Você certamente já ouviu falar em moedas virtuais, não é verdade? O conceito criado em 2008 pelo programador Satoshi Nakamoto deu tão certo que, hoje em dia, já é possível até mesmo encontrar o uso de bitcoins no e-commerce.
Isso traz a você certa desconfiança? Pode até parecer estranho pensar em transações de compra e venda sendo formalizadas com um dinheiro eletrônico, mas a verdade é que essa é uma das maiores tendências da transformação digital, e o número de lojas que já aceita bitcoins como pagamento cresce a cada dia.
Para saber mais sobre o que são as moedas virtuais, como elas funcionam e quais as vantagens de aderir a essa moda, continue a leitura do artigo!
O que são bitcoins?
Bitcoins são moedas virtuais descentralizadas e desregulamentadas da administração bancária. Por esse motivo, as transações comerciais realizadas com elas são muito mais rápidas, além de livres da burocracia e do intermédio de instituições financeiras.
As transações em bitcoins são criptografadas em um código aberto seguindo o protocolo Peer to Peer (P2P), que em uma tradução literal significa “par-a-par” — ou seja, não há necessidade de um controlador central, todo o funcionamento das moedas virtuais parte do cliente como um servidor.
Como ocorrem as transações feitas com bitcoins?
Todas as transações utilizando moedas virtuais funcionam a partir da transferência de determinada quantidade de um usuário para outro. Quem está transferindo adiciona a chave pública de quem vai receber as bitcoins, e este último assina a transação com a sua chave privada.
O trâmite eletrônico é comunicado à rede P2P, que valida a transação através de códigos criptografados que garantem a segurança e a autenticidade da transferência.
Como conseguir bitcoins?
Na teoria, qualquer pessoa pode criar suas próprias bitcoins por meio da quebra de chaves criptografadas, mas, na prática, o número de mineradores (aqueles que fazem a Bitcoin mining, ou mineração) não é muito grande. Isso porque, para realizar essas quebras, o usuário precisa de um poder de hardware muito grande.
A maioria dos usuários adquire suas bitcoins de uma forma mais convencional: comprando de outros usuários ou sites especializados na conversão de moedas virtuais para moedas usuais.
Como as bitcoins funcionam no e-commerce?
Cada vez mais empresas estão usando as bitcoins para melhorar sua presença digital e se destacar frente à concorrência. As lojas que aceitam a moeda virtual como forma de pagamento foram mapeadas e estão reunidas no Bitcoin Map, onde é possível buscar o estabelecimento por categoria ou local.
Até mesmo aqui no Brasil, onde as moedas virtuais ainda são uma novidade, vários e-commerce já estão seguindo o passo dado pela startup curitibana especializada em personalização de cartões de visita e adesivos Joox, que começou a aceitar bitcoins em 2014.
Para aderir a essa tendência, a empresa deve seguir alguns passos simples, sendo eles:
- criar uma e-wallet ou carteira virtual. A mais conhecida é a Blockchain;
- adquirir um lote de bitcoins para efetuar transações;
- adicionar essa nova forma de pagamento na sua loja virtual.
O esquema de compra e venda com bitcoins no e-commerce é muito próximo daquele com o qual já estamos acostumados nas transações online. A única diferença é que, em vez das moedas ficarem armazenadas em uma conta administrada por instituições bancárias, elas ficarão na plataforma de pagamento virtual.
O valor que você faturar em bitcoins pode ser mantido na moeda virtual para transações eletrônicas nacionais ou internacionais ou você pode, se preferir, sacar essa quantia já convertida para a moeda convencional utilizada no seu país.
Viu só como é simples? Além disso, engana-se muito quem pensa que investir no dinheiro eletrônico não é rentável para as empresas. Em novembro de 2017, a moeda virtual bateu o seu recorde de valorização, chegando à cotação de 11 mil dólares com tendência de se manter estável.
Contudo, você não precisa lidar com valores tão altos no começo. É possível transacionar milionésimos de bitcoins, já que cada moeda tem 1 milhão de bits.
Quais as vantagens de se utilizar bitcoins?
Agora você já sabe o que são bitcoins, como funcionam e que vários e-commerce já adicionaram esse sistema monetário em suas formas de pagamento, mas ainda restam dúvidas se essa é mesmo uma boa opção para a sua empresa.
Essa desconfiança é normal, afinal, o conceito de bitcoins vai muito além daquilo a que já estamos convencionados. Podemos até mesmo dizer que as moedas virtuais são revolucionárias, principalmente por não serem controladas por nenhum banco central.
Mas, calma, vamos lhe mostrar as vantagens de adicionar essa tendência ao seu negócio! Em primeiro lugar, usar as bitcoins é uma ótima forma de levar inovação para a empresa, considerando que o perfil de consumidores muda na medida em que os avanços tecnológicos acontecem.
Tendo isso em mente, podemos elencar como grandes benefícios do uso de bitcoins no e-commerce:
- atrair mais clientes para a sua loja;
- diferenciar a sua marca da concorrência;
- aumentar o fluxo de venda, visto que os produtos terão menos taxas;
- diminuir o tempo do processo de compra e venda, já que a transação com bitcoins é instantânea;
- negociar sem intermédio ou interferência de instituições bancárias;
- otimizar os seus serviços devido à praticidade de um sistema totalmente virtual.
Bastante coisa, certo? Não é à toa que várias empresas grandes estão investindo nisso. Alguns exemplos são a Dell, a Microsoft, a PayPal, a Gyft, a Mercado Viagens, a WordPress e até mesmo a Comédia Stand-Up, na venda de ingressos para shows de comédia.
Se você optar por autorizar o uso de bitcoins na sua loja virtual, não deixe de divulgar bastante a opção para atrair cada vez mais usuários. É possível até mesmo usar o logo bitcoin no seu site.
Como você pode perceber, o futuro está batendo à porta dos empreendedores e, por esse motivo, é mais que importante se manter sempre atualizado sobre as inovações de mercado. Usar bitcoins no e-commerce é a cara de quem não tem medo de apostar em novidades.
Você é uma pessoa antenada nas novidades tecnológicas e gosta de estar à frente da concorrência, já percebemos isso. Então, não deixe de ler a seguir o nosso post sobre Wearable Tech, ou dispositivos “vestíveis”, outra grande aposta para inovar no seu negócio!