Saiba como nutrir os leads gerados pela sua empresa.– Digital Land

Saiba como nutrir os leads gerados pela sua empresa

Saiba como nutrir os leads gerados pela sua empresa
"Apróx. 4 min de leitura".

Toda empresa busca expandir seu negócio e, com isso, aumentar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Várias estratégias de marketing são utilizadas nesse processo. Porém, quando potenciais clientes são alcançados, é importante oferecer a eles conteúdos de qualidade ― que solucionem as dúvidas que tiverem e os qualifiquem ―, deixando-os prontos para adquirirem as suas soluções: esse é o objetivo da nutrição de leads.

Se você ficou curioso para saber mais sobre nutrição de leads, continue acompanhando nosso post. Vamos mostrar o que é, como deve ser feita e as suas vantagens.

 

O que é nutrição de leads?

Muitas empresas vêm adotando a estratégia de qualificar seus consumidores, por meio de blogs, e-mails ou redes sociais. Essa ação pode aumentar significativamente o tráfego no site, mas é preciso converter esse número em vendas, senão todo o esforço será em vão.

De modo a otimizar as conversões, foi criada a técnica de nutrição de leads, que consiste em enviar conteúdos relevantes para seus potenciais clientes. Essa estratégia tem o objetivo de preparar melhor os leads, deixando-os prontos para realizar uma compra.

Como a nutrição deve ser feita?

Para criar uma estratégia de nutrição de leads, alguns passos devem ser seguidos. São eles:

1. Planejar suas ações

O primeiro passo é o planejamento. Nessa fase, você deverá definir os seguintes pontos:

  • qual é o objetivo?
  • Qual é a meta traçada?
  • Qual é o meu público de interesse?

Com esses pontos bem definidos, você saberá o que quer alcançar com as suas ações.

2. Montar uma base de leads

O segundo passo é montar uma boa lista de leads. Para isso, é importante capturar dados de seus potenciais clientes, permitindo que você entre em contato com eles, envie materiais e tire dúvidas.

Existem várias estratégias: uma delas é colocar um campo de cadastro no site, incentivando a assinatura da newsletter. Assim, os leads disponibilizarão as informações necessárias e autorizarão o envio de materiais.

3. Segmentar sua lista de leads

Com uma boa lista de contatos, é hora de segmentá-la. Estabeleça divisões de acordo com o estágio de compra dos potenciais clientes. Assim, você conseguirá enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento adequado, deixando o lead mais qualificado e pronto para realizar uma compra.

4. Preparar o conteúdo

Agora é o momento de criar os conteúdos.

As produções devem seguir as necessidades dos leads: não adianta enviar um conteúdo de fundo do funil de vendas para um lead que ainda não está qualificado para isso. Da mesma forma, concentre-se em criar sempre materiais relevantes, que despertem a curiosidade de seus leads e que sejam úteis.

5. Definir a linha de tempo

A nutrição de leads será automática, ou seja, os conteúdos serão enviados de acordo com uma programação estabelecida, fazendo com que eles percorram um caminho determinado. Assim, deve-se definir o intervalo dos envios. Encontre o equilíbrio: não envie materiais em excesso e nem deixe seu lead esperando por muito tempo.

6. Medir os resultados

Claro, toda ação deve ser acompanhada para medir o desempenho e verificar se os objetivos e metas estão sendo correspondidos. Observe se os leads estão se tornando clientes. Em caso negativo, analise em que fase eles estão sendo perdidos e o motivo.

Quais são as vantagens em aplicar a nutrição de leads?

Criar uma nutrição de leads traz várias vantagens:

  • aumenta a possibilidade de vendas;
  • melhora o relacionamento com os clientes;
  • contribui para o fortalecimento da marca;
  • melhora a experiência de compra;
  • economiza esforços das equipes de marketing e vendas;
  • traz retornos financeiros para o negócio.

Nutrição de leads: uma receita para o sucesso!

Vimos que manter os leads nutridos é uma forma eficiente de buscar novos negócios, reduzir o ciclo de venda e aumentar a lucratividade. Siga todos os passos aqui definidos e concentre seus esforços na nutrição de leads para alcançar seus objetivos.

Gostou deste post Então curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades.

Related Posts

share
× Posso Ajudar?