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Mudar o mindset: como preparar a equipe para as soluções digitais?

Digitalland
Escrito por Digitalland em agosto 2, 2018
Mudar o mindset: como preparar a equipe para as soluções digitais?
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Ainda que a sua empresa não seja um e-commerce ou venda serviços pela internet, as soluções digitais são essenciais nessa era de grandes avanços tecnológicos e de uso crescente dos aparelhos de smartphone, utilizados por muitos consumidores para buscar assuntos e produtos de interesse.

Se você costuma investir em estratégias de marketing tradicional, como anúncios na TV, no rádio ou em outdoors, a adaptação entre o offline e o online pode ser um obstáculo, principalmente se a sua equipe não tem conhecimento técnico na área digital e, portanto, não compreende a importância dessas transformações.

Neste artigo, ajudaremos você a encontrar soluções para esse desafio, explicando a relevância de investir em soluções digitais e aconselhando sobre formas de preparar o seu time interno. Vamos lá?

 

Importância das estratégias digitais para as marcas

Estar online hoje em dia é essencial para qualquer organização devido ao crescimento do uso de smartphones para realizações de buscas (a maioria delas realizadas no Google). Os usuários buscam por informações a todo o momento e escolhem produtos ou serviços de interesse ao longo de uma jornada que hoje não é tão impulsiva como anteriormente.

A criação de demanda, ou seja, de oportunidades de vendas, pode ser feita com muita eficácia por meio de estratégias de marketing digital, bem como pelo reconhecimento da marca, do engajamento e da fidelização de clientes — o que facilita a consolidação da empresa. Para isso, costuma-se investir em e-mail marketing, SEO (otimização para os motores de busca), redes sociais e outras técnicas de inbound.

Aliás, as soluções digitais costumam ter custos bem mais baixos do que o marketing tradicional, além de oferecer melhores resultados e proporcionar segmentações e dados de maneira exemplar.

Esse processo de transformação, no entanto, requer muito planejamento e, muitas vezes, uma mudança de mindset tanto da liderança quanto da equipe, que vê seu dia a dia impactado com as novidades. Confira algumas dicas para vencer esse desafio.

 

Dicas para preparar a equipe para trabalhar com soluções digitais

Conheça agora maneiras de ajudar a sua equipe a se adaptar à nova era e ter sucesso nas campanhas:

 

Invista em treinamentos

Há uma transformação no mercado de trabalho, e os talentos do marketing digital estão em desenvolvimento. Porém, contratar novas pessoas pode ser trabalhoso e custoso para a empresa. Aliás, esse mercado está em constante mudança e é comum atualizações aparecerem.

Ofereça capacitações ao seu time de marketing e vendas para que eles consigam adaptar suas atividades às novas demandas. Além de preparar a equipe para exercer suas atividades, você poderá ajudar a aumentar a produtividade (devido à valorização dos profissionais), diminuir a rotatividade na empresa e eliminar gastos com terceirizados.

Dica: se houver colaboradores que já foram treinados para realizar alguma ação, incentive que eles treinem os colegas, de modo que haja também uma maior integração entre as pessoas e a troca de conhecimentos.

 

Valorize e incentive ideias inovadoras

A transformação digital ocorre com pequenos experimentos e mensuração dos resultados. É preciso incentivar ideias inovadoras que não se limitam ao retorno sobre o investimento no curto prazo para convencer a liderança.

Os dirigentes devem entender que um projeto não se resume a algumas métricas, mas também a outras tendências e insights e promovem uma cultura de geração de ideias. Assim, sua equipe poderá investir em projetos realmente inovadores.

 

Foque no cliente

Hoje em dia, a jornada do consumidor é diferente devido em grande parte à facilidade de encontrar informações na internet. É preciso oferecer uma excelente experiência ao cliente, seja ela online ou offline. A estrutura da organização deve focar e manter uma consistência para não atrapalhar o relacionamento com o mercado.

