Você já ouviu falar na estratégia de remarketing? Como o próprio nome indica, essa tática é usada para atrair novamente um usuário que já passou pelo estágio de consideração, mas desistiu da compra por algum motivo.
Seu objetivo é um só: aperfeiçoar a conversão de leads. Dessa forma, o foco dos anúncios são as pessoas que chegaram até mesmo a colocar produtos no carrinho e não concluíram a transação, não se tornando clientes.
Quando bem feito, o remarketing é capaz de alavancar os índices de vendas. Quer saber como? Então continue lendo o post e não perca mais tempo!
Por que investir na estratégia de remarketing?
Para entender melhor como investir em uma estratégia de remarketing pode ser útil para as suas vendas, pense no seguinte: se a sua persona já visitou os produtos da sua loja, é porque ela está a um passo de concluir se precisa ou não daquilo.
Diante disso, podemos até arriscar um pouco dizendo que investir nesse tipo de conversão é mais benéfico do que atrair novos prospects, uma vez que seu potencial cliente já passou por todos os estágios do funil de vendas.
Você já conseguiu atraí-lo para o seu site por meio de um conteúdo de qualidade, já o ajudou a identificar um possível problema que precisa de solução e conseguiu até que ele encontrasse no seu produto a resposta para essa necessidade. Agora, basta um empurrãozinho para ele concluir a compra!
Pensando nisso, mostraremos a seguir 5 boas práticas que sua equipe pode adotar na criação de uma campanha. Confira!
1. Definir bem o seu público-alvo
Esse é um dos fatores mais decisivos para o sucesso de uma estratégia de remarketing. Sabe por quê? É simples: ter um público-alvo bem definido e recursos mais personalizados aumentam as chances de trazer quem já passou pelo seu site de volta para a condição de lead.
Se você já faz uso de métricas que importam e que demonstram claramente quais são as pessoas com maior potencial de compra, aproveite esses indicadores para segmentar o seu público e bombardear quem já se interessa pela sua marca com a exposição do produto.
Uma dica é levar em conta os usuários que:
- já passaram pelo seu e-commerce;
- fizeram pesquisas frequentes pelo seu site;
- buscaram algum produto da sua loja;
- já realizaram alguma interação proposta em CTAs;
- consomem regularmente o seu conteúdo.
Tendo bem definida a parcela do seu público com mais chances de ser atraída pelo remarketing, você consegue investir nos melhores horários, canais e tipos de anúncio para planejar sua campanha e alcançar mais resultados.
2. Oferecer vantagens para a finalização da compra
É raro alguém entrar em uma loja e ficar esperando de braços abertos enquanto o vendedor se aproxima. A maioria das pessoas prefere se esgueirar pelas araras e corredores para olhar os produtos na paz da solidão.
Já no e-commerce, temos liberdade para pensar e repensar, passeando por milhares de possibilidades, sem precisar lidar com a insistência de um vendedor ao nosso lado. Justamente por isso, um dos fatores que mais influencia nas escolhas de um usuário são o preço dos produtos ou as vantagens em comprar no site X que não existem no site Y.
Portanto, aposte em vantagens como cupons e descontos exclusivos para sair na frente dos concorrentes com um precinho bacana. Nas lojas online, isso contribui bastante para a decisão do cliente!
3. Usar redes de display
Um dos erros do marketing digital é investir em anúncios óbvios. Você não pode esperar resultados diferentes se continuar fazendo tudo igual, não é verdade? Sendo assim, para que o seu negócio não fique estagnado, procure sempre inovar nas estratégias.
Um jeito legal de fazer isso é usar as redes de display para criar uma publicidade que vai além do textinho batido. Aposte em recursos visuais como gráficos e vídeos e explore o potencial das mídias interativas — a escolha de templates criativos faz toda a diferença na hora de trazer o prospect de volta para o seu site.
4. Diversificar os canais de exibição
Sabe aquele anúncio com o produto dos sonhos que aparece no feed do Facebook ou no cantinho da página de pesquisa? Isso não é bruxaria, não! E calma: o Google (ainda) não consegue ler seus pensamentos!
O que acontece é que, muitas vezes, buscamos um determinado item ou serviço em lojas virtuais e não concluímos a compra — seja porque ainda não temos certeza da escolha ou porque fechamos a aba do navegador por acidente. Então a danada da empresa aplica a tal estratégia de remarketing.
Para presentear seu público com esses anúncios que vêm na hora certa, utilize links patrocinados para atrair o tráfego de volta para o seu site. O interesse nos seus produtos está claro, afinal, o potencial cliente já passou horas navegando pelo seu e-commerce, selecionou alguns itens, mas não concluiu a compra.
Diversifique os canais de exibição dos seus produtos veiculando anúncios por meio do Google Ads ou Facebook Ads para alcançar novamente essa parcela do público. Coloque um anúncio divertido encorajando o prospect a voltar para a sua página. Fale que os produtos no carrinho abandonado estão esperando por ele.
5. Programar e-mails
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para aperfeiçoar sua conversão de leads. Ele permite que você interaja e incentive seu público a retornar para o site e concluir a compra — mas lembre-se de não forçar a barra.
Use uma estratégia de remarketing amigável, encarando o e-mail como uma ligação entre a sua marca e o prospect, e não como um último recurso desesperado para não perder a venda.
O mais legal dessa ferramenta é que você pode inserir um cookie no computador do usuário quando a mensagem é aberta. Dessa forma, serão enviados anúncios dos seus produtos para o browser e o cliente continuará vendo suas ofertas mesmo quando estiver em outros sites ou redes sociais.
Como mostramos aqui, adotar uma boa estratégia de remarketing pode trazer resultados expressivos para a sua campanha. Por isso, aproveite as nossas dicas e coloque-as em prática agora mesmo!
Ainda resta alguma dúvida? Então entre em contato com a Digital Land e conheça as melhores soluções para o seu negócio!