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Aprenda o que são Share of Mind, Share of Heart e Share of Voice

Você já ouviu falar dos conceitos de Share of Mind, Share of Heart e Share of Voice? Eles são uma tendência no relacionamento com o consumidor e, embora com significados e aplicações diferentes, têm um objetivo em comum: conquistar clientes verdadeiramente engajados com a sua marca!

As vantagens de investir nessas estratégias são muitas. A principal é, sem dúvidas, a conquista de um marketing espontâneo e extremamente eficaz — consumidores encantados viram defensores do seu produto ou serviço. Dessa forma, além de fazerem novas compras regularmente, também divulgam seus serviços para clientes potenciais.

Já viu que esses três termos representam ações altamente benéficas para suas vendas, não é? Então, acompanhe a leitura e aprenda mais sobre cada um deles!

 

Share of Mind

Share of Mind significa, literalmente, o compartilhamento de mentes. Não é nada complicado: quer dizer que o seu produto e, consequentemente, sua marca ficam fixados na cabeça das pessoas. O gigante Google é mestre nisso: quando você pensa em uma ferramenta de busca na internet, qual nome vem imediatamente no seu pensamento?

Há outros exemplos! Refrigerante? Coca-Cola! Sabão em pó? Omo! Calçados esportivos? Nike! Estamos falando nas maiores referências em seus respectivos segmentos de atuação — são as chamadas marcas Top of Mind! Certamente, alcançar essa posição é o sonho de consumo de qualquer negócio, não é?

A conta é simples: entre as empresas A e B, concorrentes no mesmo mercado, se a B é mais lembrada, isso quer dizer que tem um Share of Mind mais eficiente. Essa ferramenta auxilia no levantamento de informações que levam o público a priorizar uma marca em detrimento de outra na hora de recomendar para outros consumidores.

 

Como agir em favor do Share of Mind?

Para que o cliente desenvolva um espaço na mente para sua marca, é preciso conhecê-lo muito bem e ter iniciativas de marketing altamente direcionadas. Assim, as chances de você conseguir encantá-lo são muito maiores. Mas não para por aí: o trabalho deve continuar durante toda a jornada de compra e depois dela.

A melhor forma de elevar o Share of Mind do consumidor é certificar-se de que todas essas ações fiquem marcadas de alguma forma. Seja porque estão alinhadas às maiores necessidades do cliente, seja porque as estratégia têm contextos familiares ou vão ao encontro do que há no subconsciente humano. Veja algumas ideias:

  • investir nas redes sociais;
  • usar a linguagem adequada;
  • apostar na personalização e na exclusividade;
  • apoiar causas que gerem engajamento etc.

Usar a semiótica no marketing ajuda bastante! Ela consiste em um estudo profundo sobre a construção de significado em cada mensagem, levando em conta não só suas intenções no momento de formular cada estratégia, mas também a capacidade de percepção do receptor — no caso, o cliente.

 

Share of Heart

O Share of Heart, por sua vez, vai ainda mais fundo: você quer conquistar um espaço no coração do cliente! Isso quer dizer que, mais do que ter sua marca lembrada porque se fixou na cabeça do consumidor, você quer que ele se sinta de fato apaixonado pelos serviços da sua empresa.

Nós sabemos que ganhar o afeto de alguém nem sempre é tarefa fácil! Mas o esforço vale a pena: um cliente que teve seu coração atingido virará um defensor ferrenho da sua marca. Assim, será facilmente fidelizado e, mais que isso, fará questão de mostrar para qualquer um como a sua empresa é excelente!

Se conseguir alcançar esse objetivo, você pode começar a contar com um público extremamente engajado, que curte, compartilha e comenta todas as suas publicações; fala bem do seu produto para todos os conhecidos e adora mostrar como seu serviço é melhor que o da concorrência. Um sonho, não é?

 

Como agir em favor do Share of Heart?

Se o caminho para elevar o Share of Mind era falar a língua certa e fazer com que suas ações de marketing fossem facilmente associadas à realidade cotidiana do consumidor, no Share of Mind, precisamos ir além! A chave de tudo é consistência! Pouco adianta fixar sua marca na mente das pessoas, se você não se mostrar merecedor de algo mais.

Então, cuide para que todas as suas políticas, ações de marketing, posicionamentos e atendimento estejam alinhados ao que você prometeu anteriormente. Com tanta credibilidade, seu cliente passará a ter respeito e carinho pela sua marca. Daí para uma flecha no coração, não demora muito!

Outra importante aliada é a User Experience (UX). Os aspectos funcionais, técnicos e visuais das suas páginas precisam proporcionar uma experiência memorável ao cliente. Então, fique de olho na velocidade de carregamento, nos layouts intuitivos, na responsividade etc. Tudo isso influencia na satisfação do consumidor!

 

Share of Voice

Por último, vamos conhecer o Share of Voice. Como você deve imaginar, se trata do compartilhamento de voz. O conceito representa a “fatia” da sua marca que está sendo vista e comentada pelo seu público em relação à concorrência. Ou seja, a força da presença da empresa no seu segmento de atuação.

Você pode usar a técnica, inclusive, como uma métrica de desempenho. Com alguns cálculos simples, você consegue entender qual é a quantidade relativa de espaço publicitário que você conquistou ou, ainda, qual é o alcance e a relevância da sua marca junto ao seu público-alvo.

Um exemplo: ao utilizar anúncios pagos, sua empresa é responsável por uma de cinco ofertas disponíveis. Portanto, seu Share of Voice é de 20%. Se você aumentar para dois anúncios, já conseguirá uma fatia maior, de 40%. A visibilidade da marca, portanto, aumenta, assim como as chances de elevar o Share of Mind e o Share of Heart.

 

Como agir em favor do Share of Voice?

Não há segredo para agir em favor do Share of Voice, basta reforçar a presença digital da sua empresa em todos os canais que forem interessantes para o seu público. Então, invista fortemente no marketing digital! Se possível, conte com o auxílio de uma agência especializada para potencializar ainda mais os resultados.

Uma dica é manter a análise de mercado sempre em dia, já que as tendências de cada nicho são atualizadas constantemente. Além disso, vale a pena ficar por dentro da performance da concorrência para estar sempre um passo à frente. Um bom gestor conhece sua fatia no mercado e, também, a dos seus competidores.

Por fim, veja algumas dicas para mensurar seu Share of Voice:

  • compare o volume de busca das palavras-chave usadas nos conteúdos do seu negócio e nos da concorrência;
  • divida o volume de tráfego gerado pela sua marca pelo total no seu nicho de atuação;
  • analise a quantidade de cliques recebidos e as posições das páginas nos motores de busca.

Os princípios de Share of Mind, Share of Heart e Share of Voice ficaram claros para você? Que ótimo! Esses três conceitos se relacionam com o Market Share total da empresa, que sai extremamente beneficiado. Ou seja, sua marca passa a controlar uma fração significativa do mercado, o que é sinônimo de mais clientes e mais vendas!

Falando nisso, que tal ler também nosso artigo com as principais lições que as startups ensinam sobre criatividade e inovação? Até lá!

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