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6 dicas essenciais para estruturar a sua gestão de leads de forma eficiente

Você sabia que uma gestão de leads eficiente pode ser a principal chave para o sucesso das estratégias de marketing do seu negócio? Por isso, é importante estar atento a cada etapa desse processo, certificando-se que elas são aplicadas corretamente de acordo com o seu público, demanda e objetivos.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto apresentamos 6 dicas sobre como estruturar a gestão de leads do seu negócio de forma eficiente e lucrativa. Confira!

1. Colete informações sobre os leads

A primeira etapa da gestão de leads é a coleta de informações sobre eles. Afinal, é impossível trabalhar uma estratégia de ações eficientes se você não souber exatamente para quem está falando.

Quando um visitante interage com uma determinada campanha, seja assinando a newsletter ou se envolvendo com um post nas redes sociais, e se torna um lead, é possível coletar diversas informações sobre o seu comportamento e interesses. Essa é a primeira oportunidade para conhecer o seu potencial cliente, começar a entendê-lo e pensar em soluções para atraí-lo.

É importante ter em mente que quanto mais interações o lead tiver com as suas ações de marketing, maiores são as chances de coleta de dados. Você precisa usar isso a favor do seu negócio! Lembre de que essas informações serão fundamentais para qualificar os seus leads e adaptar sua estratégia para conseguir os melhores resultados.

2. Use as métricas adequadas

Quais são as métricas que o seu time de marketing usa para acompanhar a gestão dos leads? A escolha adequada dos indicadores de desempenho é essencial para garantir que as suas ações realmente caminhem na direção certa. Como o próprio nome sugere, as métricas de vaidade só servem para inflar o ego dos profissionais de marketing e muita vezes podem confundir a análise dos resultados reais. Por isso, fique atento!

Qual é o objetivo da sua gestão de leads? Quais são as metas que precisam ser alcançadas em cada etapa da jornada de compra dos seus clientes? É preciso ter essa resposta bem definida na mente de todos os envolvidos nesse processo. Assim, você garante que o acompanhamento das ações e análise de desempenho vai ter como base métricas que realmente façam sentido.

3. Faça a nutrição com conteúdo relevante

A nutrição é parte fundamental da gestão de leads e precisa ser feita de forma estratégica e eficiente. Afinal, de nada adianta captar potenciais clientes e deixar essa base de contatos ignorada em mais uma lista, não é mesmo? Depois de coletar informações sobre os seus leads, você vai ter dados suficientes para criar e fazer a oferta de conteúdos que sejam realmente relevantes para eles.

Esse é o momento de encantar, despertar o interesse e se posicionar como autoridade para os seus potenciais clientes. Além de ser muito importante para direcionar os leads ao fundo do funil de vendas, a nutrição com conteúdo de qualidade pode ajudar a filtrar aqueles que realmente podem se converter em clientes daqueles que foram para na sua lista de forma “aleatória”.

4. Invista em um sistema de pontuação

A qualificação dos leads é uma etapa super importante e decisiva no processo de gestão de leads. É nela que será possível identificar o posicionamento dos usuários no funil de vendas para, assim, estabelecer as melhores estratégias para trabalhar com cada um deles. Atualmente, o método mais eficaz de qualificar os leads é por meio de um sistema de pontuação. Os leads ganham pontos de acordo com a sua proximidade com o perfil de público ideal, interação com as ações de marketing, dentre outras coisas.

Você pode personalizar o sistema de pontuação de acordo com as necessidades do seu negócio, mas é importante que ele ajude a classificar os leads a partir das chances reais de conversão. Para isso, é possível usar as informações coletadas ao longo do processo de gestão. Lembre-se de que nem sempre um lead está pronto para avançar no funil de vendas. Cada usuário tem seu ritmo de compra e você precisa estar preparado para oferecer um conteúdo efetivo em cada fase da gestão.

5. Integre os times de marketing e vendas

Embora a integração seja um conceito importante para o universo corporativo, ainda é muito comum encontrar empresas que trabalhem com suas equipes de marketing e vendas totalmente afastadas. Contudo, se essa é a realidade do seu negócio, a gestão de leads vai obrigar você a repensar essa situação.

A integração do marketing com o time de vendas é fundamental para otimizar as conversões finais da gestão de leads. Além disso, esse contato direto entre os dois setores pode contribuir para identificar qual perfil de leads gera mais vendas e quais precisam ser mais trabalhados.

Outro ponto importante da integração das equipes diz respeito ao histórico de cada lead. Cabe ao marketing passar todas as informações relevantes sobre os usuários para que os vendedores façam a abordagem mais adequada e aumentem as chances de vendas. Lembre-se de que a troca de informação e até mesmo de resultados é capaz de potencializar as ações e tornar a sua gestão de leads ainda mais eficiente.

6. Mensure os resultados e otimize o processo

De nada adianta trabalhar em uma estratégia de gestão de leads incrível se você não mensurar os resultados, certo? Afinal, com essa postura será impossível saber quais ações realmente funcionam e o que não passa de perda de tempo. Por isso, é importante acompanhar todas as etapas da sua gestão, mensurar o resultado de cada ação realizada e, assim, encontrar as melhores formas de otimizar o processo gradualmente.

Com essa rotina de análise será possível identificar o que funciona, se o sistema de pontuação está correto e até mesmo a eficiência dos fluxos de nutrição. Lembre-se de que, tão importante quanto a gestão em si, é manter a organização das suas ações, escolher as métricas adequadas e mensurar todos os resultados obtidos.

Se você quer ainda mais excelência na gestão de leads, é fundamental contar com a experiência e conhecimento avançado da Digital Land sobre o assunto. Assim, é possível ter ainda mais segurança em cada etapa do seu processo e, consequentemente, otimizar o retorno alcançado.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre a gestão de leads? Entre em contato conosco e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas no assunto.

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