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Você está preparado para a nova era da busca por voz?

Digitalland
Escrito por Digitalland em julho 23, 2018
Você está preparado para a nova era da busca por voz?
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Não, o título deste artigo não é um exagero! A busca por voz ou voice search estabelece o início de uma nova era da transformação digital, não só para o marketing, mas, para nossa conectividade de forma geral.

Responda rápido: quantas vezes você já realizou alguma pesquisa no Google utilizando um comando de voz? Já solicitou para a assistente do smartphone, como a Siri, programar o alarme do seu despertador para o dia seguinte? E, no WhatsApp, mandar um áudio é sempre mais prático do que digitar a mensagem, não é?

Neste artigo, você entenderá um pouco melhor de que forma a busca por voz vem impactando as ações de marketing digital e SEO. Não fique para trás! Acompanhe e veja como se preparar para que o seu negócio tire proveito dessa megatendência!

 

O que é a busca por voz?

A busca por voz veio com tudo desde que os smartphones começaram a favorecer a conectividade. Com internet a qualquer hora e lugar, o imediatismo originado com a facilidade de acesso à informação promove uma forte tendência dos usuários de realizarem buscas e comandos por voz.

Afinal, se a tecnologia está aí para facilitar a nossa vida, para que sejamos mais produtivos, porque não tirar aquela dúvida enquanto estou andando apressado para entrar no elevador? Esse é só um exemplo, é claro, mas o fato é que a pesquisa por voz está cada vez mais presente no nosso dia a dia justamente pela praticidade.

Quer dados estatísticos? Pois bem, em uma pesquisa feita pela Mindmeld em dezembro de 2015, 60% dos usuários entrevistados afirmaram que usavam as assistentes pessoais por meio de comandos por voz. E é claro que de lá para cá esse número aumentou significativamente.

 

Por que ela vem mudando a forma de se fazer marketing?

Se você não entendeu ainda por que a busca por voz é relevante para o marketing, nós explicamos. Esse comportamento dos usuários revela a tendência pela busca de conteúdo rápido e direto. Não é à toa que o Google, que faz melhorias constantemente em seus algoritmos de ranqueamento, para apresentar sempre as respostas mais relevantes, é o buscador mais utilizado no mundo.

A grande atualização responsável pelo início dessa nova era aconteceu em 2013, quando foi lançado o Hummingbird, um recurso responsável pela compreensão das pesquisas dos usuários por meio de uma interpretação inovadora dos comandos por voz, que busca reconhecer as intenções e o contexto por trás da pergunta.

Portanto, a voice search vem mudando a forma de se fazer marketing simplesmente porque não é possível ignorar a nova realidade do comportamento mobile. Assim, para que seu conteúdo seja visto pelo usuário, é necessário cuidar para que as suas páginas sejam facilmente encontradas por comandos de voz.

 

Como aplicar essa nova tecnologia no seu negócio?

Ficou interessado? Então comece hoje mesmo a adequar sua estratégia de SEO, com boas práticas que otimizam suas páginas e promovem um alcance maior dos usuários que utilizam a busca por voz. Não é difícil alcançar melhores taxas de conversão com essa nova tecnologia. Vejamos algumas dicas!

 

Utilize dados estruturados

Um conteúdo baseado em dados estruturados é muito mais relevante para as perguntas realizadas pelos usuários. Por exemplo, você sabia que as frases interrogativas são mais comuns nas buscas por voz? Quando queremos saber quem foi determinado ator, não buscamos somente o nome dele, nossa tendência é perguntar ao assistente pessoal “quem foi o ator X”?

Por isso, conteúdos que trazem marcadores interrogativos podem ser mais bem encontrados por meio da voice search. Aposte nesse mesmo princípio, também, nos textos das landing pages. Outra dica é fazer uso da marcação de dados estruturados (schema markup) e de microdados a respeito do seu site (especificação HTML).

 

Entre na lista do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso lançado em 2014 que oferece dados da sua empresa para o Google: endereço, telefone, horário de funcionamento, imagens etc. Todas essas informações principais são rapidamente encontradas e podem ajudar os usuários a terem um acesso mais completo ao seu negócio.

A questão da localização é de grande importância na busca por voz, isso porque grande parte das pesquisas se referem a atividades e estabelecimentos, de acordo com a posição geográfica do usuário. Por isso, fornecer dados como o endereço da sua empresa é interessante para favorecer o posicionamento nos resultados do buscador.

 

Certifique-se da compatibilidade mobile

Conforme você viu, o maior propulsor da busca por voz é o smartphone. Cada vez mais as pessoas acessam a internet pelos seus dispositivos móveis. Portanto adequar o seu site e blog por meio de um design responsivo não é apenas o ideal, mas é praticamente obrigatório para proporcionar uma melhor experiência do usuário.

Além disso, é legal otimizar o seu site para aparecer nos featured snippets — a chamada “posição 0 no Google”. Sabe aqueles cartões com respostas breves que aparecem no topo da página de resultados do buscador quando queremos saber, por exemplo, a previsão do tempo para amanhã? Eles são muito clicados, portanto, vale a pena se dedicar a eles!

 

Automatize as ações de usuários

Outra dica de ouro é automatizar as ações dos usuários por meio do uso de bots, já que esses sistemas conseguem receber comandos por voz e interagir de forma direta e eficiente, sem a necessidade de interfaces de toque.

Você pode, por exemplo, automatizar o SAC do seu site para funcionar a partir da inteligência artificial, buscando adequar o sistema para que a compreensão dos termos buscados seja cada vez melhor.

 

Invista em conteúdo certeiro

Por fim, invista em conteúdo certeiro, isto é, faça uma boa pesquisa dos termos mais pesquisados pelo seu público-alvo por meio da busca por voz. Sabendo quais são as perguntas mais frequentes realizadas pelo seu potencial consumidor, fica mais fácil entregar um conteúdo relevante e com grandes chances de estar nas primeiras posições do buscador.

Para isso, vale documentar as questões mais recebidas por telefone, redes sociais e e-mail, verificar no Google Serach Console quais são as palavras-chave que mais geram tráfego no seu site, especialmente aqueles em tom de pergunta etc.

Ficar atento às questões realizadas pelo seu público na busca por voz é ter uma estratégia sólida de marketing que visa, realmente, apresentar soluções para as necessidades do seu consumidor. Por isso, releia nossas dicas e não deixe de preparar o seu negócio para essa nova era que já começou!

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