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Instagram stories x feed do instagram: saiba como usá-los corretamente!

Digitalland
Escrito por Digitalland em outubro 1, 2019
Instagram stories x feed do instagram: saiba como usá-los corretamente!
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Talvez o Instagram tenha se popularizado pelos filtros, talvez porque, de fato, uma imagem vale mais do que mil palavras. Para um negócio então, pode ser a estratégia certa para alcançar não só a mente do cliente, mas também o coração. Uma rede social muito popular e pertencente ao Facebook, essa plataforma oferece formatos diferentes de postagens, como o Instagram Stories e o Feed do Instagram.

Pode ser devido à concorrência de outro canal que se popularizou no mundo dos vídeos — o Snapchat — ou pelo simples fato de esse tipo de conteúdo realmente ser algo que o público prefere consumir, mas o Instagram Stories foi a solução para que a mídia continuasse crescendo.

Neste artigo, a ideia é mostrar as diferenças entre esses dois recursos do Instagram e trazer dicas para otimizar seus resultados com a rede social. Continue a leitura e tenha insights importantes para destacar a sua empresa nessa rede social!

A importância do Instagram nas estratégias de marketing

A transformação digital apresenta novas características do mercado e a presença digital (mesmo para empresas físicas) é uma delas. Seu público está na internet, então uma das melhores estratégias é se conectar com ele antes mesmo do momento da compra. Assim, você aumenta as chances da sua marca ser lembrada e, claro, escolhida na hora da decisão.

Claro que existem várias estratégias online para divulgar o seu negócio, então talvez você esteja se perguntando: por que o Instagram? Alguns dos principais motivos são:

  • é uma rede social — isso significa estar em um canal de comunicação multilateral, no qual você fala e também escuta o seu público, observa suas reações e comportamento com a marca;
  • está entre os mais queridos do Brasil — em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 70% dos entrevistados afirmaram ter uma conta na plataforma;
  • atende o imediatismo em grande estilo — com foco em imagens e vídeos curtos, o Instagram vai de encontro à necessidade do usuário em consumir conteúdos impactantes, mas que não necessitam de muito tempo para serem absorvidos;
  • conversão — a mesma pesquisa ainda aponta que 47% das pessoas que responderam já adquiriram algum produto ou serviço que foi indicado na mídia digital;
  • integração — por fazer parte do Facebook, assim como o WhatsApp, as fotos postadas na mídia podem ser postadas na página do Face da sua empresa em apenas um clique e seu público tem a opção de compartilhar as imagens nas três plataformas com facilidade;
  • uso de hashtags — ajuda a criar campanhas segmentadas, viralizar o conteúdo, gerar um envolvimento em torno da marca ou de um assunto, inserindo suas imagens em um determinado contexto;
  • interatividadesegundo estudos, é a rede social mais interativa, chegando a ser até 15 vezes superior ao Facebook, por exemplo;
  • imagens e vídeos — com o lançamento do Stories, em 2016, a plataforma passou a englobar os principais formatos de conteúdo informal, atraindo principalmente o público jovem e envolvendo os mais diversos perfis de cliente.

As principais diferenças entre o Instagram Stories e o feed do Instagram

Agora que você conferiu como o Instagram pode ser uma grande potência para o seu negócio, sendo muito usado pelos jovens, mas também um grande influenciador online para todos os públicos, está na hora de entender as principais diferenças entre as duas modalidades de publicações.

Um dos principais contrastes está no próprio formato do vídeo. Enquanto no feed você consegue postar vídeos de até 60 segundos que ficam disponíveis no seu perfil, os vídeos do Stories duram até 15 segundos e somem após 24 horas. Apesar dessa ser uma plataforma visual com um apelo estético bem grande, as pessoas esperam mais beleza do conteúdo postado no feed e veem os Stories como publicações informais.

Justamente por essa característica informal, o Storie tem uma abertura maior para divulgar coisas do dia a dia, como uma atividade interessante na rotina da empresa, bastidores de um evento produzido ou patrocinado pela marca e até fazer um teaser sobre o lançamento de algum produto. Ainda falando do Storie, seu foco está na interação e nele você consegue:

  • criar enquetes;
  • fazer perguntas, gerenciar e publicar as respostas;
  • colocar termômetros com emojis;
  • usar GIFs.

Já o feed do Instagram também conta com seus recursos e vantagens específicas, como as opções de filtros para fotos e vídeos, perfil completo da empresa com opções de contato e a possibilidade de editar imagens e cortar os vídeos dentro do próprio aplicativo.

O uso adequado do Feed e Stories do Instagram

O primeiro ponto quando se pensa em inserir a empresa em uma rede social é o quanto a sua persona usa essa plataforma. Do contrário, você pode investir muito tempo, dinheiro, conseguir resultados com as suas campanhas, mas não gerar nenhum resultado, pois a marca não estava conversando com o público. Além disso, é importante alinhar suas ações com a estratégia de marketing para otimizar as suas conversões.

Como estamos falando dessa mídia, confira algumas particularidades do Feed e do Stories e entenda o que encaixa melhor para cada campanha.

Veja o que postar em cada local

No feed do Instagram o senso estético é maior, além de as imagens precisarem ser mais equilibradas e leves, conversando entre si. Além disso, cada uma deve ser capaz de transmitir toda a informação — isso significa um trabalho mais conceitual. Já no Stories você precisa despertar a curiosidade do seu seguidor. Aposte em compartilhar momentos que extrapolam os produtos e transmitem os valores da marca.

Entenda qual deles possibilita maior engajamento

Isso depende muito. Por um lado, o Stories do Instagram tem mais recursos de interação, mas só aparece para o seu público; por outro, o feed consegue contar boas histórias e gerar engajamento com legendas atrativas. Veja algumas possibilidades de cada um:

  • filtros — disponíveis para os feeds, podem fazer muito sucesso e viralizar;
  • transmissões ao vivo — o Instagram Live, disponível no Stories, é uma excelente possibilidade de reunir a sua audiência e fortalecer a comunidade;
  • enquetes — podem ser criadas no Stories e ajudam a entender melhor o comportamento do seu público, além de mostrar que a sua empresa está interessada em ouvir a audiência.

Pense no público para definir cada estratégia

Quanto mais jovem é o seu target, a tendência é que ele também será mais aberto e interativo. Por isso, para escolher onde postar, não é importante apenas conhecer os recursos e acompanhar os cases de sucesso de outras marcas, é preciso saber como a sua persona reage com cada estratégia que você aplica.

O impulsionamento e patrocínio — quando usar cada um deles

O impulsionamento é quando você tem uma publicação orgânica na plataforma e deseja promovê-la. Ele é interessante por ser simples, mas seu alcance ficará entre seus amigos e seguidores. Já no caso do patrocínio, ou anúncio, é possível criar uma campanha direcionada para um determinado objetivo de marketing, segmentar o público e destacar a propaganda para os usuários do Instagram que têm o perfil do seu potencial cliente.

Como você viu, Instagram Stories e o Feed do Instagram são duas oportunidades de fortalecer sua presença digital, gerar visibilidade para a marca, interagir com o público e otimizar as vendas. Aproveite essa plataforma visual e monte histórias criativas, que ofereçam algo relevante para o seu público.

Você já usa o Instagram para empresas? Conte para a gente nos comentários qual você prefere, Stories ou feed. Se você ainda não usa, fale o que você achou mais legal de cada uma, depois de ler esse texto!