Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Saiba como realizar o setup de sua campanha em mídia programática

Digitalland
Escrito por Digitalland em março 2, 2017
Saiba como realizar o setup de sua campanha em mídia programática
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cada vez mais empresas despertam para a importância da realização de campanhas em mídia programática. Até as organizações que demoraram para se dar conta disso demonstram receio com uma tecnologia que consideram complexa. Sem falar na terminologia desconcertante usada para explicá-la.

Para superar essas dificuldades, abordaremos o DSP (demand-side-platform), que funciona como um comprador de preços, pesquisando em tempo integral pelos melhores custos e benefícios para alcançar um público segmentado, tornando mais simples a execução de ações voltadas para metas mensuráveis e espalhando seus Ads por inúmeros websites. Isso pode representar otimização de custos e tempo. Confira o nosso post de hoje!

Escolhendo seu DSP

Para a maioria dos anunciantes, o caminho para a mídia programática começa com a escolha de seu DSP. Trata-se da tecnologia básica que você precisa para a compra programática eficaz. Os principais DSPs possuem conjuntos de recursos bastante comparáveis.

Um bom DSP deve ser transparente em suas capacidades e na indicação de suas fontes de dados. Aqui estão algumas questões essenciais a serem consideradas nessa etapa:

Ad Serving

Limites de frequência e capacidade de segmentação são requisitos mínimos. Um bom servidor de anúncios (Ad Server) também deve oferecer filtros brand-safe, auditorias de impressão, verificações de nível de página, segmentação por palavras-chave, conteúdos e comportamentos.

Licitação inteligente

São oferecidos gráficos detalhados e ferramentas para ajustar os lances sempre que for preciso?

Serviços gerenciados

O suporte humano do software é vital, pois muitas equipes ainda são iniciantes nessa área e precisam de assistência para o setup e manutenção da campanha. Existem gastos mínimos para receber esse serviço?

Otimização automatizada

Trabalhe em prol de sua estratégia, com clareza — você deve entender exatamente como e quando as otimizações são feitas. O DSP pode lidar com milhares de targets e diferentes facetas de dados, resultados e cenários de desempenho?

Ampliando o inventário

Os DSPs devem se conectar a todas as plataformas de fornecimento (SSPs). Um bom DSP terá acesso a aplicativos móveis, vídeos pre-roll e, até mesmo, acesso ao FBX — em alguns casos.

Isso dará às suas campanhas o maior potencial possível e ampliará seu inventário para atingir a maior escala e o mais abrangente alcance graças à utilização de parâmetros de segmentações por nicho.

Entendendo os principais benefícios do DSP

DSPs fornecem aos anunciantes os dados e as ferramentas para criar campanhas verdadeiramente focadas em resultados. Além disso, organizam imensas quantidades de dados que se acumulam e ajudam a determinar o candidato ideal para um Ad camping.

A tecnologia DSP traz muitas vantagens para seus usuários e já provou sua eficiência em ambientes de tempo real. Entre seus principais benefícios, destacam-se:

  • segmentação (em tempo real) de toda a campanha;
  • otimização flexível (também em tempo real) por dia, hora, frequência, gêneros, entre outros;
  • plataforma unificada com acesso a um grande conjunto de inventários digitais, o que significa maior disponibilidade, escolha e melhor ROI;
  • gerenciamento de dados e controle de campanha.

Todas essas vantagens estão disponíveis a partir de players como DoubleClick by Google, Mediamath e Digilant, Adtrade. Se ficar na dúvida, é possível comparar alguns fornecedores online.

Definindo as métricas que importam

Ao definir os KPIs para qualquer campanha individual, você deve trabalhar suas metas para identificar quais medidas melhor se alinham a elas. Em campanhas de respostas diretas, essa conexão é, obviamente, mais fácil de identificar. As metas globais de uma estratégia de mídia programática costumam se relacionar com ações online — que são diretamente mensuráveis, salvo raras exceções.

Se você executar um criativo rich media, poderá acompanhar e aperfeiçoar um conjunto de outras métricas, incluindo o tempo gasto assistindo a um vídeo, jogando um jogo ou compartilhando elementos do anúncio em mídias sociais.

Embora essas tecnologias pareçam complexas em um primeiro momento, se você estiver bastante seguro a respeito dos objetivos que pretende alcançar, será possível superar qualquer dificuldade inicial e colher os benefícios que a mídia programática traz para o crescimento de sua empresa e o fortalecimento da sua marca.

Gostou do post? Já utilizou os recursos da mídia programática para turbinar as suas campanhas? Então deixe um comentário e divida sua experiência conosco!

TAGS: