6 maneiras de fazer alcance orgânico nas redes sociais disparar -– Digital Land

6 maneiras de fazer alcance orgânico nas redes sociais disparar

6 maneiras de fazer alcance orgânico nas redes sociais disparar
"Apróx. 5 min de leitura".

Se você trabalha com marketing digital, já deve ter percebido que as redes sociais, como Facebook e Instagram, estão favorecendo cada vez mais os anunciantes na exibição das publicações. Mas sabia que ainda é possível conquistar um bom desempenho nas suas postagens, mesmo com a queda do alcance orgânico?

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, apresentamos 6 dicas de ouro que vão te ajudar a otimizar seus posts e melhorar o alcance orgânico da sua marca nas redes sociais. Vamos conferir?

1. Faça vídeos ao vivo

Os vídeos estão cada vez mais em alta na web. Em redes sociais como Facebook e Instagram, ferramentas como lives têm o poder de gerar curiosidade nos usuários, estimulá-los ao clique e, consequentemente, aumentar o alcance orgânico do seu conteúdo. E você pode — e deve! — usar essa estratégia a favor do seu negócio.

É possível investir em diferentes formatos para um vídeo ao vivo nas redes sociais. Você pode, por exemplo, marcar dia e horário para a live. Assim, os seguidores são avisados com antecedência e isso vai contribuir para o aumento do engajamento antes mesmo da transmissão acontecer.

As lives também podem ser inesperadas, surpreendendo os usuários com um conteúdo relevante ou atrativo que os faça clicar e acompanhar o vídeo que está sendo transmitido. Independentemente do formato usado, é importante estar preparado. Por isso, estude o conteúdo, faça um roteiro dos temas e cuide dos detalhes técnicos necessários para que o seu ao vivo seja um sucesso.

2. Invista em user generated content

O user generated content, ou conteúdo gerado pelo usuário, é qualquer tipo ou formato de mídia sobre a sua marca produzido espontaneamente pelo consumidor. Podem ser comentários, posts, fotos, vídeos ou até mesmo um review sobre os seus produtos e serviços.

Esse termo ficou muito conhecido a partir da popularização da internet e aumento do diálogo entre as marcas e seus consumidores. Afinal, agora os usuários têm voz ativa, e um único cliente é capaz de propagar uma imagem positiva (ou negativa) sobre o seu negócio para milhões de seguidores.

O conteúdo gerado pelo usuário pode ser muito importante para o desempenho de uma determinada marca na web, por isso é cada vez mais comum encontrar grandes empresas apostando nessa tendência. Uma boa dica é investir em uma página onde os consumidores são incentivados a se engajarem com o seu negócio, inserindo seus conteúdos, experiências e opiniões.

3. Use o influencer marketing

Embora realizar parcerias com influenciadores digitais não seja exatamente uma novidade, esse tipo de estratégia continua apresentando excelentes resultados na hora de aumentar o alcance orgânico nas redes sociais. Isso porque um conteúdo feito de pessoa para pessoa tem maior aceitação dos usuários.

Um bom influenciador digital pode levar os seus produtos e serviços a um número cada vez maior de potenciais clientes, além de aumentar o envolvimento dos seguidores com a sua marca. Mas, atenção: é essencial que essa parceria seja feita com um profissional que tenha credibilidade e esteja dentro do perfil e crenças do seu negócio.

Para essa estratégia alcançar os resultados esperados, uma boa dica é acompanhar o conteúdo que está sendo produzido. Embora não seja recomendado atrapalhar a liberdade criativa do influenciador, é preciso ter certeza do valor e relevância desse material.

4. Interaja com o seu público

O principio básico de qualquer rede social é a interação. Por isso, é muito importante criar o hábito de checar e responder os comentários e mensagens recebidas na sua página. Afinal, você não vai querer que ninguém saia reclamando da sua marca por ter sido ignorado, não é mesmo?

Tire dúvidas, responda solicitações e mostre interesse por quem manda sugestões e críticas para as suas redes. Além de contribuir para que os seus seguidores atuais fiquem satisfeitos e continuem acompanhando seu conteúdo, essa estratégia aumenta a visibilidade e ajuda a propagar o boca a boca positivo sobre a postura da sua marca com os clientes.

5. Utilize o storytelling a seu favor

Embora contar histórias seja uma arte milenar, o storytelling continua sendo uma estratégia muito eficaz no marketing digital ainda nos dias de hoje. Criar boas narrativas nas redes sociais e atrelar os seus produtos e serviços a elas é uma das formas mais rápidas e eficientes de cativar e ocupar um lugar de destaque na mente dos seus consumidores.

Muito mais do que simples postagens com divulgação de um produto, é preciso criar histórias atrativas e relevantes em cada conteúdo publicado. As redes estão cheias de marcas querendo aparecer, e o storytelling pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para se destacar e aumentar o alcance de forma orgânica.

6. Tenha um cronograma de postagens

Se você faz postagens uma vez ou outra, de forma totalmente aleatória, dificilmente vai conseguir aumentar o alcance orgânico na sua página. Para otimizar seus conteúdos, é preciso publicar de maneira regular, sempre nos horários de maior engajamento dos seus seguidores.

Ao postar conteúdos de qualidade com frequência, você aumenta o engajamento e a interação dos seguidores atuais. Além disso, a probabilidade de alcançar usuários diferentes será cada vez maior. O Facebook, por exemplo, dá prioridade de exibição para páginas que estejam realmente ativas.

Mas é preciso ter cautela na hora de preparar um cronograma de postagens. Afinal, de nada adianta você incomodar os seus seguidores com conteúdos novos a cada cinco minutos. É preciso encontrar o equilíbrio ideal para que sua marca seja vista e lembrada pelos consumidores, sem se tornar chata ou invasiva.

Como podemos perceber, existem diversas formas de melhorar os resultados da sua marca nas redes sociais. Embora essas dicas sejam ótimas para ajudar a potencializar sua página, é muito importante contar com o apoio e a orientação de profissionais experientes no assunto para diagnosticar o alcance da marca e propor novas soluções.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre a otimização do alcance orgânico das suas páginas nas redes sociais? Entre em contato com a gente e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

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