Você sabe como interpretar gráficos de métricas para redes sociais? Segundo a Social Media Trends, 25% das empresas brasileiras não fazem nenhuma análise de dados nesse quesito. Ou seja, elas desperdiçam totalmente o potencial das suas estratégias, sem saber se as ações estão dando, ou não, os resultados pretendidos.
Mas não se preocupe! Sabemos que analisar métricas não é uma tarefa fácil e vamos ajudar você nessa missão. Quer saber como? Neste artigo, explicamos algumas técnicas simples de interpretação de gráficos e estatísticas para ler os resultados nas redes sociais com assertividade. Continue a leitura e confira!
Formatos estatísticos: conheça e descubra como interpretar gráficos
O primeiro passo para interpretar gráficos corretamente é conhecer e entender como os seus formatos estatísticos e métricas funcionam na prática. Embora existam diversas maneiras de exibir e analisar os dados obtidos, é preciso dar o primeiro passo e buscar descobrir os métodos mais usados pelo mercado.
Pensando nisso, listamos a seguir os 3 principais tipos de formatos estatísticos que você precisa descobrir.
Linhas de tendência
Muito usadas nas análises do mercado de ações, as linhas de tendência são técnicas de representação gráfica que permitem identificar e representar as principais tendências do mercado em dados e, consequentemente, auxiliar na tomada de decisões.
As retas que formam as linhas de tendência são traçadas a partir dos topos ou fundos de um gráfico. Para que elas funcionem, é necessário a existência de, pelo menos, três pontos para formar um nível mínimo de coincidência.
Desvio padrão
O desvio padrão é usado para demonstrar a regularidade de um conjunto de dados e, a partir disso, as suas oscilações. Assim, é possível identificar o grau de mudança em comparação com a média dos valores e informações coletados.
Na prática, o desvio padrão ajuda a entender o quanto um conjunto de dados é uniforme e se desvia da média estipulada.
Cruzamento de métricas
Como o próprio nome sugere, o cruzamento de métricas acontece quando se mistura tipos de análises e indicadores de desempenho diferentes para se alcançar um determinado resultado que auxilie na interpretação das informações.
Caso você encontre esse tipo de estatística, será necessário entender o funcionamento isolado de cada métrica e de que forma elas se complementam.
Métricas para redes sociais: o que você precisa analisar
Uma boa interpretação de gráficos e métricas para redes sociais é aquela que possibilita uma leitura mais crítica dos seus indicadores, para que esses números possam ajudar você a tomar decisões mais assertivas.
Mas, para isso, é preciso conhecer as métricas e entender o que cada uma delas representa para o seu negócio. Quer saber mais? Confira abaixo os indicadores essenciais que separamos para você acompanhar.
Alcance
A métrica de alcance mensura como o seu conteúdo está sendo distribuído pelas redes sociais, e pode ser dividido de forma orgânica ou paga. Ou seja, quantas pessoas estão sendo alcançadas por seus posts. O ideal é que esse tipo de acompanhamento seja feito diariamente e sempre com o apoio de outros indicadores, como o engajamento das postagens.
Engajamento
Uma das métricas mais importante das redes sociais, o engajamento mede o envolvimento do público com a sua marca. Na prática, esse indicador avalia o conjunto de curtidas, compartilhamentos e comentários de cada publicação. Sua mensuração regular ajuda a entender a presença digital da sua empresa e os conteúdos que mais agradam seus seguidores.
Tráfego de rede social
O tráfego de rede social é utilizado, principalmente, em estratégias que utilizam o marketing de conteúdo. Afinal, ela mede o número de pessoas que chegaram a alguma página de conteúdo do seu site ou blog a partir de uma publicação nas redes sociais.
Taxa de conversão
O objetivo da maioria das ações nas redes sociais é converter o lead em um cliente real. E para descobrir se isso está realmente funcionando é importante acompanhar as taxas de conversão. Com ela é possível medir quantas pessoas começaram um contato maior com a sua empresa, compraram um produto etc.
ROI
O ROI é uma das métricas mais importantes do marketing digital, e você não pode ignorá-la de maneira nenhuma! Com esse indicador é possível entender o retorno sobre o seu investimento em ações nas redes sociais e, assim, evitar o desperdício com campanhas que não dão resultado.
Cliques
Existem várias métricas envolvendo cliques que podem ajudar a sua estratégia nas redes sociais. No CTR, por exemplo, é possível medir a porcentagem de pessoas alcançadas que clicaram em um anúncio. Já o SAR ajuda a identificar os usuários que não apenas clicaram no anúncio, mas também realizaram alguma outra ação depois disso.
Métricas de vaidade: entenda o que são e fuja delas
Ao chegar até aqui, você já deve ter percebido que conhecer e usar as métricas adequadamente é muito importante para o sucesso das suas ações nas redes sociais. Entretanto, é preciso estar atento, afinal as chamadas “métricas de vaidade” podem confundir você.
Indicadores como número de curtidas e de seguidores, quando trabalhados isoladamente, podem gerar interpretações equivocadas que levem a sua equipe a achar que a estratégia é um sucesso, quando na verdade não é. Por isso são chamadas métricas de vaidade.
Tudo bem ficar feliz com um grande número de curtidas em uma publicação, mas se esse dado só servir para inflar o ego e não acrescentar nada para trazer resultados reais ao seu negócio, fique atento e repense os indicadores que serão analisados.
O segredo é entender quais são os objetivos da sua empresa nas redes sociais e, a partir disso, identificar qual é a métrica, ou conjunto delas, mais adequada para acompanhar e avaliar o desempenho das suas ações no ambiente digital.
Embora interpretar as métricas para redes sociais não seja exatamente uma tarefa simples, entendendo um pouco mais sobre o seu funcionamento e seguindo as nossas dicas, esse processo vai se tornar a cada dia mais fácil e eficiente.
Este conteúdo ajudou você? Agora que já sabe como interpretar gráficos das métricas para redes sociais, confira o nosso próximo artigo e descubra o que são OKR e como defini-las.