O marketing digital potencializou o relacionamento da marca com o usuário. Além de posicionar o seu negócio, transmitindo o propósito da empresa, você engaja e conquista novos fãs. A produção de conteúdo é uma das principais estratégias nesse sentido, pois, além de atrair as pessoas certas, ela educa o lead para as vendas e ainda ajuda na satisfação dos clientes.
Independentemente do nicho de mercado, a maioria das empresas considera essa estratégia para fortalecer a presença digital e atingir as metas de marketing. Nessa hora, pela nossa experiência aqui na agência, percebemos que é preciso vencer o lugar-comum e oferecer informações relevantes de uma forma surpreendente. Confira nossas dicas e encante a sua audiência com seus materiais!
Elabore um calendário e uma linha editorial
No inbound marketing, você já deve ter ouvido falar que uma das principais características do conteúdo é a frequência, certo? Isso porque, para cativar o público, é preciso que ele saiba quando tem novidades. Não adianta publicar vários artigos e dezenas de postagens sociais em um dia e desaparecer nas semanas seguintes. O calendário editorial é um cronograma para ajudar nisso.
Para aproveitar momentos estratégicos, como datas comemorativas, e ter sempre algo novo para a audiência, conte com o apoio de um calendário editorial. Ele serve para:
- fazer o levantamento de assuntos relevantes;
- desenvolver as pautas e definir os formatos para os materiais;
- auxiliar na pesquisa das palavras-chave usadas em outros materiais da sua empresa;
- visualizar, de forma rápida, o conteúdo que já foi, está sendo e será produzido;
- registrar os responsáveis pelas atividades e datas de produção do conteúdo, publicação e divulgação nas mídias sociais.
A linha editorial, além de conter o calendário, documenta a personalidade da sua marca. Como você deseja que a sua empresa se comunique com os usuários? Defina o tom da linguagem, posicionamento, termos que devem ser evitados e, de preferência, apresente materiais de referência. Dessa forma, outras pessoas terão clareza para produzir os conteúdos.
Tenha uma produção de conteúdo relevante para o público
Às vezes, você encontra materiais fantásticos, com um humor muito bom e, sem entender o motivo, eles não convertem! Talvez você esteja falando para a pessoa errada. Por isso, é fundamental que você descubra quem é a persona do seu negócio. Um aprimoramento do seu público-alvo, a persona apresenta detalhes como problemas, desejos e até mesmo objeções de compra.
Imagine que uma rede de calçados faz um estudo de mercado, ela poderia encontrar as seguintes personas:
- Paulo, 39 anos, tem dois filhos e trabalha em um cargo de gerência. Sem muito tempo, ele gosta de aproveitar as promoções que encontra para comprar os tênis das crianças ao passar pela loja. Seu maior desafio é escolher algo que realmente agrade aos filhos;
- Fernanda, 23 anos, recém-formada em administração, está sempre pesquisando na internet para descobrir como usar o vestuário adequado com sua profissão. Apesar disso, ela prefere experimentar o calçado antes da compra, finalizando seus pedidos em lojas físicas.
Agora pense na diferença da pauta, abordagem do conteúdo e até mesmo canais de comunicação para atrair cada uma dessas personas?
Sim! Você pode ter personas diferentes
Uma informação importante: você pode trabalhar com mais de um perfil de cliente potencial. A única preocupação deve ser em criar conteúdos direcionados apenas para um público por vez e, ao montar as estratégias, ter essa consciência. Se a persona existe para entregar algo exclusivo, você precisará respeitar essa regra.
Use a experiência do usuário e aumente a interação
Esse conceito é muito importante para se destacar. Você deve desenvolver recursos para que a sua audiência se relacione com a marca de uma forma pessoal. Hoje, o prospect pesquisa mais, é consciente e exigente. Além disso, ele provavelmente não está interessado em perder tempo. Alguns princípios da UX (user experience, ou experiência do usuário) podem promover conteúdos encantadores e inesquecíveis!
Algumas características que podem ajudar:
- usabilidade: a navegação precisa ser fácil e intuitiva, facilitando a experiência da pessoa com os diversos formatos de conteúdo, além da navegação;
- responsividade: com a tendência mobile, seu site, bem como o conteúdo, deve se adaptar aos mais diversos formatos de tela;
- arquitetura da informação: a organização das informações, como em um texto, por exemplo, que usa recursos como os intertítulos, negritos, imagens e recuos para melhorar a escaneabilidade e leitura;
- design de interação: além da estética, observar outros parâmetros como som, movimento e espaços de respiro, colaborando para que seus visitantes permaneçam por mais tempo nas páginas;
- qualidade do conteúdo: se você já seguiu as dicas que apresentamos nos tópicos anteriores, uma especial aqui é que o conteúdo precisa ser prático, útil e não adianta prometer uma solução fantástica e não entregá-la.
Implemente recursos de escrita poderosos
Existem algumas ferramentas que ajudam prender a atenção da audiência. Lembre-se delas para potencializar seus conteúdos e produza materiais que se destacam:
- copywriting: uma técnica que ajudará você a ser mais chamativo. Especial para a criação de títulos e chamadas, também pode ser implementada ao longo do conteúdo, como o emprego da palavra “você”, para deixar o discurso mais próximo e fluído, por exemplo;
- storytelling: é um recurso especial para prender a atenção do público, envolvê-lo, encantá-lo. Usado para o desenvolvimento de roteiros, essa técnica é também conhecida como a arte de se contar uma história;
- neuromarketing: além de se preocupar com aspectos visuais que podem influenciar em emoções, como autoridade e desejo, a estratégia de neuromarketing auxilia na produção de conteúdos adicionando recursos como a PNL (programação neurolinguística) e os gatilhos mentais.
Conte com especialistas e encante sua audiência
Provavelmente, você percebeu que a produção de materiais relevantes e que atraem o público certo pode ser simples, mas contam com muitas etapas até o sucesso. Uma agência digital, com serviços de inbound marketing, pode ser uma forte aliada. Você conta com profissionais especializados nas diversas competências e aproveita as tendências que realmente funcionam.
Uma produção de conteúdo de qualidade atende a todas as etapas do funil de vendas, por isso, é importante que a sua empresa implemente essa estratégia. Documente uma linha editorial e programe a produção e postagens com o calendário. Contrate uma agência digital e alinhe suas informações com a persona, usando a experiência do usuário para gerar engajamento e interação.
Para avançar na produção de conteúdo, conquistando os melhores resultados dessa técnica, outro ponto importante é o rankeamento das suas páginas. Leia nosso artigo sobre a importância de uma consultoria de SEO para o seu negócio e invista em estratégias que transformam!