Nos últimos anos, o avanço da tecnologia permitiu muitas mudanças na relação das empresas com o seu público, impactando também na divulgação de novos serviços e produtos. Mas você já ouviu falar em marketing imersivo ou sabe como ele funciona na prática?
Neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing imersivo e sua empregabilidade no mercado, trazendo exemplos reais de cases de sucesso no Brasil e no mundo. Continue a leitura e confira!
O que é marketing imersivo?
Como o próprio nome sugere, o marketing imersivo está relacionado com a ideia de criar ações para “mergulhar” ou imergir o público em uma determinada mensagem, conteúdo ou ideia de uma marca.
Encabeçado pela tecnologia de realidade virtual, o conceito de marketing imersivo surgiu no mercado nos últimos anos e tem conquistado um espaço cada vez maior entre as empresas que querem se destacar entre o público com ações diferenciadas e realmente atrativas.
E se tudo começou com o financiamento coletivo para o desenvolvimento de óculos de RV para jogos, hoje gigantes do mercado de tecnologia, como Google, Samsung, Sony e Microsoft estão envolvidos em projetos milionários para oferecer soluções personalizadas de imersão.
Como é a empregabilidade da realidade virtual no marketing?
É cada vez mais comum encontrar a junção de tecnologias com estratégias de marketing no mercado. E quando falamos em marketing imersivo, a empregabilidade de sistemas como o de realidade virtual se tornam essenciais para a criação de um projeto eficiente e atrativo.
Segundo projeção da consultoria IDC, o mercado de tecnologias imersivas deve atingir um valor de US$ 162 bilhões movimentados até 2020. E isso graças às diversas possibilidades de uso que estão sendo descobertas pelo mercado, que podem atuar em todas as etapas do relacionamento com o cliente.
Melhorar a experiência de compra se tornou um dos principais objetivos das empresas na atualidade, e a realidade virtual surge com formatos de interação cada vez mais originais e atrativos. Mas, para alcançar um resultado realmente positivo, é preciso contar com um planejamento estratégico que oriente todas as etapas da sua campanha.
É possível investir em tecnologias que simulem sons, aromas, dentre outros elementos lúdicos que consigam expandir a imersão do cliente no conteúdo da sua marca, a partir de óculos ou luvas de realidade virtual. Embora ainda seja recente, esse tipo de ação já é encontrado no mercado de turismo, moda, imobiliário e muito mais.
Quais são os principais cases de sucesso no assunto?
A realidade virtual sempre esteve presente nas obras de ficção. Mas desde que passou a fazer parte do mundo real, essa tecnologia se tornou presente em iniciativas gigantescas, com altíssimos investimentos, de algumas das marcas mais respeitadas do mundo.
A aplicação dessa tecnologia no mercado de negócios é realmente impressionante, principalmente quando falamos em áreas como marketing e vendas. Independente do porte ou segmento do seu negócio, é possível encontrar uma solução perfeita para as suas ações.
Volvo
Já pensou em fazer um test drive no SUV de luxo da Volvo sem sair de casa? Pois é exatamente essa a proposta do aplicativo Volvo Reality. Totalmente imersivo, o programa combina imagens do interior do veículo com filmagens de uma estrada no Canadá e só precisa de um smartphone e um Google Cardboard para funcionar.
O aplicativo é considerado o primeiro a oferecer um test drive totalmente imersivo e essa ação da Volvo foi um verdadeiro sucesso entre o público, que pode simular uma viagem como se realmente tivesse no carro.
Walmart
A Walmart é a maior varejista do mundo e está sempre inovando nos seus processos. Nos Estados Unidos, a empresa investiu em um sistema de treinamento tecnológico para os seus funcionários com óculos e fones de ouvidos especiais para simular o cotidiano nas lojas.
O programa simula diversas atividades de rotina dos funcionários, como o atendimento aos clientes e até mesmo a limpeza das lojas. Durante a simulação, os instrutores ainda podem avaliar o desempenho dos colaboradores em tempo real.
Nike
A gigante dos artigos esportivos é outra marca que está sempre por dentro das tendências, principalmente quando o assunto é tecnologia. No lançamento de uma nova linha de chuteiras, a Nike apostou em um sistema de realidade virtual para chamar a atenção do público e despertar o interesse pelo produto.
O objetivo da campanha era que os clientes tivessem a perspectiva do jogador Neymar em campo, experimentando como seria jogar com as chuteiras novas. O sistema ficou disponível em dispositivos móveis, mas para uma maior imersão, era necessário contar com um Google Cardboard.
Mercado imobiliário
E engana-se quem pensa que somente as multinacionais investem nesse tipo de tecnologia. É cada vez mais comum encontrar empresas de médio porte usando a tecnologia de imersão para melhorar seus processos e fazer uma divulgação mais eficiente dos seus produtos.
No mercado imobiliário, aplicativos de realidade virtual permitem que os potenciais compradores tenham uma visão ainda mais real e personalizada dos seus empreendimentos, o que pode ser decisivo durante uma compra.
Como o marketing imersivo pode contribuir para o engajamento do seu negócio?
Apesar de ainda ser uma ferramenta relativamente nova no mercado, o marketing imersivo vem ganhando destaque e se tornando um ótimo aliado para gerar engajamento emocional junto aos seus clientes.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso pensar em estratégias eficientes para criar uma diferenciação imediata dos seus concorrentes e estimular o desejo pela sua marca ou produtos. E por que não fazer isso a partir de ações de marketing imersivo?
Com o planejamento adequado é possível transformar os seus clientes em verdadeiros fãs e divulgadores orgânicos da sua marca. E quer estratégia mais eficiente para se destacar no mercado que a divulgação boca a boca?
Como podemos perceber ao longo deste texto, o marketing imersivo tem um enorme potencial para ser trabalhado nos próximos anos. Mas é importante que as marcas saibam como adequar essa tecnologia para a realidade e demanda do seu negócio. Investindo, principalmente, em um conteúdo de qualidade e que seja relevante para o seu público-alvo.
Quer saber mais sobre marketing imersivo? Siga a nossa página nas redes sociais e acompanhe outras dicas e novidades sobre o assunto. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.