Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Marca

Digital branding: Sua marca no meio digital

Digitalland
Escrito por Digitalland em julho 22, 2020
Digital branding: Sua marca no meio digital
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente, cerca de 75% dos compradores pesquisam na internet antes de adquirir um produto. Isso só é uma prova de como o online e o offline se misturam e, para as empresas, é fundamental trabalhar a sua presença na rede.

Nesse sentido, entender os conceitos do digital branding é muito importante para atrair cada vez mais clientes. Claro que esse é um processo com desafios, afinal, é impossível negar que à medida que a web é um meio acessível para muitas empresas, ser visto e conseguir impactar se torna mais complicado.

Pensando nisso, neste texto, resolvemos mostrar o que você precisa considerar para ter uma marca no digital. Entenda!

O que é digital branding?

A visão de branding não é nada nova, ela existe desde os primórdios da publicidade, quando só era possível divulgar pelos meios tradicionais, como rádio, TV e impressos. Ela sempre foi utilizada para designar quando as marcas expressavam seus valores e também se comunicavam com os consumidores.

Sendo assim, em uma definição mais simples, branding significa tudo aquilo que é feito para administrar a marca, sempre com a intenção de aumentar a sua popularidade e também a sua reputação. Porém, com a diminuição do alcance dos meios tradicionais e o aumento do digital, as empresas precisarão se adaptar, surgindo assim o que chamamos de digital branding.

Aqui, são utilizados todos os princípios do tradicional, adaptando-os para o mundo on-line. Logo, uma marca desenvolve seus valores, define como se expressará, assim como, vai promover o seu posicionamento e a relação com público na internet. Preocupando-se em mostrar o que a empresa é e desenvolvendo uma reputação no mercado.

O que considerar para elaborar uma estratégia de branding digital?

Apesar de partilhar dos mesmos conceitos do branding tradicional, o digital tem algumas particularidades que devem ser consideradas na hora de implementá-lo. De maneira geral, as estratégias de seu desenvolvimento devem ter como princípio permitir que a imagem da marca seja a mais clara possível. Além disso, existem outros pontos a serem estudados e que falaremos com mais detalhes a seguir. Continue!

Conheça o seu cliente

O desenvolvimento do que chamamos de persona é uma maneira da empresa guiar-se para criar ações para os seus consumidores. Ela consiste, basicamente, na criação de um cliente ideal a partir de pesquisas e também pela experiência do negócio.

Para que isso é importante no desenvolvimento da marca? Essa tática ajuda a entender qual é a melhor forma de se chegar aos seus clientes. Qual é a apresentação ideal para se fazer entender? Além de ajudar a definir estratégias de produção de conteúdos mais certeiras.

Determine sua brand persona

Os conceitos de persona não devem só ficar restringidos ao cliente ideal. É também preciso determinar quem é a empresa para o consumidor. Esse tipo de definição ajuda a tornar os ideais da empresa mais claros e coerentes.

Portanto, a ideia é imaginar que se a sua marca fosse uma pessoa, quais seriam a sua visão, valores e missão? Qual é o motivo de sua existência? Para o que ela seria útil para a sociedade?

Voz da marca

O terceiro passo é determinar qual será o tom utilizado para se comunicar com os clientes. Mais informal ou mais técnico? Será amigável e objetivo? Reforçamos que a empresa só poderá saber qual é o melhor tom se já tem definido o tipo de consumidor e a personalidade da marca.

Com essas informações em mãos, é mais fácil decidir qual é a melhor maneira de falar. Então, aconselhamos o desenvolvimento de materiais que possam padronizar a comunicação. Ajudando os funcionários a serem mais alinhados com a marca.

Identidade visual

O nosso penúltimo passo tem relação direta com o estético. Como a sua empresa se apresentará no mercado? A identidade visual não é só uma ideia do digital, o branding tradicional também tem esse conceito.

Sendo assim, o que a empresa precisa fazer é adaptar o que já existe para o meio on-line. Logotipo, cor padrão, tipografia, entre outros elementos necessitam ser definidos claramente. Fazendo parte de qualquer ação da marca no meio on-line.

Mercado competitivo

O último ponto a se considerar quanto ao desenvolvimento da sua branding no meio online é o nível de competição desse mercado. Nesse caso, vamos destacar que a fidelidade do cliente é bem mais difícil nesse ambiente. Como dizemos no início do texto, a internet é democrática, há empresas de todos os tamanhos, muitas vezes, utilizando o mesmo tipo de estratégia que a sua.

O cliente no meio de tantas opções, obviamente, vai escolher a que parece mais de acordo com ele. Uma empresa que quer atrair mais, precisa investir em destacar suas qualidades, mostrando suas vantagens competitivas.

Qual é a importância de uma empresa especializada para geração de resultados?

O trabalho de desenvolver o digital branding de uma empresa consiste em um estudo bastante aprofundado não só do mercado, mas também das características do negócio. Além disso, é importante manter a constância tanto na aplicação das ações, como para que elas sempre estejam alinhadas com os valores da marca.

Nesse sentido, é preciso entender que, enquanto os meios digitais ampliam a visibilidade da empresa, eles também a deixam exposta às críticas e até a perda de reputação. Para conseguir gerar resultados e obter segurança na estratégia, é fundamental ter profissionais especializados e que conhecem como o mercado funciona.

Contratar uma empresa qualificada ajudará não só a implementar um digital branding mais exato, como também, fornecerá suporte e mais autoridade na criação de uma reputação mais positiva.

Ao longo do nosso texto, você viu quais são os principais pilares para a formação de uma digital branding. Desde a definição da persona até a representação da sua marca, tanto nos valores quanto da identidade visual. Lembrando que é muito importante investir em um suporte profissional para lidar com essa etapa do seu negócio.

Afinal, para definir uma digital branding de sucesso, é preciso entender bem os conceitos tradicionais de marca, além de como funciona o meio digital e quais são as suas possibilidades para alcançar mais pessoas. Coisas que só uma equipe especializada pode fornecer.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Se está precisando de ajuda profissional para melhorar a sua presença digital, clique aqui e conheça os nossos serviços!

TAGS: