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Como usar landing pages de acordo com as etapas do funil de vendas?

Digitalland
Escrito por Digitalland em julho 11, 2018
Como usar landing pages de acordo com as etapas do funil de vendas?
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Você sabia que o uso adequado de uma landing page pode ser decisivo na sua estratégia de funil de vendas? Isso porque, para atrair, conquistar e fidelizar o seu público, convertendo leads em clientes, é preciso estabelecer métodos específicos para cada etapa da jornada.

O funil de vendas é uma técnica usada para demonstrar a trajetória de compra em três momentos distintos: descoberta da marca, consideração e concretização da venda. E se o objetivo é conduzi-lo de forma eficiente até a conversão final, nada melhor do que conhecer as estratégias mais indicadas para isso.

Quer saber mais sobre o assunto? Listamos algumas dicas de como extrair o melhor das suas landing pages em cada estágio do funil de vendas. Confira!

 

Produza conteúdos de atração para a entrada do funil

O topo do funil é a etapa da descoberta inicial e do interesse. É quando acontece o primeiro contato do público com a sua marca. Para que isso ocorra conforme o esperado, é preciso criar conteúdos atrativos, que chamem a atenção do usuário em meio a uma multidão de informações que existem na web.

Existem muitas formas das pessoas chegarem até a sua página — seja por meio de resultados de pesquisa no Google ou até mesmo em posts nas redes sociais. O importante aqui é que o seu público se sinta atraído pelo conteúdo que você produziu e, com isso, seja naturalmente conduzido até ele.

 

Busque pautas que despertem o interesse

E se o objetivo é atrair, nada melhor do que buscar desenvolver pautas que sejam realmente relevantes e despertem o interesse do seu público-alvo, certo? Por isso, antes de encher o seu blog com artigos sobre a sua marca, procure pesquisar e entender que tipo de material o seu potencial cliente gostaria de receber.

Se a sua empresa está focada em vender pacotes de viagens, por exemplo, uma boa solução é investir em artigos com dicas sobre destinos e roteiros. Independentemente do segmento, é preciso encontrar assuntos com potencial de interessar e cativar o seu público.

 

Elabore conteúdos especializados para o meio do funil

O meio do funil é a etapa de consideração e concretização da intenção de compra. Nesse momento, o usuário não é mais um desconhecido. Ele já conhece a sua marca, sabe que tem um problema e procura as melhores soluções para resolvê-lo. É hora de investir em conteúdos especializados, que demonstrem a autoridade da sua empresa no assunto.

Nessa etapa, os conteúdos com maior eficácia são os white-papers, além de materiais exclusivos como e-books, guias, tutoriais, webinars ou vídeo-aulas produzidas por equipes capacitadas da sua empresa. Seu público já está mais educado e pronto para ser conduzido pelo funil.

 

Trabalhe estratégias de conversão de lead

No meio do funil, você deve estar ainda mais atento à sua estratégia de conversão. Afinal, é aqui que um simples visitante se transforma em um lead com potencial para cliente. Um conteúdo mais específico para o seu segmento de atuação pode oferecer o necessário para atingir e educar o consumidor interessado.

Ao ofertar esse tipo de material para download, despertando o interesse do seu leitor, ele não terá tanta resistência em fornecer os seus dados de contato. Isso porque clientes em potenciais tem maior disposição a dar informações pessoais em troca de um conteúdo que possa suprir suas necessidades.

Com essas informações em mãos, você vai conseguir passar para a etapa de nutrição dos seus leads — seja pela inscrição na newsletter ou cadastro de e-mail, seja fornecendo outros tipos de materiais que possam ser relevantes para o seu público, conduzindo-o para o fundo do funil. Além disso, será possível conhecer mais sobre os seus potenciais clientes, identificando seus hábitos e preferências.

 

Invista em formato whitepaper

O whitepaper é um formato de conteúdo um pouco mais avançado, sendo ideal para a etapa do meio do funil. Nele, um determinado tema ou problema é explicado de forma mais aprofundada, oferecendo possíveis soluções aos leitores. Por isso, ele é indicado para estratégias em que o público já conhece a sua marca e já passou da fase de contato inicial.

A ideia de um whitepaper é de, por meio de um material mais complexo, posicionar a sua marca como uma especialista em determinada situação. Ao solucionar o problema proposto, você gera leads interessados mais rapidamente, além de conseguir aumentar o número de subinscrições por meio de download de materiais ricos e relevantes.

 

Tenha atenção à qualidade do conteúdo no fundo do funil

No fundo do funil, o seu lead fará a avaliação final que o levará a concretização ou não da compra. Ele está prestes a se converter em um cliente da sua empresa e só precisa de um “empurrãozinho” para fechar negócio. Por isso, a qualidade do conteúdo produzido nessa etapa é essencial.

É hora de ajudar o seu potencial cliente a decidir e a melhor forma de fazer isso é se posicionando como a empresa mais indicada para oferecer a satisfação e o sucesso de compra que ele precisa. Para isso, forneça todas as informações necessárias e seja claro e objetivo sobre os serviços e produtos oferecidos.

Nessa etapa de decisão, qualquer erro pode ser fatal e pode colocar todo o trabalho desenvolvido até então em risco. Por isso, é tão importante estar atento à qualidade dos materiais ofertados, para que eles estejam em conformidade com as expectativas e necessidades do seu público.

 

Aposte em conteúdos ainda mais específicos

Ao chegar ao fundo do funil, o seu lead está na fase de consideração final. Por isso, conteúdos com descrição de produtos, cases de sucesso, pesquisas de mercado e vídeos explicativos podem gerar um resultado positivo de conversão em vendas.

Nesse momento, o seu lead está pesquisando e comparando as opções disponíveis no mercado. Sendo assim, é importante ressaltar os diferenciais competitivos da sua empresa, se posicionando como o parceiro ideal para cada uma das soluções dos seus clientes.

Como você pode perceber, o uso correto das landing pages de acordo com cada etapa do funil de vendas é essencial para garantir resultados satisfatórios em sua estratégia. Siga todas as nossas dicas e aumente o número de conversão dos seus clientes.

Agora que você já sabe a melhor forma de usar uma landing page de acordo com cada etapa do funil de vendas, descubra como melhorar a otimização das taxas de conversão do seu negócio.

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