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Você sabe como escolher as palavras-chave ideais para um e-commerce?

Você sabe como escolher as palavras-chave mais importantes para atrair o público-alvo e gerar vendas na sua loja virtual? Realizar essa pesquisa e otimizar o seu site é essencial para facilitar que o seu e-commerce seja encontrado na internet e realize mais conversões a menores custos.

Os usuários costumam visitar apenas as primeiras posições da primeira página dos buscadores. Portanto, sua loja virtual deve conter termos que sejam relevantes para ganhar mais visibilidade, aumentar a taxa de cliques e, consequentemente, gerar mais leads e vendas.

Neste artigo, explicamos a relevância de uma pesquisa de palavras-chave bem-feita e como realizar isso na prática. Confira!

 

Importância da escolha das palavras-chave para um e-commerce

O Google é o maior sistema de buscas online do mundo e, muitas vezes, é o meio como a sua loja é encontrada por novos clientes. Para sugerir as melhores respostas à procura do usuário, o buscador avalia uma série de variáveis, sendo as palavras-chave uma delas.

Por isso, otimizar as páginas institucionais, de produtos, categorias e demais conteúdos ajudam no ranqueamento da loja virtual e em uma maior atração de clientes, sem, necessariamente, investir em anúncios.

O empresário que quiser obter as vantagens de ter um site bem posicionado no Google, deve saber como escolher palavras-chave que representem os conteúdos do site e otimizar elementos, como meta descriptions, títulos e URLs, para que o buscador entenda o resultado como um dos mais relevantes.

Aliás, as palavras-chave podem ajudar a descobrir estratégias de diferenciação e posicionamento da marca no mercado ao identificar produtos e necessidades específicas que o consumidor está buscando.

Após se colocar no lugar do cliente e imaginar como ele realiza suas pesquisas, é hora de criar estratégias e utilizar algumas ferramentas, como explicamos a seguir.

 

Dicas de como escolher palavras-chave

Antes de fazer as pesquisas, planeje e documente as metas e os objetivos desejados com as estratégias de otimização e as ações mais prioritárias do projeto e estabeleça um cronograma, atribuindo responsabilidades para a equipe.

Além disso, crie buyer personas para que a comunicação consiga estabelecer uma relação com o público-alvo. Feito isso, vamos ao passo a passo para escolher as palavras-chave.

 

Encontre as principais palavras do negócio

As palavras-chave conhecidas como head tail são constituídas por termos curtos, geralmente de até três palavras e pouca especificidade, mas com grande volume de busca. Usualmente, são as primeiras palavras procuradas no Google para a solução de um problema.

Para fazer a busca, você pode utilizar algumas ferramentas, como:

  • Autocompletar do Google: sabe quando você começa a digitar uma palavra e o buscador começa a mostrar pesquisas semelhantes? Ao digitar “marketing”, são sugeridos termos como “marketing digital”, “marketing pessoal” e “marketing de conteúdo”, por exemplo. Essa é uma maneira de encontrar head tails interessantes para seu e-commerce.
  • Buscas relacionadas: é referente aos padrões de pesquisa e aparece abaixo dos resultados principais, sugerindo outros termos que estão sendo pesquisados por usuários.
  • Google Trends: ferramenta que mostra a popularidade e tendências de pesquisas a respeito de um determinado tópico ou palavra-chave.
  • Keyword Planner: fornece dados interessantes, como a média de pesquisas mensal, a concorrência e o custo médio para anunciar no Adwords.
  • SemRush: Além de buscar palavras-chave, mostra os concorrentes que a disputam no Google e um índice de dificuldade de ranqueamento no buscador.
  • Keyword Explorer: busca palavras-chave e cria indicadores, como prioridade e oportunidade.

 

Identifique termos de cauda longa

Essa é uma grande oportunidade de aumentar as taxas de clique e visitas em seu site. Utilize as chamadas long tails, ou seja, palavras-chave de cauda longa, que costumam ter quatro ou mais termos e que, apesar de apresentar um menor volume de busca, são bem mais específicas e têm menor concorrência.

As palavras-chave de cauda longa ajudam a entender a real intenção do usuário e, por isso, são essenciais para aumentar as suas conversões. Afinal, você poderá produzir conteúdo de acordo com o que o usuário deseja.

Uma forma de buscar por palavras-chave long tails é utilizando o Keywordtool, site que sugere vários termos semelhantes e longos, de acordo com o que você buscar.

 

Descubra o volume de busca de cada palavra-chave

Após ter uma lista mais definida dos termos que deseja investir na produção de conteúdo e otimização das páginas do seu site, identifique a média de buscas que elas apresentam no Google, utilizando ferramentas como SemRush e o Keyword Planner. Assim você terá ideia da concorrência e da relevância da palavra-chave em atrair visitas. Dica: utilize um filtro selecionando apenas as regiões para as quais você envia produtos.

 

Avalie o posicionamento do seu e-commerce no Google

Às vezes, vale mais a pena editar suas páginas já existentes do que criar conteúdos novos, afim de obter um melhor ranqueamento em menos tempo. Pesquise a sua posição para determinados termos e identifique oportunidades de otimização. Para isso, utilize ferramentas como o Rank Checker, Search Console e Serprobot.

 

Identifique a dificuldade, a oportunidade e o potencial de cada termo

Otimizar um site envolve a utilização de recursos e tempo e, portanto, você deve estudar as prioridades e oportunidades de cada palavra-chave escolhida. Isso pode ser realizado com mais facilidade utilizando o Keyword Explorer da Moz.

Entender a oportunidade de uma palavra-chave é identificar os itens que aparecem na pesquisa do Google, além dos resultados orgânicos, como anúncios, mapas, imagens e featured snippets. Se houver muita diversificação, sua taxa de clique pode diminuir devido à distração do usuário causada por esses outros elementos.

O outro aspecto importante a analisar é se uma palavra-chave é difícil de ranquear bem, de acordo com os sites que já ranqueiam para ela. Sejamos realistas: não é fácil disputar termos generalistas, principais, com marcas grandes como Netshoes, Ponto Frio ou Mercado Livre.

Já a prioridade é uma variável que estuda as palavras-chave e utiliza um indicador para determinar termos que tenham baixa dificuldade, alta oportunidade, volume e importância.

 

Prioridade para novos negócios

É importante criar conteúdos comerciais ou otimizar suas páginas de produto e categorias para atrair pessoas que tenham real interesse em realizar uma compra. Afinal de contas, essa é a finalidade de um e-commerce. Se o usuário pesquisa “onde comprar produto x na internet”, é bem provável que ele esteja pronto para se tornar um cliente seu.

Agora que você já entendeu como escolher palavras-chave para a sua loja virtual, ficará mais fácil guiar as estratégias de SEO na sua empresa e utilizar dados para tomar melhores decisões, estabelecer prioridades e aprimorar cada vez mais as visitas orgânicas em seu site.

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