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Branding digital: saiba como evitar uma crise de autenticidade online

Digitalland
Escrito por Digitalland em janeiro 9, 2019
Branding digital: saiba como evitar uma crise de autenticidade online
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As fake news são muito comentadas pela mídia e já viraram até tema de redação do Enem. No mesmo sentido, conteúdos tendenciosos, plagiados e de pouco valor são o lado negativo da internet e da facilidade de acesso à informação que ela proporciona. Por isso, é importante preservar o seu negócio com um branding digital consistente.

Esse conceito se refere a todas as ferramentas e recursos que auxiliam na gestão da marca no ambiente virtual. Isto é, tudo o que é usado para garantir que a comunicação digital com os consumidores esteja sempre alinhada aos valores da empresa e ao posicionamento diante do público.

A estratégia de branding é muito útil nesse cenário de informações duvidosas. Para não prejudicá-la, você precisa de conteúdos autênticos e coerentes à linguagem da marca. O resultado é o alcance de uma posição diferenciada na internet. Mas como fazer isso? Algumas atitudes ajudam a evitar uma crise de autenticidade online. Veja!

 

Saiba quem você é e o que vende

Em primeiro lugar, você sabe o que é ser autêntico? Veja algumas das definições do Michaelis: digno de confiança, que tem autoridade, que não é falso ou imitativo. Para alcançar essas características, um passo importante é saber bem quem você é e o que vende.

Quais são os valores da sua marca? Qual é a personalidade do seu produto ou serviço? Como é a linguagem ideal do seu negócio? Ter clareza nessas respostas é fundamental para construir um branding digital realmente alinhado ao que sua empresa deseja que o público conheça.

Assim, é mais fácil se manter consistente na produção de conteúdo e não perder o foco da identidade da marca. Da mesma forma, você precisa entender muito bem quem é o seu público-alvo. Afinal, um dos principais objetivos da estratégia digital é criar identificação e engajamento.

 

Fuja do óbvio

Um dos grandes motivadores de uma crise de autenticidade é a falta de criatividade nos conteúdos. Se você não consegue ser criativo, ou ficará preso na zona de conforto, ou acabará se deixando levar por conteúdos que pouco agregam valor ao seu público.

Para fugir do óbvio, duas palavras-chave farão a diferença: conhecimento e inspiração. Quanto mais você souber da sua área de atuação, das novidades de mercado, do comportamento do seu consumidor etc, suas ações na internet terão mais autoridade.

Por outro lado, é muito válido se inspirar em marcas maiores ou mesmo em concorrentes, desde que você entenda a diferença entre inspiração e cópia. Veja o que seus exemplos fazem que os tornam tão autênticos e, a partir disso, tente chegar em algo novo, que tenha a cara da sua empresa.

 

Não entre na onda de fake news

O problema das fake news ganhou muito destaque nas mídias. O termo foi até eleito pelo dicionário Collins como a palavra do ano de 2018. Há quem diga, inclusive, que a eleição do presidente Donald Trump, nos EUA, se deve em parte à disseminação de notícias falsas sobre sua adversária Hillary Clinton.

Seja como for, o fato é que a facilidade para incluir dados na internet e compartilhar conteúdo é a maior responsável por essa onda de informações duvidosas. Espalhar boatos na rede pode ser visto por muitos como um jeito fácil de atrair visitantes e seguidores, mas não se engane: é um tiro no pé.

Para evitar que a sua marca perca credibilidade, não entre nessa. Para tanto, sempre investigue as fontes e confira a data de publicação antes de divulgar qualquer notícia em seus canais de comunicação. Há, ainda, uma extensão para o Google Chrome capaz de identificar a autenticidade de um conteúdo, o OriginalMy.

 

Evite conteúdos muito genéricos

Estamos a todo momento falando da importância do conhecimento para manter seu branding digital consistente: da sua empresa, do público, do mercado de atuação etc. Tudo isso serve para que você tenha mais clareza nos objetivos da estratégia na internet.

Dessa forma, sua atuação digital se torna menos genérica e cada vez mais autêntica. Quanto mais específicos forem seus conteúdos, ou seja, realmente customizados de acordo com os valores da marca e as necessidades do público, maiores as chances de ganhar notoriedade.

Por exemplo, se pararmos para analisar o trabalho dos youtubers e influencers digitais, percebemos que parte importante do sucesso vem da enorme identificação do público. Isso porque eles sabem falar a língua de seus seguidores e abordar assuntos que fazem parte da realidade deles.

 

Fale sobre assuntos que domina

Na sua comunicação com o público por meio digital, seja nos conteúdos do blog, seja nos posts de redes sociais, evite abordar assuntos que não domina. Quando tentamos discorrer sobre o que não estamos 100% familiarizados, o mar de informações da internet se torna uma armadilha.

Hoje em dia, o propósito de qualquer interação com o público é gerar valor. Estamos no chamado mundo VUCA — Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo —, um conceito apresentado pela palestrante Ana Couto, no RD Summit 2017. Nesse cenário, ter consumidores genuinamente engajados com a sua marca é o mais interessante.

Então, você deve mostrar ao público que é um especialista no que fala. Qual motivo levaria um potencial cliente a se identificar com a sua marca e não com uma concorrente, se ele tem tanto poder de decisão nas mãos? Ter acesso a conteúdos que transmitem autoridade no assunto é de grande ajuda!

 

Tenha cuidado com o plágio

Por fim, sempre tenha cuidado para que seus conteúdos não tenham plágio. Isso diminui a credibilidade de um blog ou site, que aos olhos do visitante se torna até mesmo inescrupuloso. A melhor forma de evitar o problema é sempre submeter suas publicações em ferramentas detectoras de cópia, como o Copyscape.

E aí, pronto para fortalecer o seu branding digital? Então, atente nas dicas que demos neste post e lembre-se de sempre prezar por conteúdos autênticos, originais e alinhados à identidade da sua marca. Uma estratégia limpa e consistente é o que trará o destaque para o seu negócio no mundo digital!

Como você viu, ter autenticidade online é uma poderosa arma para estreitar o relacionamento com o consumidor. Entender os conceitos de Share of Mind, Share of Heart e Share of Voice também! Não conhece? Então, clique no link!

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