As 5 tendências de marketing digital mais faladas no mercado internacional -– Digital Land

As 5 tendências de marketing digital mais faladas no mercado internacional

As 5 tendências de marketing digital mais faladas no mercado internacional
"Apróx. 5 min de leitura".

Você sabe quais são as últimas tendências de marketing digital? Para inovar, destacar-se no segmento e sair na frente dos concorrentes, é essencial estar sempre atento às novidades do mercado, seja nacional, seja internacional.

Assim, é possível adaptar as técnicas e ferramentas para a realidade do seu negócio e alcançar resultados ainda mais eficientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Listamos as cinco principais tendências de marketing digital que já são uma realidade no mercado internacional e devem chegar à sua empresa em breve. Confira e inspire-se!

 

1. Inteligência artificial

O conceito de inteligência artificial, ou AI, não chega a ser uma novidade no mercado de marketing digital. Embora todo mundo fale sobre isso, poucos entendem como essa tendência funciona na prática e os benefícios que pode oferecer para um negócio.

Muito além da ideia de robôs e máquinas inovadoras, a inteligência artificial está revolucionando o processo de armazenamento e análise de dados, deixando esse trabalho ainda mais rápido e eficiente. Graças ao avanço das tecnologias, agora é possível entender melhor os comportamentos e padrões dos consumidores.

Por meio dos bancos de dados, é possível usar a AI para fornecer importantes insights para a sua equipe de marketing digital, potencializando as ações desenvolvidas e, consequentemente, melhorando as taxas de conversão em vendas.

Além disso, essa tecnologia ainda pode contribuir para encontrar clientes em potencial a partir do perfil dos seus consumidores, monitorar a ação da concorrência ou até mesmo fornecer informações relevantes para os seus leads em tempo real a partir de buscas ou conversas nas redes sociais.

 

2. Marketing de influenciadores locais

O marketing de influência já tem sido muito explorado pelo mercado de marketing digital, mas o foco nos influenciadores locais é uma novidade com enorme potencial para os próximos anos. Por isso, é preciso estar atento!

A menos que a sua marca atue em um mercado global ou seja exclusivamente focada em um negócio de e-commerce, é bem provável que boa parte do seu marketing tenha um foco local. E os influenciadores podem ser uma excelente forma de trabalhar com esse público mais direcionado.

Embora a parceria com celebridades e grandes personalidades da internet também possa apresentar bons resultados em alguns casos, o trabalho constante com influenciadores locais tende a ser mais duradouro e eficiente para campanhas e promoções de longo prazo.

Para isso, é importante fazer uma lista dos principais influenciadores da sua região, levando em consideração o segmento e o mercado de atuação de cada um. Não deixe de analisar o material desses profissionais nas redes sociais — assim fica mais fácil identificar aquele que mais se identifica com a imagem da sua marca.

 

3. Maior utilização de vídeos

De acordo com pesquisas da Cisco, até 2021 a expectativa é de que os vídeos correspondam a 82% do tráfego da internet. Isso porque, atualmente, as pessoas estão muito mais dispostas a assistir a pequenos conteúdos audiovisuais do que a ler textos ou artigos em sites.

Além de serem consumidos mais rapidamente, os vídeos são considerados por grande parte do público como mais pessoais, envolventes e atraentes. Por isso, as marcas têm revolucionado suas ações de marketing digital e apostado cada vez mais em conteúdos nesses formatos.

As lives também estão muito em alta no mercado de marketing digital e oferecem uma nova forma de comunicar as marcas com o seu público. Embora seja cada vez mais comum encontrar empresas utilizando essa ferramenta, é preciso criar uma estratégica que seja realmente consistente e apresente resultados reais para o seu negócio.

Para desenvolver uma boa estratégia com vídeos, é preciso usar a criatividade. Além dos diferentes canais, como as redes sociais, que podem ser usadas para a divulgação deles, é importante ter sempre em mente que não basta criar qualquer coisa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem conteúdos relevantes e de qualidade.

 

4. Pesquisa por voz

A pesquisa por voz já é uma realidade na vida de muitos consumidores, e a tendência é que esse tipo de comportamento só cresça nos próximos anos. Segundo a Comscore, até 2020 espera-se que aproximadamente metade das buscas feitas no Google seja por voz.

Para adaptar as suas ações de marketing digital a essa realidade é preciso otimizar as suas páginas e redes na web para a pesquisa por voz. Tão importante quanto transformar o seu site em HTTPS é oferecer respostas e palavras-chave curtas e precisas, que direcionem os usuários para o seu conteúdo.

Por isso, se você deseja que a sua empresa cresça e se destaque no mercado, é preciso dar a devida atenção a essa ferramenta que já faz parte das marcas internacionais e aos poucos vem sendo inserida no cenário corporativo brasileiro. Afinal, é importante estar preparado para atender às novas demandas do consumidor.

 

5. Omnichannel marketing

O omnichannel, também conhecido como marketing multicanal, possibilitou a comunicação das marcas com o seu público-alvo a partir de uma nova perspectiva, agora feita em diferentes e variados canais. Mais do nunca, a sua empresa precisa estar presente onde o seu consumidor está, seja no Google, seja nas redes sociais ou no e-mail.

O conceito de segunda e terceira tela já faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores. Se, antes, as mídias tradicionais monopolizavam o consumo de conteúdos, hoje é preciso pensar em estratégias para alcançar os seus clientes com materiais integrados em diferentes canais.

Se o marketing multicanal nasceu com uma proposta de revolucionar a comunicação de mão única, o omnichannel otimizou ainda mais esse processo, melhorando a experiência dos consumidores com as marcas e fornecendo um caminho contínuo e consistente para esse relacionamento.

Muito interessante, não é mesmo? Como você pode perceber, existem diversas formas de potencializar as ações da sua empresa por meio do marketing digital. Para isso, é preciso estar sempre de olho nos lançamentos e se manter atualizado com as novidades do setor.

E agora, que você já conhece as principais tendências de marketing digital do mercado internacional, confira outro artigo nosso e aprenda de uma vez por todas como aumentar a eficiência do seu planejamento de mídia.

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