Entenda a importância da inteligência de dados e como aplicá-la na estratégia da sua empresa -– Digital Land

Entenda a importância da inteligência de dados e como aplicá-la na estratégia da sua empresa

Entenda a importância da inteligência de dados e como aplicá-la na estratégia da sua empresa
"Apróx. 6 min de leitura".

O sucesso de qualquer estratégia de marketing depende diretamente da capacidade que a empresa tem de acompanhar os movimentos e as tendências do mercado. Em um cenário como o de hoje, no qual a transformação digital vem alterando as jornadas de compra e venda, isso se mostra ainda mais relevante. Não é à toa que cada vez mais negócios investem na digitalização de seus processos.

A transição para o digital facilita o trabalho da gestão em diversos sentidos, que vão desde o cumprimento de tarefas cotidianas até a tomada das decisões mais importantes. Isso porque, além das tecnologias envolvidas nesse fenômeno, existe o abundante volume de dados gerados diariamente, que podem trazer insights importantíssimos para sua estratégia.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos nos aprofundar na inteligência de dados, explicando a importância de adotar a abordagem e mostrando o caminho para você implementá-la em sua companhia. Continue lendo e confira!

Em que consiste a inteligência de dados?

O termo inteligência de dados é bem autoexplicativo, concorda? Trata-se do ato de utilizar a coleta e análise de informações para tomar decisões estratégicas. Pode parecer um conceito antigo, mas sua atual relevância se deve ao enorme volume de dados que podem ser coletados e analisados com o auxílio de práticas ou ferramentas modernas.

O que está por trás dessa abordagem é a organização. O material coletado deve ser organizado de modo a facilitar sua análise e potencializar o ganho de insights. O uso dessas informações evita achismos e garante tomadas de decisões mais embasadas, resultando em maior probabilidade de sucesso.

Qual é a importância dessa abordagem para a empresa?

Hoje, não utilizar a inteligência de dados significa entregar o jogo para os concorrentes. A prática é adotada por todos os líderes de mercado, justamente devido aos benefícios que acarreta para o negócio. Em um cenário dinâmico e com mudanças rápidas, como o atual, tomar decisões baseadas em dados é a única maneira de adotar estratégias eficientes.

Pense, por exemplo, em uma empresa que busca expandir suas operações para outros mercados, mas ainda precisa escolher quais. Se ela optar pela análise de informações coletadas, será possível avaliar as localidades com maior potencial de sucesso e garantir mais segurança ao investimento. A mesma lógica se aplica a qualquer departamento da companhia.

O atendimento ao cliente é um setor que precisa conhecer as peculiaridades do público consumidor para providenciar uma experiência qualificada. Já o time de conteúdo necessita dos insights para criar materiais de valor e engajar a audiência, enquanto o operacional pode contar com os dados para avaliar e elevar a produtividade das equipes.

No fim das contas, esse tipo de inteligência se torna um aliado inquestionável para a gestão de qualquer empreendimento. Mas, se o objetivo for fazer uso de tantos benefícios, é preciso adotar uma cultura focada nesse sentido — e é sobre o assunto que vamos tratar no próximo tópico.

Como implantá-la na sua companhia?

Quando falamos em transformação digital, os menos atentos podem pensar que basta comprar tecnologia de ponta e esperar os resultados aparecerem. Contudo, o conceito diz respeito muito mais a uma mudança estrutural na companhia, capaz de fazer com que os processos internos girem em torno de uma abordagem voltada para o digital.

Com a inteligência de dados, a ideia é semelhante. Não basta coletar informações e utilizar softwares especializados em análise se a mentalidade da sua empresa não estiver preparada para colocar tudo isso em prática. É preciso, portanto, construir uma cultura voltada à tomada de decisões embasadas por dados. Para fazer isso, comece contemplando as dicas a seguir.

Faça um planejamento

Como você já sabe, a implementação de qualquer novidade na empresa depende de um planejamento eficaz. Para começar, o primeiro passo é realizar um estudo profundo sobre a situação do negócio, listando os pontos fortes e as principais carências na área de coleta ou armazenamento de dados. Esse exercício de autoconhecimento servirá como norte para o desenvolvimento da estratégia.

Além de observar sua própria companhia, mantenha os olhos nos concorrentes. Entender a forma como executam a inteligência por dados e os resultados que alcançam com ela gera insights que, se aplicados dentro do contexto da sua empresa, podem se mostrar bastante efetivos.

Depois de descobrir o que sua empresa necessita e aquilo que os concorrentes estão fazendo, você terá uma noção de como agir para alcançar suas metas, que também devem ser definidas no planejamento.

Defina os métodos a serem utilizados

Existem muitas formas de coleta e análise de dados que podem ser adotadas. É possível usar os métodos que melhor se encaixam na sua companhia, mas é importante padronizá-los. Ao fazer isso, a gestão ganha a possibilidade de monitorar os resultados do processo e realizar eventuais melhorias.

Também é importante estabelecer métricas que indiquem o desenvolvimento da inteligência de dados. Além de possibilitar o aprimoramento da estratégia, os indicadores são essenciais para comprovar a eficácia da abordagem a seus sócios ou superiores.

Prepare a equipe

Se a equipe não for capacitada para tratar os dados e tomar decisões baseadas neles, toda a ideia será comprometida. É por isso que, ao realizar o estudo sobre sua companhia, você deve identificar se há a necessidade de contratar novos colaboradores ou investir em programas de capacitação para as equipes.

Para facilitar o processo, defina os responsáveis por sua execução. Esses profissionais devem ser encarregados de supervisionar o treinamento dos colaboradores e a implantação da ideia, reportando sua evolução para a gestão. Além disso, eles precisam estar preparados para passar feedbacks que auxiliem no desenvolvimento das equipes.

Considere a ajuda de uma empresa especializada

Para implementar a inteligência de dados, nada melhor do que contar com um parceiro qualificado. Empresas especializadas no assunto, como a Digital Land, vão ajudar seu negócio a transformar as estratégias digitais em resultados reais. Isso acontece, entre outros fatores, devido à expertise no uso das tecnologias mais relevantes e ao conhecimento aprofundado de mercado.

A Digital Land oferece uma equipe multidisciplinar, garantindo um gerenciamento excelente para todas as frentes do seu projeto digital. São profissionais de diversas áreas, como as focadas no desenvolvimento para web e na criação de designs que prezam pela usabilidade e experiência mobile.

Implementar a inteligência de dados em sua empresa é requisito básico se você busca aprimorar a qualidade das operações. A coleta e análise de informações gera um embasamento essencial para as atividades estratégicas do empreendimento, desde que você saiba como direcionar sua cultura organizacional a esse caminho.

Ao longo do conteúdo, falamos um pouco sobre os serviços da Digital Land. Quer saber mais sobre como podemos ajudar seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo!