Por que contratar uma consultoria de SEO pode ser um ótimo negócio? -– Digital Land

Por que contratar uma consultoria de SEO pode ser um ótimo negócio?

Por que contratar uma consultoria de SEO pode ser um ótimo negócio?
"Apróx. 6 min de leitura".

Você já pensou em contratar uma consultoria de SEO? O Search Engine Optimization (ou Otimização dos Resultados de Busca, como é conhecido em português) é uma das principais ferramentas do marketing digital e pode fazer toda a diferença no seu negócio, especialmente se você está disposto a realizar investimentos inteligentes.

De forma geral, o SEO se refere à utilização de algumas técnicas para melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de pesquisa dos buscadores. Para você que ainda não sabe qual é a importância disso, a resposta é simples: estar bem colocado garante mais cliques e, consequentemente, facilita a conversão de leads.

O meio digital requer os mesmos cuidados com estratégias de venda que um espaço físico tradicional. Podemos até nos arriscar a dizer que o ambiente digital pede mais esforços, já que a concorrência on-line é ainda mais acirrada. Por isso, acompanhe nosso post e conheça os benefícios de contratar uma consultoria de SEO!

 

O que é uma consultoria de SEO?

É o fornecimento de serviços que tem como objetivo ajudar a manter um site relevante de acordo com os algoritmos dos principais buscadores. Por meio de um bom trabalho de otimização das páginas, você consegue aumentar o seu tráfego mensal e melhorar sua taxa de geração de leads.

É muito complicado para quem está abrindo um novo negócio elaborar uma boa estratégia de SEO, já que os critérios de indexação, classificação e ranqueamento de buscadores como o Google mudam constantemente, o que demanda o acompanhamento contínuo desses fatores. Por isso, o ideal é buscar por profissionais especializados que possam fazer esse serviço.

 

Como a consultoria de SEO funciona?

Ao contratar uma consultoria, você provavelmente passará por etapas de diagnóstico, briefing e correção. A primeira ação dos profissionais especializados em otimização será tentar identificar, por meio de uma análise bem detalhada, se há erros na estrutura do código-fonte do seu site que atrapalham o posicionamento. Algumas das falhas observadas são:

  • nomes errados de arquivos, Meta Description, Meta Tags, Tag Titles;
  • erros no desenvolvimento do site, como na hospedagem ou no uso do JavaScript;
  • mapa do site desatualizado;
  • ausência de arquivo index ou de Favicon;
  • defeitos na organização de categorias ou na hierarquia das páginas;
  • parâmetros de formulários despadronizados etc.

Depois do diagnóstico, a consultoria elabora um relatório com todos os erros detectados e orienta para a segunda etapa do processo — a fase das correções. Aqui, a própria equipe providencia todas as melhorias para o seu site de acordo com as oportunidades observadas na análise. Também é comum que a consultoria de SEO implemente outras ações a fim de otimizar o posicionamento nos buscadores por meio de um bom desempenho do site. Por isso, é comum que a equipe seja multidisciplinar, garantindo que sua empresa receba a colaboração de profissionais especializados em análise de tendências, link building, conteúdo etc.

 

O que mais a consultoria de SEO oferece?

Além de identificar e corrigir os erros do seu site, e implementar ações de correção, uma consultoria de SEO oferece a experiência e a expertise de profissionais especialistas e com metodologias comprovadas. É comum que o pacote inclua uma boa pesquisa de palavras-chave e treinamentos de SEO para que sua empresa possa começar a produzir conteúdos de acordo com as estratégia de marketing.

Dessa forma, você não somente usufrui de um trabalho bem feito como também aprende um pouco mais sobre SEO a cada dia, o que garante que você consiga planejar suas ações em marketing digital com mais propriedade. Além de tudo isso, a consultoria trabalha com métricas que mensuram e atestam os resultados de forma eficaz.

 

Por que você deve contratar uma consultoria de SEO?

Na prática, o SEO possibilita que seu produto ou serviço seja encontrado mais facilmente. Isso acontece porque, quando um usuário realiza uma busca usando uma palavra-chave que, pensadamente, foi trabalhada no seu site, as chances de que essa pessoa clique no seu conteúdo é alta. Essa estratégia, aliada a outras técnicas essenciais para que sua página apareça nos primeiros resultados, é muito importante.

Outras táticas garantem que o visitante permaneça no seu site e passe pelos diferentes estágios do funil de vendas até finalizar uma compra. Agora, reforçamos o que dissemos anteriormente: por mais que haja dedicação de sua parte, aplicar estratégias de SEO a partir de conhecimentos rudimentares não garante tantos resultados quanto como solicitar que uma equipe especializada e experiente faça o trabalho. Entenda mais algumas vantagens de investir em uma consultoria:

 

Ótima relação custo-benefício

O preço de contratar uma consultoria de SEO varia muito e depende de muitos fatores, inclusive dos itens e serviços que você inclui no pacote. No entanto, há uma coisa em comum em todos os casos: a relação custo-benefício é excelente! As estratégias elaboradas por uma equipe multidisciplinar especializada nos mecanismos de busca garantem não apenas o planejamento de ações futuras como a melhora imediata em alguns aspectos.

Bons profissionais são aqueles que sabem exatamente onde fica esse equilíbrio entre a visão de longo prazo e o alcance de resultados de acordo com o que a sua empresa necessita naquele momento. E o SEO é um conjunto de técnicas tão bem estudado e eficaz que, acredite, é difícil que o seu retorno não seja positivo!

 

Possibilidade de um trabalho mais estruturado

Ao investir nos mecanismos de busca com o suporte de uma equipe especializada, você consegue não apenas ter bons resultados no posicionamento do seu site ou blog na internet, como também tornar todo o seu trabalho mais bem estruturado. Estratégias atualizadas e aplicadas adequadamente ajudam, inclusive, a realizar um planejamento de ações futuras.

E não é só isso: ao depositar parte dessa responsabilidade na consultoria de SEO contratada, você consegue direcionar os seus esforços para outros aspectos do seu negócio que demandam sua atenção, destinando o seu tempo para outros afazeres essenciais. No entanto, lembre-se de que é importante participar de todas as etapas da estratégia e aprender constantemente. Afinal, o marketing digital chegou para ficar e sua importância nos negócios tende a aumentar sempre!

 

Melhores resultados

Por fim, contratar uma consultoria de SEO garante que você alcance melhores resultados, quantitativa e qualitativamente. Isso quer dizer que suas métricas indicarão otimizações nas taxas de geração e conversão de leads, aumento do tráfego mensal, consequente impulsionamento das vendas no seu negócio, dentre outras vantagens. Além disso, essas melhorias serão mais duradouras.

Seja porque você acabou de abrir uma empresa e quer conquistar seu lugar no ambiente digital, ou porque você já tem um negócio, mas quer expandi-lo, investir em técnicas de inbound marketing é o melhor caminho.

E aí, vale ou não vale a pena contratar uma consultoria de SEO? Certamente, o investimento em uma equipe especializada garantirá resultados mais visíveis e rápidos nas estratégias de marketing digital, o que, em meio à competitividade da internet, pode ser o fator decisivo para o sucesso do seu negócio.

Agora que você já conhece os benefícios de investir em uma consultoria de SEO, que tal entrar em contato com a Digital Land para conhecer nossas soluções? Estamos ansiosos para ajudar o seu negócio!

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