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7 ferramentas digitais para fazer a análise da sua concorrência

Digitalland
Escrito por Digitalland em maio 20, 2019
7 ferramentas digitais para fazer a análise da sua concorrência
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Você sabia que a análise da concorrência é um dos elementos mais importantes para aprimorar a presença digital da sua empresa? Esse tipo de pesquisa ajuda a construir uma visão 360 do negócio — fornecendo importantes insights para a equipe e deixando claros os pontos fortes e fracos da marca no mercado.

Neste post, você vai conhecer algumas ferramentas digitais para fazer uma boa análise, vai saber qual é a diferença entre elas, além de algumas dicas de como usá-las. Preparado? Então, vamos lá!

1. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma forma direta de analisar o que é mais relevante nos mecanismos de busca, sendo muito útil para a criação de estratégias de SEO. Como o próprio nome deixa claro, a ferramenta é uma excelente forma de planejar as palavras-chave do seu site.

Por meio do software é possível pesquisar termos, ideias, estatísticas e histórico de performance. Assim, você pode entender como a sua concorrência faz uso de palavras-chave — além de seu desempenho e tráfego médio no Google.

Você também pode usar as palavras-chave relacionadas às URLs dos concorrentes como repertório para a criação das suas próprias. Para usar o Google Keyword Planner você vai precisar criar uma conta no Google Ads (pode ser feito de forma gratuita).

2. SEMRush

O SEMRush é uma das ferramentas mais populares desta lista. Assim como o Google Keyword Planner, o foco aqui são as informações sobre a classificação, tráfego, anúncios e performance das palavras-chave a partir da URL.

Essas informações são apresentadas na forma de gráficos e revelam detalhes sobre os concorrentes orgânicos e impulsionados, backlinks, landing pages e por aí vai.  Assim, fica mais fácil analisar individualmente cada característica das estratégias de SEO.

Os dados citados aqui podem ser acessados por meio da versão gratuita do SEMRush. Existe também uma versão paga, com valores mais completos e detalhados. Pode ser encontrada por cerca de 70 dólares mensais.

O software também conta com uma versão mobile que permite usar filtros de busca, ver listas, comparar posições e analisar tendências de crescimento e de visibilidade.

3. Google Alerts

O Google Alerts é uma das ferramentas mais simples da lista. Por meio dela é possível saber informações sobre sua concorrência em relatórios enviados diretamente no seu e-mail, rastreando links, citações, palavras-chave e por aí vai.

Além disso, você pode ver backlinks e menções à sua própria empresa, localizando conteúdos em posts, sites institucionais, artigos e notícias. Isso facilita na hora de lidar com reclamações e fornecer suporte.

Outra funcionalidade útil é a de “sugestões de alertas”. Por meio dela você pode ver tendências e ideias com base no que é mais relevante para o público. A ferramenta é gratuita.

4. Google Trends

O Google Trends é uma das melhores ferramentas disponíveis para análise de tendências. Sabe quando você sente vontade de descobrir exatamente quais buscas estão mais em alta? Então, por meio dele você pode responder essas questões.

E não só isso! O Google Trends relaciona as buscas de forma geográfica. Nesse caso, você pode descobrir o que é mais relevante para cada país, por exemplo. Os resultados também podem ser divididos por categoria e critérios de tempo.

Além de servir como repertório criativo, essa ferramenta dá pistas sobre o quão bem-sucedidos seus concorrentes estão no aproveitamento de tendências e na identificação de pautas importantes.

5. Social Mention

O Social Mention é uma ferramenta interessante para detectar menções às marcas na web por meio de indicadores sociais em redes como Facebook e LinkedIn. Assim, você fica ciente de curtidas, compartilhamentos e classificações — elementos que afetam, em boa medida, os resultados da empresa na rede.

É possível analisar a frequência das menções e informações sobre a atuação na rede em termos de alcance, força e outros. As referências não são exclusivas das redes sociais, ou seja, o Social Mention também identifica citações em blog posts, imagens e vídeos.

A ferramenta é gratuita e pode ser um recurso excelente para entender as estratégias de mídias sociais da concorrência e sua construção de backlinks.

6. InfiniGraph

O InfiniGraph permite análises de tendências nas redes sociais e revela informações sobre quais conteúdos uma audiência específica tende a consumir. Por meio dessa ferramenta você pode obter informações sobre padrões de consumo na sua indústria e no seu segmento.

Desse modo, fica mais fácil se manter a par sobre os temas que o público mais curte, além de ter acesso a novas ideias e pautas sobre o assunto. A ferramenta é gratuita e abre um leque de possibilidades para entender seus concorrentes — afinal, entender as preferências de uma audiência é o primeiro passo para fidelizá-la.

7. Instapaper

Diferentemente de outras da lista, o Instapaper é uma ferramenta de organização usada para salvar posts e páginas na web. É perfeita para lidar com todo o material da concorrência que você não tem tempo para ler no momento.

A ideia é monitorar a produção de conteúdo das outras marcas e conseguir sacadas sobre linguagem, temas e ranqueamento nos motores de busca, facilitando o monitoramento comercial do seu time.

A ferramenta é gratuita e também conta com versões para dispositivos móveis. Assim, a visualização é otimizada, reduzindo elementos gráficos que podem prejudicar a leitura nas telinhas.

A organização é um ponto forte do software — você pode classificar por popularidade, tamanho, data, pastas e outros. Além disso, o programa conta com recursos úteis, como dicionários e pesquisas no Wikipédia.

Como você viu, existem inúmeras ferramentas digitais para análise de concorrência. Embora algumas tenham funcionalidades parecidas, todas têm pelo menos um diferencial. Por isso, é possível usá-las simultaneamente, já que, em alguns casos, seus usos se complementam.

Se você ainda não testou alguma dessas ferramentas, contar com o apoio profissional de uma empresa especializada pode ser uma boa para usá-las da melhor forma e ainda traçar um bom plano de ação voltado a superar os concorrentes.

E você? Que tal começar sua estratégia em parceria com pessoas que realmente sabem o que estão fazendo? Então, entre em contato com a gente!