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As redes sociais mais usadas pelos jovens e o novo comportamento online

Os celulares deixaram a experiência com a internet muito mais dinâmica e interessante para os usuários. Várias mídias surgiram e também se adaptaram para esse formato de acesso. As redes sociais mais usadas pelos jovens são uma excelente ferramenta para aproximar a sua marca deste público cada vez mais engajado e interessado em estar conectado com as empresas.

Conheça as plataformas mais usadas por essa geração e quais mídias são consideradas ultrapassadas, sem tanta relevância para os Millennials (expressão usada para esse público, considerado os nascidos entre 1980 e 2000). Neste artigo, você ainda aprenderá como a interpretação dessas informações ajuda a entender o comportamento do usuário, suas preferências de interação e forma de consumo.

Veja como o Snapchat é uma das redes sociais mais usadas pelos jovens

Dependendo da sua idade, você provavelmente ouviu falar do Snapchat nos últimos anos, mas talvez já esteja pensando que ele morreu. Isso porque a rede teve uma queda no crescimento, mas muitos Millennials continuam acessando-a com frequência. Por isso, é preciso que a marca tenha uma personalidade bem-desenhada para uma atuação orgânica nessa rede social.

Afinal, ela tem um ar mais descolado, principalmente por 2 motivos:

  1. Conteúdo efêmero: tudo o que é postado some após um tempo.
  2. Filtros: eles trazem um ar mais descontraído, como aqueles famosos em que parecia que uma cachoeira de arco-íris saía da boca da pessoa.

Para apostar em uma campanha para jovens no Snapchat, é importante entender que o público não espera produções muito bem feitas, com ar publicitário. Apesar de ter um foco no entretenimento, a audiência espera conteúdos relevantes, ou seja, aprender algo com a sua marca. Aproveite a característica transitória para lançar promoções que direcionem vendas online.

Entenda por que o Instagram ganha cada vez mais usuários Millennials

Esse é um dos possíveis motivos de o Snapchat ter parado de crescer: quando o Instagram, rede social com foco em fotos e imagens, lançou o Intagram Stories. Essa foi mais uma possibilidade da plataforma para os usuários, o compartilhamento de pequenos vídeos. Como os jovens têm mais facilidade com as tecnologias, a produção e compartilhamento de vídeos é muito bem aceita por esse público.

Informações leves e imagens bem-produzidas são mais compartilháveis por aqui. Lembre-se de que essa é uma rede bem-dinâmica e que ainda conta com outras vantagens como:

  • é considerada a preferida pelos usuários jovens;
  • eles acessam para conhecer novos produtos e promoções;
  • as buscas têm uma característica de serem feitas de uma forma bem-específica nessa rede social.

Se você decidir apostar nessa rede social para aumentar a conexão com os Millennials, aproveite que o Instagram pertence ao Facebook, use as ferramentas para definir sua persona, criar anúncios mais direcionados e otimizar seus resultados.

Use o Whatsapp para solucionar dúvidas e atendimentos imediatos

Quando o assunto é a comunicação dos jovens, o Whatsapp precisa ser lembrado. Um dos mais acessados para a troca de mensagens dessa persona, ele também está entre as mídias preferidas.

Existem muitas formas de criar um relacionamento nessa plataforma. As listas de transmissão são um exemplo de entrega de conteúdo de qualidade, sem grandes manutenções como o caso dos grupos onde todos interagem.

Além disso, você pode criar estratégias para promover conteúdos em outros canais da sua empresa, como links para vídeos ou artigos no seu site e blog. Experimente também realizar campanhas com brindes e cupons de desconto ou usar chatbots para responder dúvidas frequentes, vencer objeções de compras e sugerir compras de acordo com o perfil do consumidor.

Descubra como usar o Facebook para se conectar com o público jovem

Apesar de o Facebook continuar sendo uma boa opção para fortalecer a presença digital da sua marca, ele não tem sido mais tão usado pelos Millennials. As especulações para a queda dessa plataforma entre os jovens são muitas, como o fato de ter passado o tempo em que era novidade, ou porque agora é um ambiente em que o jovem se conecta a pessoas como seus pais e avós.

Mesmo assim, até mesmo as pessoas mais velhas — e os jovens também —, que preferem continuar usando a maior rede social do mundo, se deparam com algumas características que podem atrapalhar a experiência do usuário:

  • as publicações não são mais exibidas para todas as pessoas que estão seguindo a empresa;
  • os anúncios têm muito mais visibilidade do que as postagens orgânicas, criando um ambiente mais publicitário, podendo parecer algo invasivo.

Ainda assim, sua empresa pode ter uma página no Facebook com informações relevantes, criar eventos e apostar em soluções criativas, como os chatbots no Messenger do Facebook, para escalar o atendimento com a sua audiência.

Confira se é possível usar o Twitter em campanhas de sucesso

Famoso por possibilitar a troca de informação em curtos textos, o Twitter foi sim muito usado por essa geração que agora já não está mais muito ligada nessa rede social. Claro que uma característica do comportamento dos jovens é justamente buscar as novidades, querer mudanças, mas pode ser que a rapidez das pesquisas por voz no Google tenham trazido um rival muito forte para desbancar a plataforma.

As campanhas com hashtags surgiram aqui e ainda têm mais chances de propagar nesse canal. Além disso, as frases curtas são fontes de inspiração para muitos memes, que têm seu lugar no coração desse público e da rede social. Ainda é possível gerar um engajamento, fazendo o branding da sua empresa no Twitter.

Observe as informações certas sobre cada tipo de rede

A arte da presença online está ligada a conseguir se conectar com as pessoas certas, da forma adequada e no timing ideal. Para isso, é importante que a personalidade, tom de voz e linguagem da empresa sejam bem desenvolvidos. Ainda, você deve observar o que está falando, esse relacionamento está ligado à arte de contar histórias, e o storytelling pode ajudar nesse assunto.

Como você viu, as redes sociais mais usadas pelos jovens provavelmente estarão sempre mudando. Afinal, a busca por novidades é uma característica desse público. Para melhorar a experiência do usuário, entenda qual é a qualidade de cada rede social e adapte a comunicação da sua empresa de acordo com cada plataforma.

Ainda assim, é importante estar em sintonia com as preferências do seu público. Por isso, convidamos você a ler nosso e-book sobre o comportamento das pessoas na internet e criar campanhas direcionadas para o sucesso!

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