Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Martech e Adtech: entenda o que são e como aplicar os conceitos

Digitalland
Escrito por Digitalland em outubro 3, 2019
Martech e Adtech: entenda o que são e como aplicar os conceitos
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já ouviu falar em Martech e Adtech? Esses termos não são muito conhecidos mesmo, e um dos motivos é que são metodologias em desenvolvimento — mas não menos importantes por isso! Ao contrário, há quem diga que são duas das maiores tendências do marketing digital.

Para que você tenha uma ideia, o Google, o Facebook e a Amazon estão em uma corrida pelo domínio da Adtech. Mas o que é isso, afinal? Spoiler: tem a ver com tecnologias de marketing e publicidade que funcionam em prol de um mesmo objetivo, a prospecção de clientes.

Continue a leitura deste texto para entender melhor do que se tratam e quais são as diferenças entre os dois conceitos!

O que são Martech e Adtech?

Às vezes, Martech e Adtech são usadas juntas — nesse caso, chamadas de Madtech — mas elas carregam diferenças substanciais. A grande sacada por trás dessas metodologias é o refinamento das estratégias de gestão de marketing e de geração de anúncios, o que se tornou possível com o avanço do geomarketing e da Inteligência Artificial, por exemplo.

Cada vez mais, os anúncios no meio virtual precisam se tornar precisos e certeiros, já que o comportamento do consumidor mudou completamente: se você não consegue atingir o prospect no primeiro contato, ele não vai dar outra chance. A tendência é que o visitante simplesmente feche a aba e faça uma nova busca.

Assim, a qualidade de anúncios digitais — funcionais, atrativos e apoiados em realidade tecnológica — se torna decisiva, assim como uma boa estratégia de redirecionamento para outros prospects, de modo a aproveitar ao máximo o anúncio gerado.

Mas, afinal, o que significam os conceitos de Martech e Adtech? Veja!

Martech

Martech é a abreviação de “marketing technology” (em português, “tecnologia de marketing”). Seu foco está na automatização do comércio de produtos e serviços no meio digital. Em resumo, entram aqui todas as ferramentas, plataformas, processos e aplicativos para uma série de iniciativas relacionadas ao marketing, como:

Adtech

Adtech é a abreviação de “advertising technology” (em português, “tecnologia de publicidade”). Seu foco está na segmentação de mercado, pesquisa de público-alvo e criação de anúncios. Para tanto, normalmente é usado um software ou um conjunto de ferramentas que comportem uma rede de anúncios baseada no aprendizado de máquinas.

Quais as principais diferenças entre os dois?

Com essas definições, você deve estar pensando que aparentemente não há nada de novo. Afinal, todos esses traços já fazem parte de uma estratégia digital.

No entanto, Martech e Adtech são metodologias que têm como alicerce a integração de dados, a personalização e a operação automatizada, com iniciativas mais sutis e mais certeiras. Ou seja, são o marketing e a publicidade do futuro.

Agora, qual é mesmo a diferença entre esses dois conceitos? Abaixo, veja um resumo dos pontos em que as metodologias se distanciam!

Objetivos do trabalho

O objetivo do Martech é entregar soluções adequadas à nova realidade de consumo digital aos profissionais de marketing. Desse modo, a metodologia passa desde a elaboração de ações, até a mensuração de resultados, passando pelo contato com o cliente, as iniciativas se tornam mais rápidas, eficientes e próximas da expectativa do público.

Já o Adtech tem como sua principal motivação o aproveitamento das novas tecnologias para gerar publicidade online cada vez mais efetiva. Então, são utilizados recursos que otimizam desde a análise de dados para a criação de campanhas, até a avaliação de impressões, visualizações e conversões de leads.

Alvo da iniciativa

Enquanto o alvo do Martech continua sendo um público-alvo bem definido, sobre o qual se tem informações bastante precisas (como idade, preferências, localização etc.), o Adtech se volta para usuários anônimos. Ou seja, o foco está em entregar publicidade paga a prospects até então desconhecidos. É a diferença entre one-to-one (um para um) para one-to-many (um para muitos).

Aplicação prática

A aplicação das duas metodologias é, provavelmente, uma das maiores diferença entre elas. Confira os principais traços de Martech e Adtech no dia a dia das estratégias digitais.

Martech

Tanto no setor de marketing de uma empresa, como em uma agência especializada, o Martech aparece na integração de ferramentas e recursos para:

  • web analytics: com a geração de relatórios sobre o desempenho do blog, do site e do ecommerce, principalmente levando em conta a experiência do usuário;
  • gestão de relacionamento com o cliente (CRM, sigla em inglês para Customer Relationship Management): com softwares que fornecem um atendimento altamente personalizado e que derruba as barreiras entre o offline e online;
  • automação de processos: desde o disparo de fluxos de e-mail, o uso de chatbots para a solução de dúvidas, as campanhas de remarketing até o contato pós-venda pode ser automatizado com as novas tecnologias.

Adtech

Enquanto o Martech diz respeito ao dia a dia do profissional de marketing, de forma mais ampla, o Adtech é bastante centrado na publicidade online. Seu funcionamento parte de:

  • plataformas de demanda (DSP, sigla em inglês para Demand-Side Platform): os profissionais conseguem comprar “espaços de anúncios”, como acontece com os leilões do Ad Manager do Google;
  • plataformas de oferta (SSP, sigla em inglês para Supply-Side Platform): os publishers — sites que comercializam mídia — conseguem vender seus espaços de inventário de maneira automatizada e com segurança.

Assim, ocorre o Ad Exchange, ou seja, a troca de publicidade entre anunciantes por meio de parcerias. É o que acontece, por exemplo, ao comprar um espaço de anúncio do Google, do Facebook ou da Amazon, sendo que essas mídias utilizam componentes tecnológicos para cada vez mais redirecionar a publicidade.

E aí, deu para entender melhor sobre as metodologias Martech e Adtech? Como vimos, as duas estão em desenvolvimento, mas já trazem impactos positivos e são consideradas uma tendência definitiva. Para escolher as melhores iniciativas para a sua estratégia, é fundamental contar com especialistas no assunto e estudar bastante, até porque o universo do marketing se renova constantemente.

Por isso, assine a nossa newsletter e acompanhe as novas postagens no blog! A Digital Land está sempre preocupada em oferecer conteúdos atuais e relevantes para você!