Marketing para millennials: você sabe como fazer? -– Digital Land

Marketing para millennials: você sabe como fazer?

Marketing para millennials: você sabe como fazer?
"Apróx. 6 min de leitura".

Nascidos entre 1977 e 2000, os millennials ou Geração Y representam uma grande força consumidora mundial. Sempre conectados e diversificados em relação às suas preferências, essa geração está no foco principal da publicidade atual.

Ao contrário dos babies boomers, eles não se impressionam com as formas tradicionais de divulgação e, qualquer empresa que quer conquistá-los, precisa ter uma estratégia direcionada, ou seja, desenvolver o marketing para millennials.

Mas você sabe como é possível fazer isso? Neste texto, vamos mostrar os principais cuidados ao criar campanhas para esse público. Entenda!

Quais são os desafios para elaborar marketing para os millennials?

É preciso entender algumas características dessa geração antes de se aventurar nas campanhas. Primeiramente, diferente dos babies boomers (nascidos entre os anos 60 e 70), os millennials são mais escolarizados, têm uma visão mais flexível em relação aos padrões e menos preconceitos. A seguir, vamos explicar com detalhes alguns desafios para o marketing nesse caso. Continue!

Canais variados

É importante notar que os millennials cresceram em um ambiente em que a internet já existia. Diferente da geração anterior, eles tiveram e têm acesso a diferentes canais proporcionados em um só lugar: a rede.

A geração posterior, por exemplo, foi influenciada, em grande parte da vida, por meios (TV, rádio e impressos) que exigiam um comportamento mais passivo. Não havia chance para contestação, ou mesmo, comparação. A empresa que pagava mais, tinha mais espaço para mostrar os seus produtos.

Com a internet as coisas é diferente, além de ser bem mais acessível, independente do tamanho da companhia, ainda proporciona locais para que os consumidores expressem as suas opiniões. Essas características mudaram completamente a relação entre compradores e vendedores.

Diferente linguagem

A personalização da linguagem ganha um destaque aqui. Isto porque millennials têm sua individualidade bem definida, e isso, é possível constatar tanto pelas redes sociais, quanto pelas suas preferências de consumo de mídia.

A comunicação não pode ser tradicional e direcionada a padrões. A empresa deve conhecer bem o seu cliente e desenvolver uma linguagem mais direcionada se quiser conseguir conquistá-lo e, principalmente, fidelizá-lo.

Atenção às necessidades

Os millennials têm como características o imediatismo, a simplicidade e a atenção multifacetada. Para produzir a campanha certa para esse público é preciso estar atento a esses traços.

É fundamental desenvolver conteúdos que sejam interativos e que se adaptem a diferentes canais. Além disso, a velocidade de resposta por parte da empresa deve ser rápida, pois, como há muitas opções, millennials não veem problemas em trocar uma marca se não atendem às suas necessidades.

Autenticidade dos produtos

Reforçando a personalização, é importante saber que os millennials não só querem uma publicidade individualizada, eles também querem adquirir produtos ou serviços que traduzam seu estilo de vida e valores.

A escolha da marca tem mais a ver com seus gostos pessoais do que a influência de algum vendedor. É preciso que ela tenha algo a dizer, em especial, que tenha relação com eles.

A opinião de outros usuários importa

Para fazer sucesso entre os millennials, as companhias não podem só confiar em um bom marketing. Se seus produtos não agradam ou não têm qualidade, as chances de fracassos são grandes. Isto porque, essa geração confia mais na opinião de outros usuários, sendo consumidores frequentes de sites de reclamação, de resenhas dos produtos, entre outras ações.

Os millennials tomarão a decisão sozinhos a partir de suas pesquisas e analisando o que funciona melhor. Para eles, a pessoa vem antes da marca, por isso, conceitos como digital influencer funcionam tão bem para esse público.

Quais são os erros cometidos pelas marcas no relacionamento com este público?

Até aqui, vimos como os millennials são uma geração que preza pela personalização e pluralidade de canais, além disso, tendem a ter uma resistência ao tradicional. Com características tão peculiares, não é raro que as empresas acabem errando na hora de desenvolver uma campanha de marketing. Neste tópico, vamos mostrar três erros bem comuns na hora de fazer publicidade para esse público. Confira!

Não ter valores sustentáveis bem definidos

Quase 74% dos millennials brasileiros preferem marcas com valores voltados para a responsabilidade social. Logo, a empresa não pode só ter uma estética agradável, ela precisa também estar atenta ao que acontece no planeta. Eles querem uma marca que coloca os valores humanos e do planeta à frente do lucro. É preciso investir em ações sustentáveis, além de ter uma postura alinhada aos valores de igualdade de gênero, salários justos, entre outras condutas.

Não terem autenticidade em seus produtos ou serviços

Como destacamos ao longo do post, os millennials prezam pela personalização. Sendo assim, uma empresa que não oferece serviços ou produtos autênticos perde bastante. O resultado pode ser ainda pior se as suas propagandas apresentarem histórias falsas com celebridades mentindo sobre o produto.

A qualidade do conteúdo é fundamental, até porque, esse público costuma ficar 25 horas por semana consumindo informação. Sendo bastante exigentes em relação ao tipo que consomem, a autenticidade se torna fundamental.

Além do que, são um público que não só é espectador, ele também produz. Sendo mais propícios a comentar e divulgar aquilo que gosta e confia.

Não criar para diferentes canais

De fato, esse público não são consumidores ávidos de meios mais tradicionais como jornais e revistas. Para eles, a informação precisa estar em diferentes canais, como vídeo, áudio (podcasts), imagens, texto etc. Meios que são encontrados em um só lugar: na internet.

Empresas que não investem em criar para esses diferentes ambientes estão perdendo uma grande oportunidade de conquistar esses compradores.

Vimos até aqui como é possível criar marketing para millennials, uma geração que modificou a maneira de se fazer publicidade. Por suas características singulares, como a busca por autenticidade, a preocupação com o social e também a pluralidade no consumo de canais, esse público se torna um desafio para a maioria das empresas. É fundamental que as estratégias de divulgação estejam alinhadas com esses traços.

Gostou de saber mais sobre os millennials? Então, não se esqueça de compartilhar este texto e ajudar seus amigos a entender mais sobre essa geração!

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