A transformação digital e seus impactos e exigências para os negócios -– Digital Land

A transformação digital e seus impactos e exigências para os negócios

A transformação digital e seus impactos e exigências para os negócios
"Apróx. 6 min de leitura".

A transformação digital chegou para ficar e não é mais nenhuma novidade, com benefícios que podem ser observados facilmente na vida de muita gente. Mas você sabe como a tecnologia pode ajudar a impulsionar também o seu negócio?

Os impactos dos avanços tecnológicos nas empresas são vários e estão muito presentes no cotidiano dos profissionais de diversos segmentos. Independentemente do seu ramo de atuação, ficar por dentro das novidades e tendências é um fator decisivo para o seu destaque no mundo dos negócios.
Neste artigo, explicaremos quais são as principais características da otimização de um empreendimento por meio do uso da tecnologia em favor da transformação digital. Vai perder essa? Então acompanhe o post!

Trabalho remoto e mobilidade

A tecnologia tem seus reflexos não somente em relação à oferta de produtos e serviços, mas também na forma de trabalhar e de executar muitas funções. Um exemplo disso é a mobilidade que muitos funcionários e empresas vivenciam, como é o caso dos profissionais freelancers e dos que, mesmo em regime de contratação presencial, conseguem realizar atividades remotamente.

Por meio da transformação digital, muitos dos afazeres antes desempenhados somente no ambiente de trabalho agora podem ser realizados em qualquer lugar. Isso acontece principalmente devido ao desenvolvimento dos vários tipos de aplicativos e outros recursos digitais. Dessa forma, a empresa consegue otimizar o tempo na execução de tarefas e ter um aproveitamento financeiro melhor em muitos casos.

 

Automação de processos

Um dos maiores trunfos do avanço tecnológico para as empresas é, sem dúvidas, a automação de processos. Transferir a responsabilidade sobre determinada atividade de um funcionário para uma máquina garante a redução de erros humanos, maior rapidez nos resultados, eficiência e otimização de dados. Os benefícios são muitos!

Por meio da machine learning ou inteligência artificial, como é mais conhecida, muitos processos se tornaram mais ágeis e exatos. Além de tudo, a transformação digital também possibilita a integração de sistemas e, com isso, a empresa economiza muito tempo e força de trabalho antes dispensados para a migração de dados.

 

Motivação dos trabalhadores

Os avanços tecnológicos não são somente sinônimo de benefícios para a empresa. O time de funcionários se sente mais valorizado ao ter seu potencial intelectual priorizado e empregado em atividades que realmente carecem de competências específicas — em vez de perder horas de trabalho com serviços mecânicos e repetitivos que podem ser transferidos para máquinas.

Isso reflete positivamente no nível de satisfação de um profissional e, consequentemente, no seu desempenho, já que há o desenvolvimento de um engajamento genuíno para com a empresa. Afinal, todo mundo gosta de ter suas reais competências, habilidades e conhecimentos valorizados, não é?

 

Melhor comunicação interna

Ainda em relação ao time de colaboradores, a transformação digital possibilita a melhoria de um aspecto imprescindível para o sucesso de qualquer negócio: a comunicação interna. Com o uso de recursos que proporcionam a integração de setores e a facilidade no acesso a informações, todo mundo sai ganhando.

Quer um exemplo? Fácil! Não precisamos nem ir muito longe no avanço tecnológico — o que seria de nós sem o e-mail? Uma ferramenta que já há muito tempo vem otimizando a comunicação interna das empresas e que faz parte do dia a dia de todo mundo.

 

Engajamento com o público

Esse talvez seja um dos benefícios mais significativos — não porque os demais não contribuam grandemente para a rotina dos negócios de forma geral, mas porque, sem a tecnologia, simplesmente não é possível alcançar os mesmos resultados em relação ao engajamento com o público!

Nesse sentido, destacam-se as estratégias de marketing digital, a gestão de CRM, o conhecimento de público por meio de coletas de dados virtuais, a possibilidade de aplicação de diferentes métricas para estar em constante melhoria de produtos e serviços etc. Utilizar a tecnologia em favor de um maior engajamento de clientes, hoje em dia, é questão de sobrevivência.

 

Ampliação do modelo de negócio

Também é por meio da transformação digital que muitas empresas conseguem expandir seu modelo de negócio. Um exemplo são os e-commerces. Quantas marcas você conhece que, além das lojas físicas, também levaram seus produtos para o ambiente virtual? A grande maioria, não é?

Tornar o processo de compra e venda mais flexível, não apenas aderindo às lojas virtuais, mas também aumentando as opções de pagamento como com o parcelamento no cartão de crédito ou até mesmo com o uso de bitcoins no e-commerce, rompe barreiras e possibilita um alcance de público muito maior.

 

Competitividade com empresas maiores

Para quem acabou de abrir um negócio e ainda não conseguiu conquistar seu espaço no mercado, a tecnologia também é grande aliada. Se compararmos com a realidade de alguns anos atrás, marcas recentes ou pouco conhecidas quase não tinham disputa com os nomes já grandes e bem estabelecidos em cada ramo de atuação. Isso porque só quem tinha receita para investir em marketing pesado conseguia ser visto.

Mas a transformação digital veio para colocar todo mundo no mesmo páreo. Já ouviu falar de marketing digital? Esse é só um dos recursos que podem ser usados a favor de um negócio em expansão mas, certamente, um dos mais efetivos — com boas estratégias, seus produtos ou serviços têm as mesmas chances de serem encontrados do que os das marcas mais tradicionais.

 

Aumento da receita

Com tanto impacto positivo, você já deve estar pensando no quanto isso tudo reflete na receita do seu negócio, não é? A resposta é: bastante! Afinal, a tecnologia possibilita mudanças estruturais extremamente funcionais. Há economia de tempo, de pessoal e de recursos, além de redução de erros, de retrabalho e de custos desnecessários.

Além disso, as ferramentas virtuais promovem a otimização nos resultados de estratégias e, consequentemente, um aumento no volume de vendas — sem contar, é claro, com a maior produtividade e o engajamento dos funcionários.

Agora você já sabe quais são os principais impactos da transformação digital no mundo dos negócios. A partir disso, dá para ter uma ideia das exigências que essa nova dinâmica empresarial traz para o seu empreendimento, não é? Então não fique para trás e comece seus investimentos em tecnologia o quanto antes!

Aproveitando o tema, que tal conferir nosso post sobre a evolução da transformação digital em 60 países? É só clicar no link. Até lá!

Related Posts

share
× Posso Ajudar?