Como usar landing pages de acordo com as etapas do funil de vendas? -– Digital Land

Como usar landing pages de acordo com as etapas do funil de vendas?

Como usar landing pages de acordo com as etapas do funil de vendas?
"Apróx. 6 min de leitura".

Você sabia que o uso adequado de uma landing page pode ser decisivo na sua estratégia de funil de vendas? Isso porque, para atrair, conquistar e fidelizar o seu público, convertendo leads em clientes, é preciso estabelecer métodos específicos para cada etapa da jornada.

O funil de vendas é uma técnica usada para demonstrar a trajetória de compra em três momentos distintos: descoberta da marca, consideração e concretização da venda. E se o objetivo é conduzi-lo de forma eficiente até a conversão final, nada melhor do que conhecer as estratégias mais indicadas para isso.

Quer saber mais sobre o assunto? Listamos algumas dicas de como extrair o melhor das suas landing pages em cada estágio do funil de vendas. Confira!

 

Produza conteúdos de atração para a entrada do funil

O topo do funil é a etapa da descoberta inicial e do interesse. É quando acontece o primeiro contato do público com a sua marca. Para que isso ocorra conforme o esperado, é preciso criar conteúdos atrativos, que chamem a atenção do usuário em meio a uma multidão de informações que existem na web.

Existem muitas formas das pessoas chegarem até a sua página — seja por meio de resultados de pesquisa no Google ou até mesmo em posts nas redes sociais. O importante aqui é que o seu público se sinta atraído pelo conteúdo que você produziu e, com isso, seja naturalmente conduzido até ele.

 

Busque pautas que despertem o interesse

E se o objetivo é atrair, nada melhor do que buscar desenvolver pautas que sejam realmente relevantes e despertem o interesse do seu público-alvo, certo? Por isso, antes de encher o seu blog com artigos sobre a sua marca, procure pesquisar e entender que tipo de material o seu potencial cliente gostaria de receber.

Se a sua empresa está focada em vender pacotes de viagens, por exemplo, uma boa solução é investir em artigos com dicas sobre destinos e roteiros. Independentemente do segmento, é preciso encontrar assuntos com potencial de interessar e cativar o seu público.

 

Elabore conteúdos especializados para o meio do funil

O meio do funil é a etapa de consideração e concretização da intenção de compra. Nesse momento, o usuário não é mais um desconhecido. Ele já conhece a sua marca, sabe que tem um problema e procura as melhores soluções para resolvê-lo. É hora de investir em conteúdos especializados, que demonstrem a autoridade da sua empresa no assunto.

Nessa etapa, os conteúdos com maior eficácia são os white-papers, além de materiais exclusivos como e-books, guias, tutoriais, webinars ou vídeo-aulas produzidas por equipes capacitadas da sua empresa. Seu público já está mais educado e pronto para ser conduzido pelo funil.

 

Trabalhe estratégias de conversão de lead

No meio do funil, você deve estar ainda mais atento à sua estratégia de conversão. Afinal, é aqui que um simples visitante se transforma em um lead com potencial para cliente. Um conteúdo mais específico para o seu segmento de atuação pode oferecer o necessário para atingir e educar o consumidor interessado.

Ao ofertar esse tipo de material para download, despertando o interesse do seu leitor, ele não terá tanta resistência em fornecer os seus dados de contato. Isso porque clientes em potenciais tem maior disposição a dar informações pessoais em troca de um conteúdo que possa suprir suas necessidades.

Com essas informações em mãos, você vai conseguir passar para a etapa de nutrição dos seus leads — seja pela inscrição na newsletter ou cadastro de e-mail, seja fornecendo outros tipos de materiais que possam ser relevantes para o seu público, conduzindo-o para o fundo do funil. Além disso, será possível conhecer mais sobre os seus potenciais clientes, identificando seus hábitos e preferências.

 

Invista em formato whitepaper

O whitepaper é um formato de conteúdo um pouco mais avançado, sendo ideal para a etapa do meio do funil. Nele, um determinado tema ou problema é explicado de forma mais aprofundada, oferecendo possíveis soluções aos leitores. Por isso, ele é indicado para estratégias em que o público já conhece a sua marca e já passou da fase de contato inicial.

A ideia de um whitepaper é de, por meio de um material mais complexo, posicionar a sua marca como uma especialista em determinada situação. Ao solucionar o problema proposto, você gera leads interessados mais rapidamente, além de conseguir aumentar o número de subinscrições por meio de download de materiais ricos e relevantes.

 

Tenha atenção à qualidade do conteúdo no fundo do funil

No fundo do funil, o seu lead fará a avaliação final que o levará a concretização ou não da compra. Ele está prestes a se converter em um cliente da sua empresa e só precisa de um “empurrãozinho” para fechar negócio. Por isso, a qualidade do conteúdo produzido nessa etapa é essencial.

É hora de ajudar o seu potencial cliente a decidir e a melhor forma de fazer isso é se posicionando como a empresa mais indicada para oferecer a satisfação e o sucesso de compra que ele precisa. Para isso, forneça todas as informações necessárias e seja claro e objetivo sobre os serviços e produtos oferecidos.

Nessa etapa de decisão, qualquer erro pode ser fatal e pode colocar todo o trabalho desenvolvido até então em risco. Por isso, é tão importante estar atento à qualidade dos materiais ofertados, para que eles estejam em conformidade com as expectativas e necessidades do seu público.

 

Aposte em conteúdos ainda mais específicos

Ao chegar ao fundo do funil, o seu lead está na fase de consideração final. Por isso, conteúdos com descrição de produtos, cases de sucesso, pesquisas de mercado e vídeos explicativos podem gerar um resultado positivo de conversão em vendas.

Nesse momento, o seu lead está pesquisando e comparando as opções disponíveis no mercado. Sendo assim, é importante ressaltar os diferenciais competitivos da sua empresa, se posicionando como o parceiro ideal para cada uma das soluções dos seus clientes.

Como você pode perceber, o uso correto das landing pages de acordo com cada etapa do funil de vendas é essencial para garantir resultados satisfatórios em sua estratégia. Siga todas as nossas dicas e aumente o número de conversão dos seus clientes.

Agora que você já sabe a melhor forma de usar uma landing page de acordo com cada etapa do funil de vendas, descubra como melhorar a otimização das taxas de conversão do seu negócio.

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