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Entenda o que é webinar e como realizar um na sua empresa

Digitalland
Escrito por Digitalland em setembro 11, 2019
Entenda o que é webinar e como realizar um na sua empresa
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Principalmente quem já se envolveu com marketing promocional em algum momento, sabe que conferências e seminários são um excelente meio de gerar autoridade para a marca e educar o público. Mas e se dissermos que você pode fazer isso pela internet e em tempo real? Estamos falando sobre o que é webinar!

Também conhecido como handout, o webinar é justamente um seminário realizado em plataformas de transmissão ao vivo na internet. Esse formato ultrapassa os limites do marketing promocional e serve para outros fins, como aumentar a presença digital, gerar leads, movimentar o tráfego no site e aumentar conversões.

Por isso, não perca essa excelente oportunidade. Acompanhe o texto e veja como realizar um webinar!

O que é um webinar?

De modo semelhante a um seminário tradicional, o webinar funciona como uma aula ou palestra sobre temas específicos, e com a possibilidade de interação do público. A grande diferença, aqui, é que você não precisa alugar um auditório ou uma sala de reuniões, já que o evento não é presencial, mas, sim, transmitido ao vivo pela internet.

Com isso, uma das maiores vantagens é que você consegue uma audiência muito maior. Até porque os participantes não precisam ser locais — você pode usar a segmentação de mercado para atrair um público alinhado com a sua estratégia, mas com o alcance que a internet é capaz de proporcionar.

Quais são as vantagens do webinar?

Já citamos duas vantagens do webinar: a praticidade na realização e o alcance maior de público. Mas elas não são as únicas! Veja, abaixo, outros pontos positivos desse formato.

Melhor recepção do público

As mídias audiovisuais estão com tudo e são uma tendência definitiva. Para que você tenha uma ideia, confira algumas estatísticas compiladas pela WordStream sobre vídeos:

  • o público retém 95% do conteúdo em vídeo, contra apenas 10% de um texto;
  • ter um vídeo em uma landing page aumenta em 80% as chances de conversão;
  • 51% dos profissionais de marketing consideram os vídeos como o formato de conteúdo com melhor ROI.

O que tudo isso quer dizer? Que ofertar conteúdos relevantes em formato audiovisual chama a atenção e tem uma recepção muito positiva. Por isso, é uma excelente forma de educar o público e, até mesmo, de ajudar seus prospects a prosseguirem na jornada de compra.

Criação de autoridade para a marca

O webinar é um conteúdo ligado ao aumento de autoridade da marca, por meio de seminários com temas nos quais o seu negócio é especialista. Mesmo que o assunto não seja destrinchado por alguém da empresa, mas por convidados, somente o fato de você ter feito a organização e a apresentação já faz com que sua a marca ganhe pontos positivos no mercado.

Aumento do tráfego e das vendas

Por meio do webinar, além de atrair um público novo, alinhado com a sua estratégia e com potencial de conversão, você também conseguirá aumentar sua base de dados. Os participantes que preencherem um formulário para inscrição no evento podem ir para a sua lista de e-mails, por exemplo.

Assim, é possível criar um fluxo de nutrição para levar esses visitantes a outra etapa do funil de vendas. Outras vantagens são que você pode angariar mais curtidas na sua fanpage e até conseguir fazer mais vendas diretamente por meio da apresentação de algum produto no webinar.

Como criar um webinar?

Agora que você sabe o que é webinar e como ele é vantajoso na sua estratégia, é hora de colocar a mão na massa. Abaixo, veja as principais dicas para começar a criar seus seminários on-line!

Escolha o tema

Analise os assuntos de maior interesse do seu público-alvo para escolher o tema do seu webinar. Para tanto, as dicas são partir das palavras-chave com grande volume de busca e, com base nelas, estruturar tópicos que podem ser abordados no formato de seminário.

Prepare sua transmissão

Para que o webinar seja um sucesso, um pouco de planejamento é bem-vindo. Por exemplo:

  • objetivos e metas: use os princípios dos Objectives and Key Results (OKRs) para iniciar o planejamento do seu webinar com pé direito;
  • dia e horário: defina o momento da transmissão algumas semanas antes, para poder fazer uma boa divulgação e, também, para que os interessados em participar tenham como se programar financeiramente para a inscrição, se for pago;
  • participações: dependendo do tema, pode ser uma boa ideia convidar especialistas para participar;
  • roteiro: estruture um roteiro com os principais tópicos a serem abordados e o tempo dedicado a cada um, para que a aula seja mais organizada e dê conta de todos os assuntos prometidos na divulgação;
  • apresentação visual: muitas vezes, os webinars vêm acompanhados de apresentações visuais — você pode usar ferramentas como o Google Slides, o Prezi ou o Microsoft Power Point para isso;
  • recursos técnicos: cheque equipamentos (câmera, microfone, lousa para projeção etc.) e a conexão com a internet.

Use a plataforma correta

Já ouviu falar no Hangouts on Air, do Google? É uma plataforma de transmissão própria para webinars, sem limite de participantes e integrada com o YouTube. Basta criar uma conta no Gmail, abrir um canal no YouTube e instalar o plugin do Hangouts para integrá-lo.

Antes da data prevista, faça uma transmissão de teste apenas com a equipe interna para se certificar de que o conteúdo vai ao ar com 100% de qualidade.

Faça uma boa divulgação

Para divulgar o seu webinar, você pode criar um calendário editorial específico e utilizar vários canais para a cobertura do evento. Veja:

  • e-mails: crie um fluxo de e-mails próprio para passar informações sobre o evento on-line e começar a educar o público;
  • hashtag: promova uma hashtag intuitiva em todas as redes sociais, com ações promocionais que ajudem a levantá-la, por exemplo, um desconto no valor da inscrição para quem compartilhar o post usando a hashtag;
  • publicidade paga: use o impulsionamento das redes sociais para aumentar o alcance das suas postagens sobre o webinar.

Uma dica importante é criar uma landing page para a inscrição no evento. Nela, você deve colocar as principais informações sobre o webinar — data e horário, tópicos abordados, convidados especiais —, além de um formulário para captura de dados valiosos, como o nome do participante, a profissão e o e-mail.

Tenha iniciativas pós-webinar

O webinar foi um sucesso? Que ótimo! Mas ainda há algumas coisas a fazer:

  • disponibilize a apresentação de slides, caso tenha;
  • envie e-mails de agradecimento pela participação;
  • faça uma pesquisa de satisfação;
  • crie uma landing page para acesso ao conteúdo gravado.

Depois dessa leitura, você não apenas sabe o que é webinar e como ele é interessante na sua estratégia, como já pode começar a planejar o seu. Não se esqueça da importância de ter objetivos e metas claros na implantação desse novo formato de conteúdo. Os OKRs são decisivos na qualidade de uma ação de marketing.

Antes de ir, veja outras dicas de como melhorar sua presença digital!

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