Featured Snippet: O que é e como alcançar a posição zero no Google– Digital Land

Entenda o que é Featured Snippet e como alcançar a posição zero no Google

Entenda o que é Featured Snippet e como alcançar a posição zero no Google
"Apróx. 5 min de leitura".

Você já notou que, quando fazemos uma pergunta na busca do Google, o resultado da pesquisa pode apresentar um box com o resumo da resposta? Esse quadrado no topo da página é o Featured Snippet.

Por estar acima da primeira posição orgânica, é chamado de posição zero do buscador — a diferença é que ele é ajustado para chamar a atenção do usuário. Então, como fazer para ter um Snippet?

Bem, para começar, não é possível comprá-lo: é o algoritmo do buscador que o define. Também não há uma fórmula mágica para isso, afinal os critérios ainda não são muito claros.

No entanto, é possível detectar padrões. Algumas dicas de otimização de posts, por exemplo, são bem úteis para conseguir as desejadas caixas de resposta. Mas lembre-se de que esses resultados vão mudando ao longo do tempo, certo?

No post de hoje, entenda o que é Featured Snippet e como alcançar a posição zero no Google. Boa leitura!

O que é Featured Snippet?

O Featured Snippet é uma resposta curta e direta do Google a uma pergunta feita com base em uma palavra-chave. A ideia é que ele apresente a solução para o usuário sem que haja a necessidade de visitar um ou mais sites, otimizando, assim, a sua experiência.

Contudo, tome cuidado para não confundi-lo com o Knowledge Graph. No primeiro caso, a informação é extraída de um link e não reflete a opinião do Google. No segundo, ela vem do seu banco de dados e, portanto, não há referência a um blog.

A vantagem para quem é citado como fonte do conteúdo da caixa de resposta é muito fácil de imaginar: mais autoridade, mais visibilidade, mais cliques e mais conversões. Para se ter uma ideia, a taxa de conversão de um site que apareceu em um Snippet aumentou de 2% para 8%, segundo o estudo de Ben Goodsell, colunista do Search Engine Land.

Quais são os formatos existentes?

Há três tipos de formatos para um Featured Snippet: parágrafo, lista ou tabela. A maioria é composta por parágrafos e costuma aparecer para perguntas com “o que é”, “como fazer”, “por que” ou “quem”.

Já as listas são frequentes em receitas, passo a passo, rankings e seleções com os melhores em algum quesito (como hotéis ou praias). Por último, estão as tabelas, que não são tão utilizadas. Em geral, elas são exibidas quando há uma comparação, especialmente de preços.

Como ele funciona?

Algumas análises feitas por especialistas da área ajudam a desvendar o mistério de como o Featured Snippet funciona. De acordo com a pesquisa da equipe de Rob Bucci, CEO da STAT Search Analytics, apenas 30% de todos os Snippets vêm do primeiro lugar da busca. O mesmo valor foi encontrado em outro estudo desenvolvido pela ferramenta de link building Ahrefs.

Assim, podemos concluir que não há uma relação direta entre um Snippet e a sua posição no ranqueamento do buscador, embora 99% deles sejam oriundos da primeira página. Os backlinks também não são tão relevantes para isso, já que os conteúdos que estão mais bem colocados no ranking costumam ter mais autoridade.

Um dos possíveis critérios usados pelo Google é o CTR (em inglês, Click Through Rate), ou seja, ele avaliaria se uma definição é satisfatória ou não pela quantidade de cliques que ela recebe. Lembra que a ideia do buscador é resolver o seu problema sem que você precise clicar em um link?

Entretanto, tal estratégia não tem dado muito certo — é o que mostra a Ahrefs. Isso porque 74% das páginas sem Snippet recebem cliques, e esse número cai apenas para 70% naquelas com caixa de resposta.

Além disso, a taxa de cliques dos Snippets também não é muito alta, girando em torno de 8%. Nas páginas que não contam com eles, o primeiro colocado na busca tem quase 30% dos cliques.

O que pode ser otimizado nos posts para se conseguir um Snippet?

Tamanho

Se a sua resposta para a pergunta do usuário for muito longa, o Google não vai querer utilizá-la, já que o espaço do Snippet é limitado. Textos muito curtos também não tendem a aparecer.

A análise da MOZ, empresa especialista em SEO (em inglês, Search Engine Optimization), revela que, para parágrafos, o tamanho otimizado fica entre 40 e 50 palavras. Já as listas costumam ter 4 itens e um total de 45 palavras.

No entanto, como algumas caixas têm a tag “Veja mais”, a dica é prestar mais atenção no número de palavras e redigi-las com mais de 8 itens, para que o usuário seja incentivado a clicar no seu site.

A ideia para as tabelas é semelhante àquela das listas: quanto mais linhas tiverem, melhor. Em relação ao número de colunas, o ideal é que seja de, no máximo, 3.

Conteúdo

Na hora de planejar o conteúdo do seu blog, pense nos Snippets. É bem mais fácil fazer isso em um novo material do que em um já pronto. Assim, faça uma lista das palavras-chave do seu segmento de atuação que têm a caixa de resposta, mas sua empresa não ranqueia. Capriche no texto e otimize parte dele com formato e tamanho ideais.

Se você leu até aqui, já entendeu o que é Featured Snippet e como alcançar a posição zero no Google. Para terminar, não podemos deixar de frisar a importância dos investimentos em estratégias de otimização para os mecanismos de busca.

Apesar de a primeira posição no Google não ser garantia de um box, lembre-se de que o conteúdo de 99% delas vem da primeira página. Mesmo que você esteja no topo, continue a se preocupar com os Snippets, porque eles podem ampliar a quantidade de cliques recebida.

O estudo da Ahrefs revela que eles têm beliscado os primeiros colocados, viu? E, caso não esteja, saiba que eles podem ser a forma mais rápida de ter um post na posição zero do Google.

Invista no ranqueamento de sua palavra-chave, responda à pergunta do usuário da melhor maneira possível e, quem sabe, conquiste a sonhada caixa de resposta lá no alto!

Gostou de saber mais sobre o Featured Snippet? Ficou com alguma dúvida? Aproveite e deixe seu comentário!

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