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Presença digital: mantê-la é mais difícil do que conquistá-la?

Digitalland
Escrito por Digitalland em fevereiro 28, 2019
Presença digital: mantê-la é mais difícil do que conquistá-la?
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Você se imagina viver sem internet hoje em dia? As inovações tecnológicas mudaram o hábito de consumo das pessoas e a forma como elas interagem com as marcas. Atualmente, o mundo vive conectado; grande parte das tarefas que executamos é feita online.

Atentas a esse fenômeno promissor que veio para ficar, as empresas que mantêm uma presença digital e divulgam a sua marca online tem maiores chances de serem vistas pelo mercado e captarem novos clientes.

Mas não é só isso. O marketing digital é um esforço de médio e longo prazo e, mais importante do que conquistar uma posição favorável na presença digital, é mantê-la. Nesse sentido, para que essa estratégia dê certo, é essencial adotar algumas medidas, tais como compartilhar conteúdo de qualidade, gerenciar os canais online com eficiência, interagir com os seguidores, dominar as tecnologias do ramo e conhecer melhor as tendências do mundo virtual.

Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar algumas maneiras de manter uma posição favorável por meio de uma presença digital já bem construída. Confira!

O que é ter presença digital?

Presença digital consiste nos meios utilizados para que uma marca ganhe posicionamento no ambiente online — e mantenha essa posição favorável. Para isso acontecer, ela precisa mostrar que é útil e tem relevância para o seu público, que passa, então, a confiar nas suas propostas. Desse modo, estar presente na internet vai muito além de possuir um simples domínio na web ou manter um perfil em uma rede social.

Como manter uma presença digital de qualidade?

Existem diversas estratégias que ajudam uma página a manter os visitantes cativados e fidelizados. Confira!

Tráfego qualificado

Uma grande quantidade de visitantes em um site é um indicador de que a estratégia de captação de cliente pode estar dando certo. Contudo, essa métrica pode se tornar irrelevante se dentro desse volume de visitas não houver um volume significativo de audiência de modo a gerar conversão, por exemplo. Ou seja, muito mais do que atrair o público, é essencial cativá-lo e mantê-lo fiel.

Mesmo que a empresa tenha uma página de qualidade e bem estruturada, ela depende de tráfego qualificado para­ conseguir alcançar bons resultados. Em outras palavras, de nada adianta um site otimizado se ele não tem a capacidade de atingir o público certo.

Confira alguns exemplos de medidas que ajudam a segmentar o tráfego:

  • estudo prévio da persona;
  • elaboração de marketing de conteúdo — inbound marketing;
  • inserção de links e posts patrocinados.

Dessa forma, é importante investir em estratégias para segmentar o público correto e gerar mais tráfego para os canais online da empresa, ou seja, atrair mais consumidores em potencial, interessados pelos produtos e serviços oferecidos.

Por meio da internet é possível direcionar o conteúdo para o tráfego qualificado por meio de estratégias como o marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, redes sociais, chatbots etc.

Produção de conteúdo relevante

A qualidade do conteúdo compartilhado por meio dos canais direcionados ao público tem papel fundamental para fazer com que a empresa mantenha uma posição favorável em sua presença digital.

Por isso, invista em material útil, relevante e que tenha o potencial de atrair o leitor. Essa ferramenta é o que fará com que a sua página se destaque na rede. Além disso, faz com que o consumidor se interesse pela sua marca e passe a interagir com ela, aumentando o engajamento e as chances de conversão.

Atualização de conteúdos antigos

Tão importante quanto produzir conteúdo de qualidade é atualizar o material antigo, que já foi publicado há um tempo. Nada mais frustrante do que visitar uma página e descobrir que o conteúdo está defasado e já não corresponde à realidade.

Além de passar uma imagem de desleixo, o consumidor não se sentirá motivado a continuar na sua página — e visitará o canal do concorrente em busca de informações atuais. Para que isso não aconteça, busque sempre revisar o conteúdo antigo e insira dados novos e atuais, se for o caso.

Criação de relacionamento com o cliente

Para manter uma posição favorável na presença digital, é essencial investir na criação e manutenção de um relacionamento mais sólido com o público. Aposte no engajamento e na interação e pense em maneiras de se aproximar dos clientes, para assim gerar mais leads.

Dessa forma, é por meio da adoção de um vínculo com o seu consumidor-alvo que você pode obter dados importantes sobre o perfil daquela persona — suas necessidades, dores e gostos pessoais, bem como as expectativas que ela tem perante a sua marca.

Desse modo, a partir dessas informações é possível criar estratégias de marketing mais efetivas. Por isso, atente às redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter etc — e se dedique também a outros mecanismos utilizados para se comunicar com o público, como o e-mail marketing, conversas inteligentes ou chatbots — ferramentas que trazem mais praticidade, dinamismo e interatividade para esse tipo de contato.

Monitoramento

Esse verdadeiro pilar da presença digital consiste na possibilidade de mensurar indicadores de desempenho em tempo real. Isso significa que é possível adotar métricas que analisem e apontem a performance de uma página por meio de seu tráfego.

Diversos canais fornecem informações estatísticas com alta precisão técnica, o que permite gerar relatórios sobre o desempenho de ações de marketing estratégicas e interações dentro do ambiente virtual. Estamos falando de taxas de conversão, nível de engajamento nas redes sociais, taxa de abertura de e-mails, assim como o ROI (Retorno Sobre Investimento), dentre outras métricas.

De posse dessas informações torna-se possível conhecer melhor a persona e identificar as estratégicas que estão dando certo. Da mesma forma, é possível identificar aquelas cujo desempenho venha se mostrando insatisfatório, e podem ser adotadas medidas para potencializar e otimizar essas ações.

Como você pode perceber, manter uma presença digital de qualidade envolve conceitos sobre identidade da marca, segmentação do público, relevância do conteúdo, interação e outros elementos essenciais.

Você sabia que existem profissionais especializados nessa tarefa e que podem ser muito úteis que a sua empresa mantenha uma posição favorável na presença digital? Todo esse processo estratégico de criar e estabelecer uma marca na rede pode ser feito por meio da criação de um plano eficiente de marketing digital.

Quer saber como proporcionar uma maior presença digital para a sua empresa? Conheça algumas soluções e projetos de marketing digital que podem alavancar os resultados nos seus negócios!

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