Infelizmente, falta maturidade empresarial quando o assunto é o digital. #fato
Este já é um assunto maçante, mas, por incrível que pareça, existe uma imaturidade empresarial no Brasil quando o assunto é o digital. Se o princípio da venda de serviço ou produto é atrair, dialogar, se relacionar e seduzir o consumidor, a premissa básica é estar onde eles estão. E daí que vêm a minha indignação e preocupação, pois existem muitas empresas que acreditam que seu consumidor não está na internet, ou, se está, não consideram o canal relevante para sua marca ou compra. Não encarar a internet como vantagem competitiva, e não ter uma estratégia digital é entrar em uma guerra sem munição suficiente para vencê-la.
Então vamos lá, contra dados não existem argumentos:
Uma pesquisa da CETIC revela que somente 60% de todas as empresas do Brasil possuí um website. Ou seja, um mercado de 40% que não faz nem mesmo o básico. E ainda mais, um relatório divulgado pela IAB Brasil, de abril de 2014, destaca alguns dados sobre como os brasileiros acessam a internet.
E lá vamos a mais alguns dados deste relatório:
- Mais de 105 milhões de brasileiros tem acesso a internet.
- Mais de 50% dos usuários ativos na internet em casa e trabalho.
- Pessoas entre 25 e 49 anos utilizam a internet, em média, mais de uma hora por dia.
- 62% da classe C já tem acesso a internet.
Se isto ainda não é suficiente para você, agora pense nisso:
Houve um aumento de 112% no acesso a internet através de Smartphone. E 94% destas pessoas que estão plugadas no celular procuram por informações para resolver algumas questões em suas tarefas. E 80% dos brasileiros usam seus dispositivos móveis para encontrar informações sobre algum produto ou serviço que querem consumir, ao menos isso é o que o ‘pequeno’ Google tem a nos oferecer de informação.
E agora se convenceu?
E se além de tudo isso eu ainda te falar que o consumidor está mais preparado do que você na web? Não se sinta ofendido, pois eles buscam informações nas redes sociais, nos buscadores e olham reviews de produtos e serviços que outros postam sobre determinada marca ou produto. A “busca” deu poder ao seu cliente, e, se você não acompanhá-lo, você está morto nos negócios.
[text_box title=”O digital é mais do que uma realidade, é vida!” content_background_color=”a3a1a3″]Pessoas interagem a cada segundo com a internet e por diversos canais. Enquanto você está lendo este texto centenas de buscas estão sendo feitas. Você está nos resultados?[/text_box]
Veja um vídeo que o Google fez sobre esta realidade:
[youtube width=”900″ height=”400″ video_id=”rkhsq4CsT9Y” style=”no-style” position=”right”]
Bom, talvez agora você aceita os meus argumentos e pode pensar: “Ok, ok, amanhã mesmo vou pedir para meu sobrinho investir 200 Reais no Google, já que eu recebi um cupom pra começar a investir mesmo”. Parabéns! #SQN. Você ainda não entendeu a dinâmica do mercado. Acha mesmo que para ser assertivo o amadorismo é a solução? Deixaria seu sobrinho ou um amigo sem experiência cuidar da imagem de sua empresa diante de seus potenciais consumidores? Se respondeu que sim, não precisa mais continuar lendo este texto. Mas, se a resposta foi não, vem comigo.
Atualmente algumas empresas já estão se encontrando e tendo resultados no digital. Elas entenderam que é possível ter um bom resultado através do SEO, mídias sociais, links patrocinados, e-mail marketing, mobile e outros. Mas tenho a certeza que muitos não se preocupam com o planejamento e a estratégia em marketing digital. Desenhar uma estratégia alicerçada em KPIS sólidos e focada no resultado é extremamente importante. Quais canais devo investir após construir meu website? Que tipo de otimização preciso realizar? Quanto eu devo gastar em cada mídia? A resposta a estas perguntas, você encontrará após desenhar seu planejamento. Sua imagem e seu nome é praticamente tudo para você, saber zelar por ela exige profissionalismo.
Mas, para chegar neste ponto existem alguns processos envolvidos, onde dois dos mais preciosos, são o planejamento e a pesquisa. Nestes, pode-se descobrir o nicho e tendências para seu negócio, analisar clusters de palavras chaves, avaliar seu mercado on-line, sua marca e seus concorrentes, e muitos outros pontos que poderão ser determinantes para se construir uma estratégia digital sólida, e, a partir daí, escolher quais serão as mídias digitais que serão utilizadas, qual a melhor maneira de promover sua marca ou serviço e quais relatórios deve-se avaliar. Enfim, as possibilidades são inúmeras, mas a boa notícia é que não existe milagre, e sim, trabalho guiado por dados.
Por isso, se você já entendeu a importância do mundo digital, reflita nas seguintes perguntas: quais são meus objetivos? Quem são os meus consumidores? O que eles fazem? Como ocorre a jornada de compra? Como meus clientes se comportam na internet? Como vou me comunicar com eles? Como vou criar relacionamento?
Podemos lhe ajudar a desenvolver estes objetivos, por desenhar e gerenciar sua estratégia focada no sucesso de seu negócio.