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Machine Learning: qual sua influência na estratégia de conteúdo?

Com o avanço das novas tecnologias, o mercado está em uma constante busca por ferramentas que possam auxiliar nas mais diversas atividades. E nesse cenário, o machine learning surgiu como uma forma de potencializar ainda mais os processos quando o assunto é marketing digital.

 

Ainda não sabe do que estamos falando? Descubra de uma vez por todas o que é machine learning e qual é a sua influência em uma estratégia de conteúdo.

 

O que é machine learning?

A “aprendizagem de máquina” (tradução livre) é uma poderosa técnica derivada da inteligência artificial. Graças às constantes transformações digitais vividas pelas empresas, ela tem ganhado força e se tornado cada vez mais popular em diferentes mercados e segmentos.

 

Por meio dessa técnica é possível gerar modelos capazes de analisar até os dados mais amplos e complexos de uma maneira rápida e totalmente automática, gerando todos os resultados necessários em grande escala. Com números tão precisos em mãos, os gestores conseguem identificar potenciais oportunidades de negócios e evitar erros em suas ações.

 

A tecnologia machine learning pode ser dividida nas categorias supervisionadas e não supervisionadas. Na primeira, é necessária a interação humana para realizar o controle inicial dos dados. Já na segunda categoria, os algoritmos processam as tarefas sem nenhum treinamento anterior.

 

Em ambos os casos, o que diferencia o machine learning dos demais sistemas de inteligência artificial é a capacidade de se modificar à medida que é exposto a novas informações. Ou seja, a máquina apresenta um modelo de aprendizado automático e dinâmico, que não necessita de qualquer ação humana para transformar-se.

 

As máquinas trabalham por meio de algoritmos e big data, que identificam os padrões de dados e criam conexões entre eles. Assim, é possível que elas aprendam a executar determinadas tarefas de forma simples e inteligente. Por meio das análises estatísticas dos dados, é possível prever as respostas de forma mais assertiva, entregando o melhor resultado sempre.

 

Além disso, o uso dessa estratégia pode influenciar até mesmo no processo de prospecção de clientes, afetando diretamente o número de vendas de um determinado serviço ou produto — motivo que a faz ser tão importante nas estratégias de marketing digital.

 

Quais são as suas principais vantagens?

Apesar do alto custo do investimento inicial, não restam dúvidas de que usar a tecnologia de machine learning pode trazer diversos benefícios para as empresas, muitas vezes atuando como principal diferencial competitivo.

 

Entre as muitas vantagens de utilizar essa técnica em sua estratégia de comunicação e vendas, destacamos algumas que podem ser decisivas. Confira abaixo:

 

Entrada de dados ilimitados

Essa tecnologia permite processar sistematicamente os dados em quantidades quase que ilimitadas vindas das mais variadas fontes. Assim, é possível ajustar o mecanismo regularmente, adaptando as mensagens transmitidas de acordo com o comportamento dos seus clientes.

 

Além disso, esse fator contribui para que o sistema identifique variáveis realmente relevantes, transmitindo as informações adequadas em seus relatórios e automatizando de uma vez por todas os processos internos de uma empresa.

 

Processo de conversão otimizado

Se você está em busca de um processo de conversão ainda mais otimizado para as suas ações de markenting, a técnica do machine learning é a melhor opção. Isso porque o sistema trabalha sobre os resultados aprendidos pela máquina, gerando uma mensagem de marketing ainda mais eficiente.

 

Dessa maneira, ele contribui diretamente na retenção e conversão de novos clientes, processando as informações de forma rápida e direta, identificando o melhor momento de entrar em contato com cada lead.

 

Segmentação eficiente dos clientes

Apesar de essencial para o sucesso de qualquer ação, a segmentação dos clientes muitas vezes é deixada de lado em razão das dificuldades que pode apresentar. Mas não precisa esquentar a cabeça!

 

É que o machine learning possibilita identificar diferentes segmentos do seu mercado de atuação, criando perfis específicos a partir dos padrões comportamentais detectados pelo sistema.

 

Com esses dados em mãos, fica fácil criar uma abordagem mais certeira para a segmentação do seu público, permitindo que você guie cada lead individualmente durante a sua jornada de compra.

 

Valor vitalício do cliente

O valor vitalício de um cliente é calculado a partir de dados demográficos e o histórico em suas ações de compras, interações com as suas campanhas de marketing e atividades executadas nas suas mais diversas plataformas.

 

Por meio do sistema de aprendizado da máquina, o calculo desse valor é feito de uma forma ainda mais precisa e assertiva, o que permite um nível de acerto maior em suas próximas interações com eles.

 

Rapidez e eficiência de aprendizado

O machine learning processa, analisa e prevê rapidamente todas as informações que são inseridas em seu sistema. Com isso, você pode identificar e agir em cima de informações relevantes até mesmo em tempo real, otimizando os mais variados processos dentro da organização.

 

Além disso, uma das maiores vantagens dessa técnica é que os algoritmos têm a capacidade de aprender com os comportamentos e resultados passados, melhorando constantemente as suas previsões a partir dos novos dados apresentados.

 

Qual é a influência do machine learning na estratégia de conteúdo?

O machine learning surgiu para automatizar e dar mais precisão para diversas atividades que antes levariam um tempo bem maior para serem realizadas. Dessa forma, fica mais fácil focar os esforços nas estratégias de conteúdo e planejamento como um todo.

 

É bem verdade que a internet se transformou em um ambiente que todos os dias é inundado por muitos conteúdos, sejam eles bons ou ruins. E diante disso, para ter sucesso e conseguir atrair os seus potenciais clientes é preciso oferecer algo realmente relevante para eles.

 

Essa não é uma tarefa fácil, mas o uso do machine learning ajuda a otimizar ainda mais esse processo por meio de uma simples compreensão das tendências do consumidor. A ferramenta permite que você rastreie os dados de forma mais eficiente, coletando informações essenciais para o sucesso das suas ações.

 

Você será capaz de entender melhor o perfil do seu público-alvo, identificando quais foram os caminhos percorridos até o primeiro contato realizado. Assim, você consegue identificar os conteúdos mais consumidos por ele e consegue conduzi-lo mais facilmente em sua jornada no funil de vendas.

 

Legal, não é? Como você pode perceber, se usado corretamente, o machine learning tem um grande potencial para otimizar ainda mais os seus processos, trazendo resultados surpreendentes para o seu negócio.

 

Ainda tem dúvidas sobre machine learning? Deixe um comentário no post contando para a gente!

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