O que não pode faltar no seu plano de marketing digital em 2019? -– Digital Land

O que não pode faltar no seu plano de marketing digital em 2019?

O que não pode faltar no seu plano de marketing digital em 2019?
"Apróx. 6 min de leitura".

O ano está apenas começando. E, após o período de festas, esse é o momento ideal para fazer um balanço dos resultados obtidos e começar a planejar os próximos passos, como o desenvolvimento de um plano de marketing digital eficiente e bem estruturado.

Em 2018, algumas tendências como o aumento das buscas por voz e o crescimento da produção de vídeos foram destaque e prometem continuar em alta no mercado. Mas é preciso ir além e conhecer quais são os outros caminhos que podem trazer bons resultados para o marketing digital do seu negócio.

Pensando nisso, listamos o que não pode faltar no seu planejamento de marketing digital, com todas as dicas que vão lhe auxiliar a elaborar um excelente plano estratégico, considerando as principais tendências do mercado para 2019. Confira!

 

Reservar budget para ações multimídia

As ações multimídia estão dominando o mercado do marketing digital nos últimos anos e a expectativa é que isso esteja ainda mais forte no próximo ano. E para que a sua empresa consiga se destacar, é importante reservar uma parte do seu orçamento, de forma estratégica, para esse tipo de ação.

O multimídia está relacionado com o uso de diferentes canais para veicular uma campanha de forma integrada e estruturada. Por isso, uma divisão inteligente dos recursos se torna tão importante para o sucesso das ações realizadas, afinal, é uma parte fundamental de qualquer planejamento estratégico da sua empresa. Assim, é preciso definir as prioridades, encontrar os melhores canais e, assim, aplicar os recursos da forma mais otimizada possível.

 

Atualizar plataformas de atendimento ao cliente

Nos últimos anos, o bom atendimento ao cliente se tornou um importante diferencial no ambiente digital. Mas, para que isso beneficie a sua empresa, é importante sempre atualizar as plataformas usadas assim como o tipo de serviço oferecido.

Embora os chatbots e demais tipos de atendimento automatizado ofereçam um resultado muito satisfatório, é preciso ir além e encontrar ferramentas de contato humanizadas, personalizadas e que apresentem soluções realmente eficientes para as necessidades de cada um dos clientes.

Atualmente, existem no mercado do marketing digital vários caminhos para isso. Basta identificar a que melhor atende à demanda do seu negócio e se manter atualizado sobre as novas tendências que surgem quase que diariamente.

 

Investir em inteligência artificial

Em 2018, as marcas começar a descobrir e experimentar as ferramentas e aplicações de inteligência artificial. Mas para 2019, o mercado promete ir ainda mais fundo nesse segmento, aprimorando os processos e encontrando os melhores caminhos para as necessidades de cada negócio.

Seja por meio dos chatbots ou da automação das demais ações de marketing digital e processos robóticos, a verdade é que o uso da inteligência artificial tem se mostrado cada vez mais eficiente no aumento da produtividade das empresas e na maior satisfação dos clientes.

Para 2019, a tendência é que as tecnologias de inteligência artificial levem o marketing digital a um novo nível, cada vez mais centrado na experiência do cliente. Além de um atendimento otimizado, será possível perceber diferenciais na análise de tendências, criação de perfis de consumidores e em uma estratégia de personalização de ações ainda mais eficiente e sofisticada.

Por isso, é essencial que o seu plano de marketing digital esteja alinhado com esse caminho seguido pelo mercado. Incentivando os seus profissionais a usarem a tecnologia, como uma forma de entender os seus clientes e, assim, gerar uma experiência cada vez mais satisfatória.

 

Apostar em influenciadores locais

Segundo pesquisas realizadas pela Linqia, 86% dos profissionais de marketing já usaram alguma estratégia de influência nos últimos anos, e 92% afirmam acreditar na eficiência desse tipo de ação. Comprovando, assim, o crescimento e potencial do segmento para 2019.

Essa estratégia de marketing se consolidou nos últimos anos principalmente com o uso de grandes influenciadores, famosos e personalidades da internet. Mas a tendência para os próximos anos é que o uso de influenciadores locais seja cada vez maior e poderosa.

Enquanto os grandes influencers podem atingir um enorme número de pessoas, os influenciadores locais geralmente têm uma relevância maior no seu nicho de mercado, atingindo um público mais segmentado, porém com grande potencial de convencimento.

A dica é: encontre a personalidade que melhor se encaixa com o perfil da sua empresa e aposte no marketing de influência local para atingir resultados ainda mais satisfatórios com suas ações.

 

Priorizar os conteúdos em vídeo

Não é segredo para ninguém que os vídeos estão dominando a internet. E com o tempo de atenção dos usuários cada vez mais reduzido, a expectativa é que, até 2019, esse formato de conteúdo represente 80% de todo o tráfego online, deixando os textos para trás.

De olho nessa importante tendência, as marcas estão priorizando os vídeos em suas ações na web, muitas vezes criando conteúdos de forma desordenada e sem planejamento. Mas atenção! Embora o marketing de vídeo seja uma ferramenta realmente eficiente, ele só funciona se oferecer o que o consumidor quer, na hora e na plataforma que ele preferir.

Por isso, para o seu plano de marketing digital de 2019, a nossa dica é que a produção de vídeos receba o merecido destaque, sendo priorizada quando necessário, mas sempre de forma estratégica e otimizada.

Afinal, de nada adianta passar horas, ou poucos minutos que seja, criando um conteúdo que ofereça mais do mesmo e não seja capaz de atrair e engajar os usuários, não é mesmo?

Além de se manter sempre atento as tendências do mercado para desenvolver um bom planejamento de marketing digital, é preciso lembrar-se de alguns itens que são fundamentais para construir uma boa estrutura em qualquer projeto: a definição clara dos objetivos e orçamentos, um cronograma eficiente de ações e o uso de ferramentas otimizadas para a análise de resultados.

A capacitação da sua equipe de trabalho de acordo com as tendências do marketing digital também é de extrema importância. Afinal, é ela quem vai colocar a maioria das ações em prática e, por isso, precisa estar devidamente preparada.

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