Assim, as metas das equipes devem ser estabelecidas com base em toda a jornada do consumidor. Uma maneira de fazer isso é adotar indicadores de desempenho que promovem a integração dos sistemas.

 

Utilize uma linguagem acessível

A comunicação entre os líderes e as suas equipes deve ser clara e acessível, a fim de encontrar as melhores soluções de acordo com os objetivos da empresa. Os analistas têm maior conhecimento sobre os detalhes de cada tecnologia. Porém, são os gestores que entendem melhor as estratégias e os objetivos organizacionais. Portanto, incentive uma comunicação acessível entre diferentes níveis hierárquicos, de forma a facilitar procedimentos dentro da empresa.

 

Estabeleça metas

A sua equipe irá encontrar obstáculos e, possivelmente, ter mais trabalho com os novos processos digitais. Além disso, o risco é um aspecto a considerar, pois as ações e os seus resultados serão novos — não há como prever muito bem o sucesso deles. Ajude os colaboradores a serem persistentes e se sentirem dispostos a participar do desafio de trilhar esses novos caminhos.

Isso pode ser feito com a criação de metas claras que ajudem seus funcionários a pensar no futuro, com desafios e objetivos definidos e com ferramentas que facilitem a atividade. E não deixe de recompensar pessoas que colocam a mão na massa com bônus, prêmios e outras formas de valorização.

 

Principais cargos em uma equipe de marketing digital

Ainda pensando se você precisa admitir novos profissionais, ou treinar os atuais, para cuidar das suas estratégias digitais? Então conheça agora os principais cargos do setor.

 

Redator

Esse profissional é essencial para implementar o inbound marketing por meio da produção de conteúdo de qualidade que irá atrair o seu público-alvo e gerar oportunidades para a empresa. Ele cria artigos para blogs, define personas (perfis que representam os clientes ideais), cria a jornada de compra e produz materiais ricos como eBooks. Em geral, deve escrever bem e conhecer as melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO).

 

Web Designer

Esse profissional é responsável pela visibilidade dos conteúdos e por ações da empresa na internet, bem como pela criação e manutenção de sites. Ele deve entender de design e experiência do usuário, a User Experience (UX), pois isso é essencial para estratégias de sucesso. Ele também precisa ter conhecimentos em responsividade, tendências digitais e programação.

 

Profissional de mídia online

Esse é o responsável por comprar mídias em canais como o Facebook Ads e o Google Ads, ou seja, ele cria e otimiza anúncios com base em um planejamento e nos objetivos da empresa. Ele precisa conhecer as melhores práticas nas ferramentas de veiculação que irá utilizar e técnicas de retargeting, além de saber mensurar resultados.

 

Gerente de projetos

Esse profissional é o responsável por analisar o planejamento e os resultados das campanhas online. Ele precisa entender as métricas e definir os rumos da estratégia de marketing digital da empresa. Muitas vezes, a vaga é ocupada por um colaborador de atendimento, que deve aprender as principais técnicas de inbound marketing, gestão de projetos e web analytics, utilizando programas como o Google Analytics.

 

Analista de redes sociais

Uma boa gestão das mídias sociais estuda os canais nos quais o público ideal está, adapta a linguagem, gerencia crises, publica conteúdos e ajuda a atrair e a se relacionar com fãs da organização. O cargo, algumas vezes, é ocupado por um redator e ganha nomes diversos, como social media ou gerente de comunidade. Esse profissional precisa escrever bem, conhecer as melhores práticas para cada canal, saber mensurar resultados e, de modo ideal, saber utilizar programas de edição de imagens, como o Photoshop, o CorelDraw e o Illustrator.

Há ainda outros cargos em uma equipe responsável pelas soluções digitais, como especialista de e-mail marketing ou cientista de dados, mas isso depende muito do tamanho e do setor de cada empresa.

E aí, as informações que demos aqui foram úteis para você? Para aprender mais sobre o tema, leia nosso artigo sobre como fazer um briefing eficiente para estratégias de marketing.

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