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5 erros de marketing digital que podem fazer sua empresa perder dinheiro

Digitalland
Escrito por Digitalland em julho 12, 2017
5 erros de marketing digital que podem fazer sua empresa perder dinheiro
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Se a sua empresa é uma daquelas que já investe ou pretende investir em marketing digital, então este artigo foi feito para você. Isso porque obter bons resultados com uma estratégia desse tipo não é uma tarefa fácil. Exige muito esforço, conhecimento, persistência e, principalmente, atenção com alguns erros de marketing digital que podem fazer sua empresa perder dinheiro.

Como nós sabemos que toda empresa deseja, na verdade, ganhar dinheiro com seus investimentos, nós separamos aqui 5 erros que são muito comuns e que você deve evitar em seu negócio. Confira:

 

1. Não analisar o mercado e a concorrência

Para começar, esse erro até parece óbvio, não é mesmo? Afinal de contas, como uma empresa pode querer ter bons resultados se não parar antes para analisar o seu mercado e o posicionamento da concorrência? Pois bem, muitos empreendedores ainda cometem esse erro, acreditando que são os donos da verdade e podem decidir tudo apenas olhando para o próprio umbigo.

Boas estratégias de marketing digital, no entanto, começam com um bom olhar sobre o mercado, especialmente para entender o que os concorrentes estão fazendo. A ideia aqui é aplicar em sua marca o que eles fazem de bom e explorar o que fazem de ruim para vencê-los a partir de seus erros.

 

2. Não planejar bem as palavras-chave foco da estratégia

O Google é fonte de pesquisa para praticamente todos as pessoas que desejam fazer uma compra. Ou seja, sua empresa necessita estar bem posicionada para buscas relacionadas à sua marca.

Isso significa que é preciso atenção para descobrir quais são essas palavras-chave para as quais seu investimento em SEO será focado. Se você não souber para quais palavras deseja ter seu site bem posicionado, dificilmente conseguirá ter algum retorno a partir do Google.

 

3. Comprar listas de e-mail

Esse é um erro dos mais imperdoáveis. Chega a ser inacreditável pensar que algumas pessoas ainda compram listas de e-mail. É principalmente por conta dessa prática que muitas empresas ainda acreditam que o email marketing não funciona, já que listas compradas tendem a ser sinônimo de fracasso nas taxas de conversão.

Se você deseja investir em e-mail marketing de fato, procure planejar com cuidado para fazer isso da forma correta. Pense que uma lista de e-mails construída por você será, possivelmente, a única audiência que realmente poderá chamar de sua. Tendo isso em vista, ofertar conteúdo rico para download é uma das estratégias mais eficazes para fazer a construção de uma boa lista.

 

4. Investir em conteúdo que não é original

Falando em produção de conteúdo, essa é uma das atividades com melhor custo-benefício do marketing digital. Produzir conteúdo costuma ser mais barato que outros tipos de mídia, e é um investimento que tende a trazer ótimos resultados no médio e longo prazo.

No entanto, de nada adianta pensar em investir nessa estratégia se a sua produção de conteúdo não for original. Além de ser penalizado pelos buscadores por ter conteúdo duplicado, você ainda pode ter sérios problemas com o autor do material.

 

5. Mensurar resultado com métricas de vaidade

Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao tradicional é a possibilidade de mensuração que a primeira opção oferece. Por meio de diferentes sistemas, é possível avaliar com exatidão quão perto ou distante sua empresa está do objetivo definido ao início da estratégia.

O problema é que existem centenas de métricas diferentes disponíveis e é preciso muito cuidado para não se deixar levar pelas chamadas métricas da vaidade. Resumindo, esses são números que massageiam o ego e dizem muito pouco sobre as metas estratégicas da empresa. Por isso, em vez do número de visitas no site, prefira sempre confiar mais na taxa de conversão ou no ROI.

Como falamos no começo, investir em marketing e ter bons resultados não é tarefa simples. É preciso atenção, cuidado e muita dedicação. Evitando esses erros de marketing digital, sem dúvida sua estratégia estará mais bem direcionada ao caminho da performance e do crescimento do negócio.

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