Ter uma presença online forte hoje é importante para negócios de qualquer nicho, afinal, as pessoas usam a internet para pesquisar sobre produtos e marcas. A participação estratégica, fazendo marketing nas redes sociais, fortalece o posicionamento da empresa. Entretanto, dependendo da ação adotada, mídias tão importantes como Facebook e YouTube podem trazer efeitos negativos.
Neste artigo apresentaremos os principais erros que uma empresa pode cometer. Mantenha seu plano de marketing otimizado e ao usar as redes sociais para atrair, engajar, converter e encantar seu público, fique alerta para oferecer a melhor experiência aos seus usuários. Boa leitura!
Manter sempre o mesmo assunto e formato de conteúdo
Imagine que você começa uma campanha postando belas imagens com mensagens motivacionais para aumentar o alcance da marca. Pode ser que a sua audiência até goste disso e você perceba um grande número de likes e compartilhamentos. Entretanto, pode ser que essas sejam apenas métricas de vaidade.
Para que o seu público tenha uma conexão rica e verdadeira com a sua empresa, crie um calendário editorial. Dessa forma, você enriquece com diversidade de temas. Aproveite para definir as datas das entregas e oferecer variedade no formato dos materiais produzidos. Talvez fotos sejam facilmente compartilhadas, mas textos, infográficos, áudios e vídeos são interessantes para entregar conteúdos de qualidade.
Ignorar o comentário dos clientes nas suas páginas
As redes sociais são um espaço para engajamento, fortalecimento da marca e, é claro, interações com o público. Se o seu objetivo for criar publicações relevantes ou até polêmicas e instigantes, está no lugar certo. O que não dá para fazer é postar e se esquecer de ouvir e responder o que o público tem a dizer.
Um case de sucesso, de uma empresa que já encontrou a personalidade e tom da marca, interagindo com a audiência, é a Netflix. A marca responde comentários de usuários até notícias falsas, como o caso do filho do Bolsonaro especulando interesse da empresa em produzir um documentário sobre o pai. Tudo sem perder o humor e a educação.
Vale lembrar que a forma como você resolve as reclamações mostra a qualidade da empresa em atender seus clientes. Já no caso de comentários ofensivos, ainda é possível usar outra estratégia. Uma técnica recomendada é esperar que sua audiência se manifeste e responda, protegendo a empresa. Isso estimula a criação dos defensores da marca.
Tentar manipular a sua audiência
Nas plataformas digitais a comunicação é multilateral, por isso é muito importante ter ética e, principalmente, não querer manipular o público. O escândalo envolvendo o Facebook nas campanhas presidenciais norte-americanas abalou fortemente a confiança do público com relação à privacidade nesses meios. A questão é que existem muitas formas de atrair seus prospects sem enganá-los.
Existem recursos de neuromarketing, os gatilhos mentais e outras maneiras de engajamento totalmente válidas. Nada de gerar notícias, depoimentos e comentários falsos. Se o público se sentir usado nessa situação, a propagação da imagem negativa pode fugir de controle.
Desprezar o poder das mídias pagas
Talvez você já use o inbound marketing destacando o seu negócio para o público certo e alimentando o seu fluxo de nutrição. Assim, você otimiza seu relacionamento, pois apresenta soluções e conteúdos relevantes. Contudo, um detalhe que às vezes passa despercebido e faz toda a diferença para o alcance das suas publicações orgânicas são os anúncios pagos.
Use a publicidade para diferentes fins como:
- impulsionar uma publicação;
- aumentar o tráfego do site;
- incentivar a interação da sua audiência com conteúdos ricos, como e-books;
- o download e uso de um aplicativo.
Abusar das postagens de caráter publicitário
Se por um lado você pode usar campanhas de anúncios para fortalecer a sua marca nas redes sociais, por outro, ninguém está interessado em receber apenas conteúdos publicitários. O Ponto Frio, por exemplo, por ser um e-commerce, poderia concentrar suas estratégias para divulgar produtos e promoções, o que seria negativo para a marca.
Entretanto, a empresa decidiu desenvolver um personagem: o Pinguim, que faz postagens com bom humor, usando referências com temas da atualidade. Claro que para isso é preciso, além de definir a personalidade da marca, descobrir quem é a persona do negócio e quais são suas preferências, áreas de interesses, dentre outros detalhes.
Esquecer os usuários que já se converteram em clientes
Você atrai os leads certos para o seu funil de vendas e consegue fechar negócio. E após isso, existe um planejamento para o pós-venda? Usando o marketing nas redes sociais você pode otimizar o seu CAC (custo de aquisição do cliente), criando ofertas para aumentar o ticket médio.
Além disso, ninguém melhor que seus clientes para apresentar as vantagens da sua marca e indicar seu mix de produtos e serviços para outros prospects. Garanta a satisfação do consumidor e estimule as vendas dando atenção para o seu cliente.
Desconsiderar a conexão entre o marketing nas redes sociais e outras ações
Você deve ter percebido que em diversos momentos falamos sobre a personalidade da marca. É porque, apesar de ser fundamental adaptar a sua comunicação com o formato da mídia social, é muito importante ter uma coerência da marca. Descubra quais valores sua empresa deseja transmitir e defina qual tom será usado.
Dessa forma, você padroniza sua comunicação e ainda aumenta a identificação com outras ações em eventos, lojas físicas ou mesmo no próprio site da empresa. Um jeito interessante para fazer isso é apostando em uma identidade visual forte e presente em todas as estratégias.
Negligenciar o desempenho da marca
Sua performance nas redes sociais pode ser acompanhada em tempo real. Defina o que será mensurado, qual a frequência para análise e monitore suas estratégias, menções da marca e hashtags usadas. Dessa maneira, você entenderá o que está funcionando, quais as melhores ações e ainda terá insights para otimizar suas campanhas.
Viu como o marketing nas redes sociais, apesar de ser uma ferramenta fundamental para a sua marca, pode criar imagens negativas caso não haja o planejamento correto? É importante reunir as informações em um briefing, entendendo também quem é a persona do seu negócio e posicionando a sua empresa de acordo com o propósito da marca.
Analise as métricas relevantes de acordo com os objetivos da campanha e use as técnicas que funcionam para o seu público-alvo.
Para descobrir a eficiência das suas ações de marketing nas redes sociais, é importante saber calcular o ROI dessas mídias. Confira nosso artigo sobre o assunto para saber como identificar possíveis falhas e otimizar suas campanhas!