O que são os chatbots? Essas ferramentas de atendimento ao cliente são a grande novidade do setor. Trata-se de robôs de conversação programados para atender às solicitações do cliente, responder suas dúvidas e encaminhar demandas.
Chatbots são alternativas de atendimento que chegam aos consumidores exatamente onde eles querem ser alcançados e passam boa parte do seu tempo: aplicativos de mensagens. Eles são um novo canal para alcançar seu público e podem tornar seu SAC mais produtivo, interativo e dinâmico. Descubra como a seguir.
O que são os chatbots?
A definição que oferecemos na introdução deste texto pode satisfazer a sua curiosidade em saber o que são os chatbots, mas não explica inteiramente por que eles estão mudando a forma como marcas interagem com seus clientes. Isso acontece graças a uma combinação de conectividade constante e tempos de resposta instantâneos, que ampliam as funcionalidades de apps web e mobile.
De relance, um chatbot pode parecer um aplicativo normal, mas sem UI (interface de usuário). Afinal, nesses robôs de bate-papo, a interface é substituída por uma janela comum de conversa. Essa configuração é conveniente, mas adiciona à aplicação em si uma camada de complexidade maior para manipular. Sem o benefício de botões de ação, um chatbot precisa entender muito bem o que o cliente está solicitando.
É aí que entram a inteligência artificial e o processamento de linguagem natural. Contando com uma série de bibliotecas diferentes, chatbots aprendem a entender do que o cliente precisa e como reagir em cada situação. Por isso são tão revolucionários.
Para que servem os chatbots?
Entender o que são os chatbots não é o bastante. É preciso compreender como eles podem ajudar a qualificar o relacionamento da sua empresa com consumidores e que tipos de usos práticos tem essa tecnologia. Veja a seguir alguns exemplos.
Realizar encomendas
É muito fácil pedir coisas a um chatbot, sejam elas uma simples pizza ou ordens de serviço complexas. Por mensagem de texto, tweet ou voz, é possível encaminhar a um chatbot um pedido e recebê-lo em seu endereço.
Atender o cliente
Empresas como Spotify e Evernote já utilizam chatbots no Twitter para oferecer atendimento ao cliente 24h por dia, 7 dias por semana. Eles conseguem fornecer respostas rápidas e lidar com reclamações, processando múltiplas requisições simultâneas. Melhore sua presença digital com robôs de conversação.
Divulgar novidades
Chatbots são também um recurso de marketing e podem ajudar seu cliente a se manter atualizado sobre notícias e tópicos de seu interesse. Com auxílio deles, você pode criar um canal exclusivo e completamente personalizado, que avisa de lançamentos de produtos e promoções, por exemplo.
Como minha empresa pode usar chatbots?
Construir um chatbot para a sua empresa e automatizar uma série de funções de atendimento não precisa ser um trabalho complexo. Existem inúmeras ferramentas gratuitas de construção e chatbot que oferecem a capacidade de configurá-los e integrá-los ao Facebook.
Tudo o que você precisa é ter paciência para ensinar ao seu bot o que fazer, imitando um fluxo de conversação natural. Trabalhar em sua otimização também será necessário ao longo do tempo, para que ele tenha o melhor desempenho possível.
Sua empresa pode usar chatbots para atender a solicitações de clientes, fazer o encaminhamento de pedidos, lidar com reclamações ou mesmo agilizar a comunicação interna. Chatbots de RH, por exemplo, otimizam o relacionamento dos seus funcionários com esse departamento e podem poupar à sua equipe muitas horas de trabalho.
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