Descubra o que é wireframe e qual sua importância -– Digital Land

Descubra o que é wireframe e qual sua importância

Descubra o que é wireframe e qual sua importância
"Apróx. 6 min de leitura".

Usar a internet para pesquisar produtos ou serviços e realizar compras já se tornou um hábito para a maioria dos consumidores. Diante disso, é imprescindível que as empresas ofereçam páginas atrativas e de fácil navegação. Nesse contexto, o uso do wireframe é um ótimo aliado para otimizar o design de projetos de web.

No passado, o termo ‘’wireframe’’ era empregado para descrever a representação visual de objetos tridimensionais, como aqueles que são usados no desenvolvimento de produtos. Hoje em dia, o conceito é voltado para a descrição de modelagem 3D em animações por computador, na criação e no desenvolvimento de páginas web em 2D e aplicativos móveis.

A partir dessa ferramenta, é possível criar projetos mais assertivos. Quer saber mais? Confira, neste post, qual a finalidade e como funciona o wireframe!

Para que serve o wireframe?

No ambiente de web design, o wireframe consiste na representação visual em escala de cinza da estrutura e da funcionalidade de uma tela de aplicativo móvel ou de uma única página.

O recurso é usado no início do desenvolvimento de um projeto, tendo como finalidade definir uma estrutura básica da página antes de adicionar o design visual e o conteúdo. Os wireframes podem ser criados em um papel de forma simples, em HTML/CSS ou por meio de aplicativos de software.

Basicamente, o wireframe substitui o tradicional caráter abstrato do mapa do site, que é o primeiro passo para criar sites, já que apresenta resultados mais tangíveis e compreensíveis. Existem vários objetivos inter-relacionados para os wireframes. Veja quais são.

Assegurar que o aplicativo ou site seja criado conforme as metas estabelecidas

Ao visualizar os destaques claramente e com influência criativa mínima, é possível focar em aspectos mais relevantes do projeto.

A ferramenta determina expectativas sobre como as funcionalidades vão ser implantadas, mostrando como funcionarão, onde serão fixadas e quais benefícios vão gerar. Caso um recurso não se encaixe nas metas estabelecidas, pode-se removê-lo facilmente.

Focar na usabilidade

Com base nessa ferramenta, você tem uma visualização mais objetiva para nomes de links, bem como caminhos para a conversão, facilidade para uso, navegabilidade e disponibilização de recursos.

Se bem aplicados, os wireframes auxiliam a reconhecer falhas na arquitetura ou funcionalidades do site, e mostram como fluem pela perspectiva do usuário.

Dar capacidade de crescimento de conteúdo

Se a intenção é que o seu site cresça rapidamente, é preciso que ele tenha capacidade para suportar esse crescimento, recebendo o mínimo de impacto negativo na sua arquitetura, design e usabilidade.

Saiba que o wireframe mostra oportunidades para o crescimento do conteúdo e a maneira certa de acomodá-las.

Facilitar a interação

Em vez de reunir todos os recursos, layouts e elementos criativos em uma única etapa, o método wireframe permite que essas considerações sejam feitas de forma separada.

Desse modo, as partes interessadas podem dar um feedback antecipado no decorrer do projeto. A utilização dessa ferramenta reduz o trabalho no processo interativo inerente ao web design.

Quais são os tipos de wireframe?

Há opções diferentes de uso de wireframe, uma vez que ele apresenta quatro modelos, que vão do mais simples até o mais complexo. Descubra quais são eles e como funcionam.

Wireframe básico

Também chamado de renderização de baixa fidelidade, é um esquema de página simples, geralmente apresentado em preto e branco.

Wireframe anotado

Trata-se do modelo que adiciona uma gama de detalhes em um wireframe básico. As anotações são breves, colocadas ao lado de cada elemento do wireframe e separadas por áreas de conteúdo e funcionalidade, evidenciando o motivo e o objetivo de cada um de forma individual.

Wireframe do fluxo de usuários

Se as anotações não são suficientes para demonstrar como o usuário do site ou aplicativo vai navegar entre as páginas, é possível adicionar mais informações. Nesse caso, os wireframes são visualizações estáticas de outro wireframe interativo, podendo ser apresentados em slides para exibir fluxo de usuário principal. 

Wireframe interativo de alta definição

Traz a possibilidade de testar interações, como cliques, toques e deslizes, o que pode ser executado em wireframes individuais ou entre eles. Ao acrescentar essas interações antes das maquetes completas, você economiza tempo no trabalho do design e desenvolvedor.

Como construir um wireframe?

Depois de entender como funciona o wireframe, é o momento de aprender a criar o seu. Acompanhe o passo a passo para projetar um wireframe simples.

Defina o objetivo do site

Antes de qualquer coisa, é necessário pensar sobre qual é o objetivo final do site ou aplicativo. A partir daí, pense em como o usuário poderá interagir com a interface da página.

Faça uma representação básica

Para começar, você pode fazer uma representação básica e de baixa fidelidade da página web, segmentando-a em três partes: o cabeçalho (onde ficam as primeiras informações visualizadas pelo usuário), o corpo da página e o rodapé (onde estão as informações menos relevantes).

Projete a navegação

Agora, pense sobre a experiência de navegação do usuário. Procure adicionar botões e links para que o seu público possa visitar as seções do site com praticidade, compreendendo as áreas de conteúdo, pesquisa e login do usuário.

Faça anotações em seu wireframe

Para entender como mais facilidade o wireframe, é recomendado fazer anotações sobre o que deve ser feito. Contudo, lembre-se que essas anotações precisam ser breves e objetivas.

Feito isso, você já pode compartilhar o wireframe com as partes interessadas no desenvolvimento do projeto web. Inicialmente, esse processo pode ser feito à mão, em um quadro ou papel; no entanto, ao avançar para as fases mais complexas, recomenda-se usar um software específico.

Como usar modelos de wireframes?

Para dar início à criação de uma página web ou aplicativo, é essencial fazer uso de templates de wireframes.

Nesse sentido, você pode encontrar uma grande variedade de exemplos de modelos de wireframes online. Além disso, a maior parte dos softwares para desenvolvimento de projeto de web disponibiliza templates diversificados.

Contar com a ajuda de uma empresa especializada faz toda a diferença nessa etapa do desenvolvimento do seu site ou aplicativo. Assim, você garante uma projeção adequada aos seus objetivos, reduzindo falhas e retrabalhos.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!