas. Uma delas — talvez a mais conhecida —, é o uso de palavras-chave.

Mas acontece que os algoritmos do Google estão em constante evolução, justamente para tornar o buscador cada vez mais intuitivo e eficiente na entrega de resultados para os usuários. A bola da vez é o Latent Semantic Indexing (LSI), que impulsiona uma verdadeira revolução no modo de aplicar as palavras-chave.

Para que você entenda, vamos começar contextualizando o que é a semântica do Google e como os algoritmos têm evoluído ao longo do tempo.

Semântica: a busca por significações

A semântica é uma área emprestada da Linguística. No original, ela serve para interpretar significados de palavras dentro de sentenças. É a negociação de sentidos entre quem cria a frase e quem a ouve ou lê — os termos podem sofrer interferência de significação de acordo com o contexto de enunciação.

E o que isso tem a ver com o Google? É simples: cada vez mais, as técnicas de busca estão tentando facilitar o dia a dia das pessoas. Não é à toa que a chamada “era da busca por voz” veio com toda a força: quanto mais prática for a ação de pesquisa, melhor será a experiência do usuário.

Então, o buscador percebeu que valia a pena deixar as palavras-chave engessadas e pouco intuitivas de lado, para focar em construções mais semânticas. Ou seja, com significados reais que se adequam ao contexto. Para deixar mais claro, vamos a um exemplo.

Em um processo comunicativo, temos um jeito orgânico de ordenar as palavras dentro da sentença. No Português brasileiro, a ordem mais esperada é aquela que cansamos de ver na escola: sujeito + verbo + predicado.

Então, se invertemos essa ordem, a semântica pode ser prejudicada. Veja: se em vez de dizer “Luciana comprará um carro”, você optar pela construção “Luciana um carro comprará”, haverá no mínimo um estranhamento, não é?

No mesmo caminho, é mais intuitivo pesquisar no Google “carros novos para comprar” do que “comprar novos carros”. O buscador, atento a essas particularidades da língua, está refinando seus algoritmos para entender a semântica da enunciação e, assim, entregar resultados mais certeiros.

Algoritmos: o cérebro do Google

Vamos ainda mais fundo: como funcionam os algoritmos do Google? Bem, para começar, um algoritmo é uma sequência de ações lógicas realizadas para solucionar determinado problema.

No caso do buscador, o algoritmo pode ser pensado como um “robôzinho” — cada vez mais inteligente e perceptivo — que desempenha essas ações com o objetivo de posicionar uma página:

  • rastreamento: primeiro, os bots rastreiam todos os códigos que podem ser indexados presentes em seu gigantesco banco de dados;
  • indexação: em seguida, eles organizam esses códigos de acordo com o que eles oferecem ao usuário;
  • ranqueamento: por último, eles ranqueiam, isto é, classificam as páginas indexadas em uma ordem de relevância para o usuário.

Desde a sua primeira atualização, o Panda (lançado em 2011), o Google já reformou muitas vezes os princípios de indexação e ranqueamento dos algoritmos. Desde 2015, o buscador trabalha com o RankBrain, uma atualização baseada em inteligência artificial e, exatamente por isso, cada vez mais minuciosa.

Como se dá a aplicação de LSI?

Tudo bem, agora você já sabe o que é LSI e viu que é muito interessante. Mas, na prática, como funciona a semântica do Google? Bem, basicamente a palavra de ordem é naturalidade. Quanto mais próxima de uma enunciação verdadeira for a construção do conteúdo, melhor.

Por isso, as cadeias de significados prezam mais do que palavras-chave isoladas e engessadas. O buscador agora consegue identificar variações de sentido e de contexto — ou seja, as variações semânticas de um termo. Então, são bem-vindos:

  • versões de gênero e número (masculino, feminino, singular e plural);
  • termos sinônimos;
  • variações linguísticas;
  • adjetivos, verbos e substantivos relacionados etc.

A análise do contexto semântico das palavras-chave é especialmente importante para o Google, já que ela permite a entrega de resultados mais precisos de acordo com a intenção de busca do usuário.

Se você pesquisar “acampamento no Rio”, por exemplo, poderiam aparecer textos relacionados à cidade do Rio de Janeiro ou a áreas de campings próximas aos corpos d’água que chamamos de rios.

Então, o buscador usa outros termos relacionados para construir seu ranqueamento. Variações como “camping carioca”, “acampamento na capital” e “acampamento fluminense” poderiam ser levadas em conta para que os resultados de pesquisa não fossem por outro caminho.

Outras técnicas de LSI

Além de usar as variações de escrita e de contexto, outras dicas que contribuem para um bom posicionamento em relação à semântica do Google são:

  • preze pela qualidade e coerência do conteúdo mais do que pela aplicação de técnicas “prontas”;
  • valorize os intertítulos, estruturando os H2 e H3 com menor distância de sentidos;
  • utilize dicionários analógicos (que indicam sinônimos e termos relacionados) para aproveitar bastante as aproximações semânticas — esse é um recurso muito utilizado por compositores musicais;
  • esteja sempre de olho em como o seu público-alvo conversa por meio de fóruns, interações nas redes sociais e discussões de trending topics. Com um pouco de análise semântica, dá para prever as construções mais eficazes nos seus conteúdos.

Por fim, faça sentido! Tentar encaixar palavras-chave com bom volume de busca sem a menor contextualização é praticamente uma tentativa de burlar os algoritmos do buscador. No entanto, com a valorização da semântica do Google, esse tipo de comportamento pode se enquadrar como Black Hat SEO e levar a penalizações.

E aí, ficou claro o que é LSI? Ter atenção nesse conceito é fundamental para uma estratégia de conteúdo com bons resultados. Afinal, trata-se de uma técnica de SEO avançada e capaz de promover uma grande otimização no posicionamento das suas páginas no Google.

Viu só como há sempre alguma coisa nova para aprender no marketing digital? Por isso, acesse nossa página de e-books e confira todos os materiais ricos e gratuitos que temos por lá!