Todas as campanhas de marketing de conteúdo têm um objetivo comum: fazer com que as publicações alcancem melhores posições nos mecanismos de busca. O mesmo princípio vale para quem está querendo apostar em um site em inglês — a otimização de páginas é igualmente indispensável. Por isso, conhecer o SEO internacional é fundamental.
Nesse caso, as técnicas passam por adaptações para que a estratégia leve em conta as particularidades do novo público. Por isso, se você quer expandir o seu negócio para outros países, não deixe de acompanhar essa leitura.
Conheça neste post um pequeno passo a passo para ajudar sua empresa a entrar com o pé direito no mercado internacional!
Definição de SEO on page
Você provavelmente já sabe o que é SEO — Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), não é mesmo? Esse conceito é decisivo para o alcance de bons resultados orgânicos nos buscadores.
Muitos fatores influenciam o posicionamento das páginas, já que o algoritmo do Google — que passa por constantes atualizações — tem muitos critérios de ranqueamento.
As técnicas de otimização incluem elementos off page (exteriores ao site) como o link building externo, o engajamento em redes sociais e a autoridade do domínio, além de fatores on page (interiores no site), que são importantíssimos para o sucesso de uma estratégia de SEO internacional, como:
- qualidade e tamanho do conteúdo;
- title tag e SEO title;
- amigabilidade de URLs;
- tempo de permanência na página;
- heading tags;
- LSI ou uso de palavras-chave;
- linkagem interna;
- design responsivo;
- meta description.
Além de se atentar para a otimização de suas páginas em todos esses quesitos, parte fundamental de uma estratégia digital de conteúdo é o monitoramento e o acompanhamento da performance por meio de métricas. Para isso, a aplicação de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português) deve ser rotineira.
A influência dele nos resultados
A principal influência do SEO nos resultados da sua estratégia de marketing se dá pela geração e aumento de tráfego orgânico para seu site ou blog. O bom posicionamento do seu conteúdo nas páginas de resultados proporciona mais autoridade para sua marca e auxilia na importante missão de guiar a buyer persona pela jornada de compra.
Com a revolução digital e as mudanças no comportamento do consumidor, ter uma boa presença na internet é crucial para a visibilidade da sua marca. Mais do que isso, se o seu site ou blog não passa pelos critérios de ranqueamento dos principais mecanismos de busca, provavelmente seu público-alvo não os encontrará.
Dessa forma, melhorar o posicionamento orgânico é uma questão de sobrevivência. É, também, uma das formas mais eficazes de prospectar o usuário e apresentá-lo a um fluxo de nutrição que o leve não apenas à sua conversão e retenção, mas também ao encantamento — essencial para a fidelização de clientes.
Formas de ter um bom posicionamento internacional de páginas
Ao empregar o SEO internacional na sua estratégia, é importante redefinir alguns pontos para o sucesso da campanha. O primeiro passo é fazer um estudo de mercado e decidir quais países serão visados, além de mapear os temas abordados, de forma que a produção de conteúdo cumpra uma de suas principais motivações: gerar engajamento. Veja como!
Defina seu público-alvo
Você se lembra da importância de uma boa segmentação de público, certo? Para expandir seu negócio e alcançar o mercado internacional, esse passo permanece no topo da lista de prioridades.
Para que isso seja possível, é necessário estimar o potencial da sua estratégia de acordo com seu objetivo: você quer um desenvolvimento baseado em países, idiomas ou nos dois?
No segundo caso, é preciso estar atento para a variedade da língua em diferentes territórios e redirecionar os usuários corretamente. É uma má ideia padronizar a versão em inglês do seu site sem levar em conta as particularidades do idioma nos EUA e na Inglaterra, por exemplo. Dessa forma, a user experience será deficiente.
Alinhe seus conteúdos ao objetivo
No mesmo sentido, a premissa de que o conteúdo precisa ser relevante se mantém intacta. As traduções superficiais não conseguirão transmitir o que é necessário para engajar o usuário.
Suas publicações devem ter originalidade e qualidade, de acordo com a nova segmentação de público. Ferramentas como o Google Trends auxiliam na busca por temas com bom ranqueamento.
O SEO internacional serve justamente para que novas análises sejam feitas, de forma que a estratégia esteja alinhada com a tentativa de expansão no alcance da estratégia.
Outro aspecto importante é o Mobile Friendly — os conteúdos devem ter um bom desempenho em dispositivos móveis também em outros país. Lembre-se de que os buscadores valorizam essa usabilidade.
Detalhes técnicos de SEO internacional
Além de direcionar muito bem suas publicações de acordo com a segmentação do público, nessa nova empreitada, alguns aspectos técnicos são decisivos para o sucesso da estratégia.
A localização do servidor, a implementação de hreflang e a configuração de links, por exemplo, contribuem significativamente para o desempenho do seu site em inglês. Veja!
Elementos do link HTML
Para que o SEO internacional tenha bons resultados, você precisa mostrar aos mecanismos de busca que o seu conteúdo foi segmentado para usuários de outro país. É útil adicionar um elemento na seção <head> do link HTML direcionando sua página para a versão em inglês. Nos arquivos PDF, esse cuidado se aplica à formatação do cabeçalho do HTTP.
Pesquisa de palavras-chave
Um grande erro é traduzir palavras-chave com bom posicionamento no mecanismo de busca brasileiro. Se fizer um teste, verá que um mesmo termo pode ter um volume de pesquisa intenso por aqui, mas não no país em que deseja impulsionar seu negócio. Por isso, sua seleção deve levar em conta o tráfego local, inclusive na definição de backlinks.
Hosting internacional
Além disso, é importante ficar atento na localização do servidor. Contar com um hosting local em relação ao alvo da sua campanha proporciona um serviço mais rápido e com menos falhas. Dessa forma, a experiência do usuário é beneficiada. Esse aspecto também influencia o desempenho do seu site nas máquinas de busca.
Estrutura do site
Cada versão do conteúdo precisa de uma URL própria e, por isso, a estrutura do site também deve estar alinhada à segmentação do público-alvo. Foque nos domínios de nível superior, que devem receber o código do país.
A configuração dos subdomínios e das subpastas também segue a mesma preocupação. Dessa forma, a presença digital da sua marca é reforçada.
Tag hreflang
O atributo hreflang gera um impacto muito positivo na sua estratégia. Ele contribui para que o seu site em inglês apareça nos mecanismos de busca do país-alvo em vez da versão original.
Os códigos criam referências cruzadas entre páginas com o mesmo conteúdo, mas em idiomas diferentes. Assim, evitam o posicionamento equivocado das suas publicações.
E aí, pronto para impulsionar o seu site em inglês? Como você viu, as técnicas de otimização para mecanismos de busca são as mesmas que você já utiliza no seu negócio. A grande sacada para ter sucesso nessa estratégia é alinhá-las adequadamente e direcionar as práticas de SEO internacional aos seus novos objetivos.
Para que as ações dessa campanha sejam efetivas, o conhecimento é peça-chave! Por isso, acesse nossa página de e-books e conferir os materiais disponíveis!