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Search Engine Marketing (SEM): aprimore seus resultados em SEO

Quando você tem qualquer dúvida e não quer ou não pode perguntar para alguém, qual a sua primeira reação? Pesquisar na internet. Ou melhor, pesquisar no Google. Isso não é exclusividade de ninguém, afinal, são realizadas uma média de 2,3 milhões de buscas por segundo no site.

Portanto, negligenciar a importância do seu posicionamento e relevância na hora que alguém pesquisa sobre o mercado em que a sua empresa atua é um erro gravíssimo nos dias de hoje. Afinal, sem uma presença digital sólida, o seu negócio tende a ser esquecido com o passar o tempo.

Para se tornar relevante nesse mercado, existem técnicas e estratégias, mais conhecidas como Search Engine Marketing (SEM). Quando utilizado de maneira correta, o SEM pode ser o diferencial para o seu negócio.

Neste artigo, vamos abordar o conceito do SEM, qual a sua relação com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e quais as vantagens de terceirizar essa função para melhorar os resultados. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

 

O que é Search Engine Marketing?

O posicionamento da sua empresa em uma busca no Google pode ser o diferencial para fechar um negócio ou não, por exemplo. Ficar atrás de um concorrente pode ser ainda pior. Mas fique tranquilo que existem maneiras eficientes e de baixo custo para contornar esse tipo de problema por meio do Search Engine Marketing.

Para tornar mais justa a seleção dos sites e portais que aparecem nas primeiras páginas de busca, o Google criou alguns critérios para avaliar a relevância do conteúdo que cada link tem para oferecer ao usuário. Qualidade dos textos, uso correto de palavras-chave, tráfego, estrutura, enfim, uma série de pontos para posicionar cada site.

 

Formato pago

Dessa maneira surgiu o SEM, para aplicar a estratégia ao seu negócio e conseguir melhores resultados nas páginas de busca. O SEM é o formato pago de posicionamento no Google. Por meio dos links patrocinados, você consegue destacar o seu site para os usuários do Google rapidamente e consegue um bom retorno pensando à curto prazo.

Por isso, o investimento em links patrocinados é recomendando para alavancar os acessos a um determinado conteúdo até que ele consiga atingir o ranqueamento orgânico. Ou ainda, no caso de landing pages de vendas, que precisam ter um conteúdo mais objetivo e, consequentemente, mais difícil de ranquear organicamente.

Nesse segundo caso, é necessária a aplicação de uma estratégia bem estruturada para que o investimento em SEM seja coerente com as vendas feitas por meio da landing page, gerando ROI (Retorno sob Investimento).

 

Formato gratuito

O formato gratuito é mais difícil para torná-lo eficiente e os resultados não aparecem rapidamente, porém, é uma estratégia mais duradoura e sustentável para pequenas, médias e grandes empresas.

As técnicas para se alcançar essa relevância gratuitamente são conhecidas por Search Engine Optimization (SEO). Por meio dessas estratégias, como produção de conteúdo relevante, as empresas conseguem se posicionar melhor no ranking dos sites de pesquisa e melhorar a sua presença digital.

 

Como ele é executado?

O formato de SEM pago é simples de ser entendido. Quando falamos na opção gratuita, os fatores são variados e nem sempre tão fáceis de serem colocados em prática. Utilizar as técnicas de SEO no seu planejamento pode fazer a diferença para que o site da sua empresa apareça melhor ranqueado no Google, por exemplo.

Em um primeiro momento, o ideal é investir nos anúncios pagos, tornando a sua empresa conhecida e relevante no mercado, além de levar tráfego para o seu site. Dessa forma, com a audiência estabelecida, vai fazer muito mais sentido começar a investir em produção de conteúdo.

Ao produzir textos e artigos sobre o mercado de atuação da sua empresa, você consegue atrair visitantes para que utilizem o seu site como ferramenta de consulta, por exemplo. A ideia é não utilizar o seu blog exclusivamente como uma forma de propaganda, mas utilizar para informar sobre tendências do mercado, novas tecnologias ou qualquer conteúdo relevante para os usuários.

Porém, não basta apenas produzir conteúdo, é preciso que ele tenha qualidade, e que algumas técnicas sejam colocadas em prática. O uso de palavras-chave, por exemplo, é muito importante para o ranqueamento nas buscas, mas quando utilizado de maneira correta, não adianta tentar enganar o Google, ele consegue identificar quando as palavras-chaves são bem utilizadas e se fazem sentido para o seu artigo.

Outro ponto importante para favorecer um melhor posicionamento nas buscas é a qualidade das páginas dos seus sites. A estrutura é responsiva, pensada na facilidade de utilização consumidor? Como é a interface para a versão mobile? Fatores como esse também impactam na sua relevância digital.

 

Quais as vantagens de terceirizar essa tarefa?

Um grande problema enfrentado pelos setores de marketing na hora de implementar estratégias de Search Engine Marketing é a resistência das empresas em reconhecer a importância da presença digital de qualquer empresa.

Afinal, a análise dos dados e informações demandam muito tempo e análise, os resultados nem sempre são rápidos e o retorno do investimento passa por todo um funil de vendas até, de fato, retornar aos cofres das empresas.

Uma maneira de solucionar esse problema é terceirizando a tarefa de monitoramento e execução das estratégias de SEM. Ao contratar uma agência especializada no assunto, você consegue reduzir os custos e, o principal, otimizar os resultados da área de marketing da sua empresa.

Além disso, toda a análise e planejamento seriam de responsabilidade da empresa terceirizada, garantindo que a equipe de marketing do seu negócio foque em outros problemas e soluções. Para pequenas e médias empresas, essa estratégia pode ser fundamental para não sobrecarregar a quantidade reduzida de funcionários e, ainda assim, garantir que o planejamento seja feito corretamente.

Com os resultados positivos aparecendo, será muito mais fácil convencer os tomadores de decisão da sua empresa de que investimentos em marketing digital podem ser fundamentais para o sucesso da companhia.

Nesse artigo, abordamos o que é Search Engine Marketing, qual a sua função e importância para qualquer estratégia de marketing digital. Além disso, apontamos como a terceirização dessa tarefa pode garantir uma redução de custos e otimização dos seus resultados.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Percebeu que os resultados podem ser melhores com uma ajuda profissional? Então entre em contato com a gente para saber mais sobre os nossos serviços e soluções!

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