Você tem perfil em quantas redes sociais? É difícil encontrar quem não mantenha pelo menos uma conta no Facebook, não é? Na pesquisa Digital in 2018, realizada pela norte-americana HootSuite, descobrimos que 62% da população brasileira está ativa nas redes. Então, que tal aproveitá-las na sua cobertura de eventos?
Mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são grandes aliadas da sua divulgação, mas dependem de um bom planejamento. Afinal, a maior parte dos esforços acontece antes do evento, como você verá neste artigo. Continue a leitura e confira!
Antes do evento
Como dissemos, a maior parte do trabalho envolvido na cobertura de eventos nas redes é feita bem antes da data. Dependendo da importância do evento para o seu negócio ou da relevância para a área, planeje-se para iniciar as ações com alguns meses de antecedência.
Marque presença em todas as redes
Se você normalmente tem presença digital em diferentes redes sociais, aproveite todas elas para sua cobertura de eventos. No entanto, lembre-se de adequar o estilo de postagem para cada uma. Por exemplo:
- Facebook: é excelente para engajar a comunidade, divulgar webinars, criar promoções e, principalmente, ter a página oficial do evento;
- Instagram: use e abuse de imagens relacionadas à temática do evento, além de aproveitar o espaço para subir sua hashtag;
- LinkedIn: como é uma rede mais profissional e voltada ao networking, não se esqueça de utilizar uma linguagem também mais séria para as postagens — sem perder a autenticidade da marca, é claro;
- Twitter: em 280 caracteres, aproveite a rede mais dinâmica para postagens curtas, diretas e entusiasmadas sobre o evento;
- Snapchat: apesar de não ser mais tão utilizada, se a sua estratégia inclui essa rede, as imagens divertidas são a melhor pedida.
Para evitar que a cobertura de eventos seja esquecida em meio à correria do dia a dia, você pode deixar uma série de postagens programadas em cada rede social. Assim, os conteúdos são elaborados com mais cuidado e o público, por sua vez, não fica sem saber das novidades.
Defina uma hashtag para o evento
Antes de fazer as primeiras postagens de divulgação, defina qual será a hashtag oficial. Ela vai acompanhar todo o trabalho de cobertura de eventos e ajudará a promover suas páginas. Pense em algo bastante intuitivo, o mais próximo possível do título do evento.
Use essa hashtag do início ao fim e em diferentes canais de comunicação, até mesmo nos materiais impressos. Aproveite também para incentivar seu público a subi-la e compartilhá-la. Uma dica é fazer um concurso: a foto mais criativa usando a hashtag dá direito a dois ingressos. Que tal?
Faça uma série de Webinars
Uma grande tendência que vem sendo notada é a dos webinars. Eles funcionam como seminários ou conferências online e ao vivo. Para sua cobertura de eventos, tais ferramentas também são úteis, pois servem para educar o público quanto à programação.
Se você vai promover uma feira sobre inovações tecnológicas, por exemplo, pode fazer uma série de breves webinars com conteúdos ricos. Fale sobre Machine Learning, IoT, Indústria 4.0. e por aí vai. Assim, será possível não somente aumentar o engajamento de seus seguidores, mas também atrair mais leads.
Crie uma página de evento no Facebook
Quando estiver faltando menos tempo para a esperada data — algo entre 20 e 45 dias, a depender do tamanho do evento —, crie uma página na aba “Eventos” do Facebook. No contexto das redes sociais, esse é certamente o melhor recurso para a função.
Na página, você consegue inserir todos os dados importantes, como endereço, horário e link para a compra de ingressos. Elabore uma descrição chamativa e use o espaço para interagir com os interessados.
Faça parcerias com influenciadores
Para aumentar ainda mais o alcance do evento, tente fazer parcerias com influencers digitais. Dê preferência para os que abordem pautas relacionadas à temática do seu evento, pois assim as chances de que os seguidores sejam atraídos é ainda maior.
Além disso, tome cuidado para que o influenciador esteja alinhado com o branding da marca. O ideal é que ele converse com o público-alvo com um tom de voz parecido àquele que o seu negócio costuma usar, de modo que haja consistência na identidade corporativa.
Contrate anúncios pagos
Os anúncios pagos são outros excelentes recursos para sua cobertura de eventos. Impulsione as postagens no Facebook e no Instagram e você verá como os interessados no evento aumentarão bastante. O mais legal é a possibilidade de configurar as promoções de acordo com o seu público-alvo, incluindo faixa etária, localização, interesses etc.
Para aumentar ainda mais a efetividade do impulsionamento, tenha em mente o objetivo primordial: chamar atenção. Afinal, a promoção aparecerá no feed de pessoas que se encaixam na sua estratégia, mas possivelmente não conhecem a marca. Então, alguns detalhes que fazem a diferença são:
- frases curtas e chamativas;
- imagens ou vídeos de boa qualidade;
- chamada para ação com verbo no imperativo (ex.: clique no link e saiba mais!);
- link atrativo (use a versão encurtada).
Durante o evento
No dia do evento, aproveite tudo o que os Stories podem oferecer! Integre as publicações de histórias do Instagram para que elas sejam automaticamente postadas no Facebook e capriche na cobertura, desde os bastidores até o encerramento. Não se esqueça também de ativar a localização e inserir a hashtag do evento.
Outra dica é promover lives para chamar ainda mais a atenção do seu público-alvo. Você pode usar o Facebook Live, o YouTube ou o livestream. Os vídeos ao vivo são interessantes porque promovem uma interação maior do público e, com isso, geram bastante engajamento.
Depois do evento
Depois de tanto esforço com a cobertura, vale a pena ficar de olho nas métricas para detectar o que funcionou bem e aquilo que precisa ser melhorado para os próximos eventos. Mensurar os resultados é essencial para que a estratégia vá ao encontro do que realmente agrada seus seguidores. Acompanhe:
- os índices de engajamento: você pode analisá-los pela taxa de envolvimento do Facebook ou ir para a aba de “gerenciar promoções” e conferir os resultados de impulsionamentos;
- a taxa de cliques: observe a quantidade de cliques em todas as redes e na página de ingressos;
- o retorno sobre o investimento (ROI): se você trabalhou com anúncios pagos, analise o retorno de suas iniciativas de divulgação.
Viu como as redes sociais são excelentes ferramentas para a cobertura de eventos? Essa é uma das maravilhas da internet! Mas lembre-se de que a maior chave do sucesso — não só para o evento, como para outras iniciativas — está na qualidade. Portanto, tenha como principal motivação agregar valor ao público.
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