Como está a presença digital da sua marca? -– Digital Land

Como está a presença digital da sua marca?

Como está a presença digital da sua marca?
"Apróx. 4 min de leitura".

Ter uma presença digital forte é um requisito cada vez mais relevante para as empresas que querem se destacar no mercado. Afinal de contas, atualmente o consumidor usa a internet como uma poderosa ferramenta de pesquisa para buscar informações sobre produtos e marcas do seu interesse antes de realizar uma compra.

Quando sua empresa tem uma boa estratégia digital, a tendência é que seja facilmente encontrada pelo público-alvo. Isso significa mais oportunidades de gerar vendas e lucrar. Quer atrair mais clientes? Confira a seguir como o investimento em presença digital ajuda nesse objetivo!

O que é presença digital e como ela é construída?

Diferentemente do que muitos empreendedores pensam, a presença digital vai além de fazer divulgações na internet, ter um site ou blog e investir em anúncios patrocinados. Trata-se da maneira com que sua marca utiliza as ferramentas digitais para se tornar relevante e transmitir confiança aos consumidores.

Para se posicionar corretamente, a empresa deve estudar o seu público-alvo e, a partir daí, criar personas. Com essas informações em mãos, é possível elaborar um planejamento incluindo as estratégias e ferramentas adequadas para as características dos consumidores que acompanhem as suas metas. Em suma, os quatros passos para construir uma presença digital são:

  • criar o seu branding para garantir um bom posicionamento da marca;
  • produzir conteúdo de qualidade para as plataformas digitais;
  • estabelecer um relacionamento genuíno com a persona para gerar engajamento;
  • monitorar os resultados para promover melhorias contínuas.

Quais são os fatores que aumentam a presença digital?

Ao fazer uma busca na internet, a maioria das pessoas clica nos primeiros resultados elencados pela página. Portanto, é fundamental adotar estratégias que alavanquem a sua marca nas buscas orgânicas no Google, Bing e demais plataformas. Veja abaixo quais são os fatores que impulsionam a sua presença digital.

Presença ativa nas mídias sociais

As redes sociais aproximam a marca dos seus potenciais clientes. Por meio de um perfil nessas plataformas, a empresa pode analisar o que o público-alvo está falando da marca, bem como as suas expectativas e reclamações. Também é possível usar as mídias como um SAC, prestando atendimento rápido e eficaz.

Desse modo, você pode planejar posts com uma abordagem apropriada para o seu público, o que contribui para gerar engajamento. Além disso, vale ressaltar que as postagens devem ser regulares, caso contrário a marca pode passar uma impressão de abandono e afastar os visitantes. 

Uso do e-mail marketing

Com a captação dos e-mails dos internautas que visitam o seu site, é possível criar uma lista de mailing potencial, ou seja, de pessoas que têm interesse em consumir os seus produtos ou serviços.

Portanto, o uso do e-mail marketing é altamente recomendado para melhorar a presença digital, já que permite apresentar sua marca e estimular a compra. Outro benefício dessa ferramenta é possibilitar a mensuração das campanhas, como a taxa de abertura dos e-mails e a quantidade de receptores que clicaram nos links enviados.

Adaptação para mobile

De acordo com uma pesquisa da Telebrasil, 97% dos brasileiros acessam a internet pelo celular. Para deixar a navegação mais confortável aos consumidores, é imprescindível seguir uma estratégia mobile, que consiste na adaptação do seu site e dos conteúdos para a tela dos dispositivos móveis.

Os aplicativos também são grandes aliados, pois oferecem uma navegação intuitiva, que facilita a interação das pessoas com os seus serviços. Isso agrega praticidade para o cotidiano dos seus clientes.

Atualização do site e blog da empresa

O site é o principal canal de uma empresa na internet, pois é a partir dele que os internautas podem localizar o seu negócio, conhecer seus produtos e entrar em contato. Portanto, é importante que ele tenha uma identidade visual padronizada, um bom design e seja otimizado.

Muitas empresas investem no site, mas se esquecem se criar um blog, o que é um grande erro. O blog é uma ótima ferramenta para educar o público sobre os serviços que você oferece, ajudando-o a tomar a decisão de compra. Para se mostrar confiável, essa página deve ser abastecida frequentemente e com conteúdos relevantes.

O marketing na internet é essencial para o sucesso dos empreendimentos, visto que melhora a visibilidade e credibilidade das marcas. Para tanto, é preciso reforçar a presença digital constantemente, utilizando ferramentas atuais e estratégias condizentes com o perfil do seu público-alvo e os objetivos empresariais. Com um suporte especializado, você pode preparar um planejamento personalizado para suas necessidades e obter melhor resultados.

Quer aumentar sua presença digital? Entre em contato com a Digital Land e descubra como podemos ajudar!