Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

6 soluções de BI que podem impulsionar seus negócios

Digitalland
Escrito por Digitalland em março 29, 2018
6 soluções de BI que podem impulsionar seus negócios
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com o avanço da tecnologia, a palavra de ordem é informação. As empresas que percebem isso e apostam em soluções de BI para impulsionar seus negócios partem na frente da concorrência.

O BI utiliza diversas fontes de informação para facilitar o gestor nas tomadas de decisões. Em linhas gerais, se trata de um compilado de dados reunidos inteligentemente e analisado de forma customizada, tendo em vista objetivos específicos.

Mas afinal, como você pode aplicar o Business Intelligence para otimizar os resultados de suas estratégias? Neste texto, vamos tratar exatamente disso. Confira 6 soluções de BI que podem fazer toda a diferença no seu negócio:

 

1. Pesquisa contextualizada

Hoje em dia, o tempo corre depressa e cada segundo vale ouro no mercado. Nesse sentido, não dá para apoiar suas decisões em “achismos” ou apostar em lances de sorte. Cada passo deve ser pensado com cuidado e toda e qualquer estratégia precisa ser fundamentada em uma análise cuidadosa.

Um dos pilares do Business Intelligence é a pesquisa. Mais do que isso, é a coleta de dados contextualizada, ou seja, direcionada de acordo com diversos fatores interessantes para a sua empresa, como o público-alvo, os canais e ferramentas utilizados etc.

É claro que a intuição de um empreendedor conta muito na hora de tomar uma decisão. No entanto, a partir de uma pesquisa contextualizada, é possível, dentre outras coisas:

  • auxiliar o planejamento de estratégias;
  • identificar causas e efeitos;
  • reduzir erros nos processos;
  • aumentar a eficiência em cada etapa produtiva;
  • analisar perfis e cenários;
  • fornecer um terreno sólido para aplicação de táticas.

Começando por um briefing eficiente, passando pelo levantamento de objetivos e metas e partindo para a pesquisa direcionada, fica muito mais fácil seguir por caminhos que trarão melhores resultados.

 

2. Modelagem de dados

Outro aspecto legal das soluções de BI se refere à modelagem de dados. O que isso significa? Bom, é muito simples: você já passou pela etapa da pesquisa contextualizada, mas, e agora, o que fazer com as informações coletadas?

Muitas vezes, o erro fatal não está nem no tipo de dado coletado, mas sim na análise incorreta ou insuficiente. É aqui que entram recursos como gráficos, tabelas, infográficos, ferramentas e outros.

A formatação das informações contribui demais para a extração eficiente de resultados a partir da pesquisa. Pensando no planejamento financeiro, por exemplo, é muito mais útil estudar a relação entre o volume de vendas e os investimentos a partir de gráficos comparativos.

Saber como verificar as informações sob diferentes ângulos, cada um adequado para um objetivo específico, é parte imprescindível de uma decisão pautada em indícios sólidos.

 

3. Controle de proteção de dados

Mais do que isso, também é fundamental estabelecer políticas de controle do acesso de dados. Essa medida é nada menos do que necessária para que haja segurança em todos os processos. Isso vale tanto para empresas grandes quanto pequenas.

Como você já sabe, a chave do sucesso em qualquer estratégia são as informações. E o que pode acontecer se esses dados caírem em mãos erradas? Toda o seu planejamento vai por água a baixo!

Esse é um problema muito sério nos dias de hoje e que pode comprometer não apenas a sua preparação, como todo o sucesso das suas empreitadas. Por isso, vale determinar níveis de acesso e articular a oferta de dados de acordo com as necessidades de cada setor da sua empresa.

 

4. Alertas que monitoram operações

Quer outra dica de ouro? Configurar alertas que monitoram operações! Se a tecnologia está aí para ser usada, por que não tirar proveito de todas as suas facilidades?

A partir de um sistema de alertas para monitorar constantemente os processos da sua empresa, você consegue acompanhar de perto como as soluções de BI estão favorecendo o seu trabalho e as suas estratégias.

Você pode, por exemplo, configurar notificações para a geração de relatórios, acompanhamento do desempenho de usuários, efetivação de transações e outros eventos importantes na rotina da sua empresa.

A dica é também investir em softwares que permitam a integração de dispositivos. Dessa forma, você faz uso da acessibilidade e tira proveito disso, participando de tudo o que está sendo realizado em tempo real e a qualquer lugar.

 

5. Interface intuitiva

As soluções de BI também estão aí para ajudar as empresas a fazerem uma boa gestão do seu CRM, (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português). Um dos melhores meios para isso é apostar em uma interface intuitiva.

Quando são utilizadas ferramentas simples e com funcionalidades que podem ser facilmente desvendadas pelo usuário, você otimiza o tempo nas operações e consegue entregar resultados mais práticos para o cliente.

Optar por interfaces intuitivas garante que o trabalho de seus colaboradores seja facilitado. Assim, eles dispõem de mais segurança e controle na hora de prestar os serviços ou darem continuidade na estratégia a fim de alcançar a real satisfação do seu consumidor.

 

6. Aplicativos web para gestão

Por fim, vamos fazer um jogo rápido: somente hoje, quantas vezes você já acessou seus aplicativos no celular? Muitas, não é? Seja para acionar o despertador, para controlar as calorias no café da manhã, para se comunicar com seus amigos ou para acompanhar as notícias, os famosos apps já se tornaram indispensáveis.

E no seu negócio não é diferente! Investir em aplicativos web para facilitar a navegação do seu cliente e permitir funcionalidades que nem sempre os canais convencionais conseguem disponibilizar é o segredo para conquistar seu público de vez.

Além de otimizar esses aspectos, algumas aplicações podem ser implementadas especialmente para o tratamento de dados, possibilitando a análise combinada de informações e facilitando todas as etapas de suas estratégias.

E aí, gostou das sugestões? Com toda a certeza, elas são muito válidas na hora de impulsionar seu negócio. Melhor ainda é contratar uma agência de marketing digital para fornecer as melhores soluções de BI de acordo com o seu caso. Dessa forma, você consegue aproveitar o máximo dessa tecnologia e otimizar os seus processos de maneira inteligente.

Agora que você já sabe como impulsionar a gestão da sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Digital Land para conhecer nossos serviços e soluções!

TAGS: