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Mídia Digital Out of Home: cenário é de pleno crescimento; entenda!

Digitalland
Escrito por Digitalland em outubro 30, 2018
Mídia Digital Out of Home: cenário é de pleno crescimento; entenda!
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Você já ouviu falar em mídia digital out of home? Uma das principais tendências do marketing nos últimos anos, essa nova forma de se conectar com os consumidores está em pleno crescimento e oferece oportunidades de expansão para empresas dos mais variados setores.

Pensando neste cenário animador, desenvolvemos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e entenda de uma vez por todas como essa estratégia pode beneficiar o seu negócio.

 

 

O que é a mídia digital out of home?

A Mídia Digital Out of Home, ou DOOH, é um formato de mídia exterior – feito “fora de casa” – e está cada dia mais popular em relação aos modelos mais tradicionais de comunicação urbana.

Embora a mídia out of home esteja frequentemente relacionada com os famosos outdoors, as ferramentas digitais estão possibilitando uma evolução desse tipo de prática, com opções de comunicação variadas que permitem um maior controle do conteúdo, uma segmentação melhor definida e a possibilidade de interação com o público.

Seja em uma tela interativa no elevador de um shopping, no ponto de ônibus, transporte público, aeroporto ou estabelecimentos comerciais, com as campanhas de DOOH é sempre possível atingir os consumidores com um conteúdo relevante e diversificado.

 

 

Como as campanhas DOOH funcionam na prática?

Uma campanha de mídia digital out of home pode ser resumida no uso de monitores de alta tecnologia que são instalados em pontos estratégicos com o objetivo de apresentar determinado conteúdo ou mensagem para o público que circula por ali.

Mas considerando que esse tipo de ação geralmente é feito em locais públicos, com grande circulação de pessoas, é preciso desenvolver uma segmentação estratégica dos anúncios, de forma a falar com cada uma das pessoas impactadas, que sejam relevantes para a sua marca.

Tendo em mente que as pessoas são bombardeadas com informações o tempo todo, um anúncio estático pode não ser capaz de atrair a atenção da maioria das pessoas. E é nessa lacuna que a DOOH surge com a possibilidade de atualização e interação em tempo real, contribuindo para que a mensagem certa seja exposta ao público certo, na hora certa.

Quer um exemplo? Em dias quentes, um anúncio de água ou refrigerante bem gelado no ponto de ônibus pode parecer tentador, certo? Mas esse mesmo anúncio pode deixar de ter tanto efeito com a chegada de uma frente fria inesperada. E a possibilidade de ajustar o conteúdo, graças às ferramentas digitais, faz toda a diferença nessa situação.

 

 

Quais são os benefícios dessas ações?

Tendência em destaque no marketing digital, as ações de mídia digital out of home podem trazer diversos benefícios para as marcas investidoras. Desde os Jogos Olímpicos, em 2016, essa estratégia ganhou relevância no mercado brasileiro, gerando resultados realmente satisfatórios para os anunciantes.

Com métodos de abordagem inteligentes, criativas e eficazes, esse tipo de campanha promove a expansão, assimilação e interatividade do público com a marca, gerando retornos positivos a curto, médio e longo prazo.

Diferente de alguns meios de divulgação mais agressivos, uma tela de LED estrategicamente instalada em um aeroporto, contendo um conteúdo atrativo e relevante, pode prender a atenção de muitas pessoas sem que para isso cause algum tipo de incomodo ou poluição sonora e visual.

Além disso, uma campanha DOOH pode oferecer outras vantagens para as marcas, como maior alcance da mensagem, menor investimento, flexibilidade na customização, engajamento do público-alvo, segmentação e convergência entre diferentes canais.

E com o avanço das tecnologias, a tendência é que as campanhas estejam cada vez mais conectadas pela internet das coisas. Possibilitando a criação de uma experiência diferenciada que deixará uma imagem positiva na mente do consumidor e aumentará as chances de conversão em vendas.

 

 

Como desenvolver boas campanhas de mídia digital out of home?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre mídia digital out of home deve estar se perguntando como fazer uma campanha de sucesso, certo? Mas não se preocupe! Criamos um passo a passo que vai te ajudar. Confira!

 

 

Planeje

O primeiro passo para fazer qualquer campanha de marketing dar certo é planejar. É necessário estabelecer os objetivos e metas a serem alcançados e, a partir disso, começar a definir as melhores estratégias a serem adotadas em um planejamento de mídia detalhado.

Esse momento também é importante para traçar um orçamento para as ações, identificar o público a ser atingindo e pesquisar sobre os canais mais adequados para o conteúdo que a sua empresa pretende divulgar.

 

 

Contrate uma agência especializada

Uma das partes mais importantes do seu processo de desenvolvimento de campanha é contratar uma agência especializada em mídia digital out of home. É preciso ter em mente que é impossível fazer tudo por conta própria, e contar com profissionais experientes vai fazer toda a diferença no resultado das suas ações.

Somente uma empresa especializada terá o conhecimento necessário para identificar os melhores formatos e canais a serem utilizados. As agências costumam oferecer os equipamentos e toda a estrutura necessária para a instalação em locais estratégicos, além dos recursos para gerenciamento e mensuração da campanha.

 

 

Desenvolva um conteúdo de qualidade

Por último, mas não menos importante, é preciso trabalhar no conteúdo que será exibido. Essa etapa pode ser desenvolvida internamente ou por uma agência contratada, entretanto, é essencial que haja integração constante entre as partes.

Existem três tipos básicos de rede para a divulgação: pontos de espera (elevadores), pontos de vendas e pontos de trânsito (aeroportos, terminais de ônibus e metrô). É preciso que o conteúdo esteja sempre de acordo com o público de cada ambiente, garantindo que a mensagem tenha relevância para os espectadores.

Além disso, ao pensar em conteúdos para DOOH, é importante ter sempre em mente o perfil das pessoas que consomem com a sua empresa. Levando em consideração que em locais públicos geralmente não há restrições de pessoas, a mensagem deve ser criada para atingir e engajar as pessoas certas.

Independente do formato ou dos canais utilizados, o cenário da mídia digital out of home é de pleno crescimento, sendo adotada por um número cada vez maior de empresas, e deve alcançar níveis ainda mais satisfatórios nos próximos anos.

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