Qual a solução ideal para sua empresa em mobile UX? -– Digital Land

Qual a solução ideal para sua empresa em mobile UX?

Qual a solução ideal para sua empresa em mobile UX?
"Apróx. 6 min de leitura".

Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio dos smartphones, é fundamental que as empresas se adequem a essa realidade para continuarem relevantes para o seu público. Nesse sentido, aprimorar as técnicas de mobile UX é imprescindível para garantir uma boa experiência de navegação aos usuários das suas páginas e aplicativos.

Basicamente, o mobile UX é um conceito que visa tornar os sites mais adaptativos e responsivos. Isso inclui desde produzir um conteúdo bem planejado até a praticidade do uso da página.

Quer entender melhor sobre como isso pode ser feito? Confira, abaixo, as melhores práticas para mobile UX!

Planeje o conteúdo publicado

De nada adianta criar um layout diferenciado e incrível, ter uma boa navegação e velocidade se os seus usuários apresentam muita dificuldade para encontrar o que buscam dentro da sua página. Quando isso acontece, a tendência é que eles não retornem mais, buscando outra empresa para solucionar o seu problema.

Assim sendo, é importante ter em mente que um conteúdo bem planejado e de fácil acesso é fundamental para a sua plataforma. Devemos ressaltar que textos enormes não combinam com as telas pequenas dos smartphones. Por isso, recomenda-se usar passagens pequenas e de fácil compreensão, com informações mais objetivas, além de padronizar as tipografias empregadas nos textos.

Priorize a velocidade de carregamento da página

É de conhecimento geral que as redes de comunicação no Brasil não são tão turbinadas. Levando isso em consideração, é preciso tomar cuidado na hora de desenvolver para mobile para não criar uma página muito pesada e que demore a carregar.

Nesse mercado, a rapidez com que o conteúdo é carregado na tela do usuário faz toda a diferença para atrair mais visitantes.

Evite encher o site ou aplicativo mobile com recursos que não são atraentes para os usuários e só servem para deixar a página pesada. Dê preferência para as funções que realmente interessam para o seu público e garanta o bom funcionamento das mesmas. Lembre-se que a maioria dos aplicativos de sucesso são simples.

Opte por um design de intuitivo

O espaço é considerado um fator muito importante no mobile, haja vista que ele muito limitado. Nesse contexto, é crucial organizar a tela e criar ambientes que sejam mais intuitivos, que facilitem a navegação.

Na atualidade, há duas opções básicas para se trabalhar o UX design para os dispositivos móveis: o adaptativo e responsivo. Entenda, a seguir, como eles funcionam.

Adaptativo

Esse modelo é bastante simples, se caracterizando pela construção de diferentes versões do site conforme uma extensa gama de telas. Ao acessar o endereço, o próprio navegador do usuário aponta qual é o design mais adequado para o aparelho que está usando.

A adoção dessa configuração traz mais assertividade no momento da montagem do site na tela do smartphone, impedindo que ocorra qualquer tipo de quebra. Mas, essa versão consome mais recursos, pois precisa manter vários layouts.

Responsivo

Por meio do design responsivo é possível mostrar o conteúdo de acordo com o espaço que o navegador determina como disponível, sendo que quando o tamanho da janela é alterado, o site faz uma autocorreção para o novo formato.

À primeira vista este pode ser o modelo ideal, porém, é recomendado tomar alguns cuidados com a sua configuração, já que podem acontecer quebras de elementos em telas quando uma grande variedade de tamanhos de smartphones entram no portal.

Organize a interface da página

Uma interface confusa e de difícil compreensão acaba afetando a navegação, sobrecarregando o usuário com informações que não são do seu interesse.

Por isso, os dados disponibilizados em tela devem ser somente o suficiente para o entendimento do público, sem cometer exageros. O excesso de textos não harmoniza com a proposta das plataformas mobile.

Verifique a intuitividade

Navegar na internet a partir de um aplicativo precisa ser uma atividade intuitiva, que não exija muitas explicações. É substancial que o usuário consiga chegar até a informação que está buscando logo na primeira interação, sem enfrentar problemas.

Para tanto, programe botões que possam ser facilmente identificados, possibilitando o toque de maneira mais prática e rápida. Evite criar controles que sejam muito pequenos, uma vez que podem trazer dificuldades para as pessoas que têm mãos e dedos maiores e, consequentemente, prejudicam a utilização da página.

Outro ponto importante é minimizar a necessidade de digitar. Afinal, essa atividade pode ser dificultosa para algumas pessoas que utilizam dispositivos móveis. Para elas, ter que digitar muito para encontrar o que estão procuram pode gerar uma experiência negativa.

Mostre feedbacks sobre interações

Cada toque dado na tela do smartphone tem que desencadear uma reação visível para o internauta. Com isso, ele o seu acesso por recebido e a informação foi processada com sucesso.

Desse modo, cria-se interações mais bem-sucedidas entre o usuário e a aplicação, permitindo que ele navegue por mais tempo no aplicativo.

Preocupe-se com a experiência do usuário

Ao construir o seu aplicativo, considere as características dos demais canais que a empresa disponibiliza para o contato com o cliente. Isso porque, é recomendado que a plataforma seja uma complementação do que não existe e não algo isolado. É necessário manter um padrão.

Por fim, saiba que até mesmo as interfaces que são bem planejadas e projetados acabam ficando desatualizadas ao longo do tempo em decorrência do aparecimento de novas soluções e modelos de aplicação. Para que o seu aplicativo não fique defasado, fique atento a essas mudanças, realizando as atualizações que forem necessárias.

Com as dicas citadas aqui para mobile UX, você pode criar um site ou dispositivo que garante uma experiência satisfatória ao usuário, ampliando as suas chances de converter vendas.

Para obter mais sucesso nesse processo, recomenda-se contar com ajuda especializada. A Digital Land é expert no desenvolvimento em mobile UX, tendo todo o conhecimento e ferramentas necessários para elaborar conteúdos mais assertivos e coerentes para os seus clientes. As nossas soluções são completas, envolvendo desde a projeção do aplicativo até o abastecimento com conteúdos do interesse do seu público.

Ficou interessado em nossos serviços? Entre em contato com a Digital Land e descubra como podemos te ajudar!

Related Posts

× Posso Ajudar?