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Entenda como mensurar o ROI das campanhas nas redes sociais

Alcançar a sua audiência, convertendo para ações específicas de acordo com o plano de comunicação da sua empresa: as redes sociais otimizaram a relação entre as marcas e o público, oferecendo muitos recursos. Porém, como saber qual é a estratégia mais eficaz com os prospects os quais você está trabalhando? O ROI das redes sociais é uma peça-chave para bons resultados.

Afinal, essa performance demonstra o desempenho da campanha, motiva a equipe a oferecer melhores soluções e ainda é a ferramenta ideal para o marketing apresentar a eficácia das ações. Se você não usa o ROI para medir suas campanhas e não sabe qual o significado e impacto dessa métrica, confira neste artigo como mensurá-lo!

 

O que é ROI?

ROI — Return on Investment, com tradução para o português como retorno sobre investimento —, é um dos principais KPIs (indicadores-chave de performance) do marketing digital. Ele indica quais campanhas estão funcionando e quanto custa cada ação de marketing. Assim você consegue gerenciar o orçamento das suas estratégias, focando nas técnicas que apresentam o melhor custo-benefício.

O cálculo engloba todo o valor gasto e toda a receita que entra, então, você pode obter o ROI sobre uma determinada mídia, campanha ou grupo de anúncios. No caso do ROI das redes sociais, para descobrir esse valor você precisará saber quanto foi investido em tempo, pessoal e recursos, como anúncios pagos e ferramentas para otimização, acompanhamento e análise.

 

Qual é o papel do ROI como métrica nas redes sociais?

Hoje, as empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais por entender o quanto essa ferramenta é importante como uma estratégia de marketing. A questão é: será que as ações nesse tipo de plataforma estão alcançando o objetivo definido? Com o ROI das redes sociais, você consegue entender a força da empresa em cada mídia — com a opção de escolher onde estará presente.

Talvez a sua empresa decida usar o Twitter, mas o perfil da sua persona ou público-alvo é mais sério e formal, alcançando melhores resultados no LinkedIn. Nesse caso, mesmo que você crie campanhas incríveis na primeira rede social, provavelmente não terá boas conversões. Com o ROI, você entende qual rede está gerando maior retorno, evitando gastos desnecessários.

 

Como medir o ROI das redes sociais?

O cálculo para descobrir o retorno sobre investimento é o mesmo. Você deve subtrair o custo pela receita e dividir o resultado pelo custo novamente, multiplicando por cem. Veja a fórmula abaixo:

ROI = (Retorno – Investimento) / Investimento X 100

Então, se você fizer uma campanha de R$10.000,00 no Facebook e conseguir fechar R$27.000 em vendas, a conta seria assim:

 

27.000 – 10.000 = 17.000

17.000 / 10.000 = 17

17 x 100 = ROI de 170%

 

É importante ressaltar que quanto maior o ROI, melhor a performance da estratégia.

Agora que você já sabe como descobrir o ROI da campanha em uma rede social, como entender o que ele está dizendo? O primeiro indicador, talvez mais óbvio, é se você está tendo lucro ou prejuízo com uma campanha. Valores negativos apontam prejuízo e positivos mostram que você teve um ganho. Outro indicativo é em relação à concorrência.

 

Benchmarking

Se você não sabe qual o motivo de entender o desempenho de outras empresas, então deve aprender o conceito de benchmarking. É uma forma de propor uma melhoria contínua para o seu negócio, descobrindo os resultados de concorrentes no seu nicho de mercado, por exemplo. Assim, você pega uma espécie de atalho, adotando estratégias vencedoras.

 

O que observar para mensurar o ROI das redes sociais?

Já falamos o que é ROI das redes sociais, para que serve e como fazer para calculá-lo. Agora veja alguns detalhes durante o planejamento e execução da sua campanha que, além de otimizar sua mensuração, deixa os resultados mais eficazes.

 

Defina metas

Se o ROI está ligado a receita e gastos, então só é preciso olhar para as vendas, correto? Não necessariamente! Se você entende o seu funil de vendas, então sabe que precisa de algumas etapas até a conversão do prospect em cliente. Tenha clareza do objetivo, seja gerar mais engajamento com a audiência ou conseguir novos leads.

 

Escolha os KPIs

Como falamos, o próprio ROI é um indicador-chave de performance. De acordo com a meta, descubra as melhores métricas. O CAC, custo de aquisição do cliente, junto do LTV (lifetime value) interpretam as vendas, por exemplo. Agora se você quer aumentar o reconhecimento de marca, use métricas como seguidores na rede social e tráfego para o site gerado por ela.

 

Selecione ferramentas para análise

Existem versões pagas e gratuitas que apresentam a performance da sua empresa nas redes sociais. Sejam ações de tráfego pago ou orgânico, você pode usar ferramentas da própria plataforma como o Facebook Analytics ou configurar outras ligadas ao tráfego do seu site como o Google Analytics.

Existem também dashboards e empresas que fornecem dados completos, como é o caso do Web-analytics da Digital Land, que apresenta também os resultados da concorrência, e o Quintly, um painel de controle de marketing completo que é capaz de integrar as redes sociais, apresentando dados detalhados.

 

Monitore seu desempenho

Estratégia documentada e ferramenta para análise de dados em mãos, é hora de executar o plano. Escolha qual a frequência para acompanhamento dos dados e certifique-se de que a sua empresa está alcançando os resultados desejados. Aproveite esse poderoso instrumento e corrija possíveis falhas, além de aproveitar oportunidades que surgirem durante as campanhas.

 

Descubra o investimento total para as redes sociais

Você decidiu criar uma estratégia de remarketing e tem um excelente aumento nas vendas, mas, apesar de entender qual o retorno você percebeu, será que o investimento foi levantado adequadamente? Além de gastos mais óbvios como anúncios pagos e serviços terceirizados, calcule as horas (sua e da equipe), além de recursos como as ferramentas para gerenciamento das redes sociais.

Viu como o ROI das redes sociais é simples de calcular e fundamental para mostrar se as suas estratégias estão funcionando? Lembre-se de definir qual o objetivo da campanha e documentar quais outras métricas auxiliarão na interpretação dos dados. Acompanhe o desempenho da concorrência e também aprenda com os erros deles, conseguindo sempre melhores resultados para o seu negócio.

Se você gostou deste artigo, recomendamos que você descubra como evitar as métricas de vaidade no marketing digital e tenha controle sobre as suas estratégias online, garantindo o sucesso delas!

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