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Inteligência em marketing para restaurantes.


Case Fondue Hannover

Dados são o novo petróleo, você já deve ter ouvido essa frase. Criar uma cultura de entendimento de dados como informações valiosas para o negócio é um desafio sério, que deve ser compartilhado entre uma empresa ou marca e seus fornecedores, a cultura de dados deve ser desenvolvida de ponta a ponta.

No caso do restaurante Hannover, um badalado empreendimento familiar com unidades em Moema e no Tatuapé, a criação de uma cultura de dados se deu não só para alavancar o marketing da companhia, mas também para gerar insights importantes de negócio e seus clientes.


Um dos restaurantes de alto padrão mais românticos e aconchegantes de São Paulo, o Hannover nasceu há 35 anos, com uma proposta única: servir apenas um prato, a Fondue, no cardápio. As diversas variações da iguaria proveniente da Suíça e popularizado pelos franceses, conquistaram paulistanos, que tornaram o local um dos mais tradicionais da cidade.


A parceria com a Digital Land, que atendeu o Hannover por quatro anos, começou com o objetivo de compreender e gerar eficiência de mídia no digital, monitorando CAC e ROI.



“O desafio de virar a chave da mídia impressa, que apostávamos muito, para o digital foi também impulsionado pelos concorrentes, a fim de termos maior controle da comunicação. Com o departamento de marketing estruturado, sentimos essa necessidade de fazer a virada e a Digital Land entrou nesse projeto com foco em nos ajudar a gastar com mais eficiência, com responsabilidade e maximizando os resultados”, avalia Richard Lich, gerente-geral do Hannover.



O que se deu em diante foi a otimização da estratégia digital, concentrada em Google Adwords e a construção de um posicionamento orgânico da marca, reduzindo assim o custo de investimento de mídia, que chegou a impactar em 20% menos de gastos para o Hannover. “Entender o impacto da mídia online nos pontos físicos dos estabelecimentos do Hannover, foi o que iniciou uma parceria sólida, fazer as perguntas certas neste momento nos ajudou a criar uma solução omnichannel sob-medida para este parceiro“, avalia Renato Castro, head de estratégias da Digital Land.


A estratégia de dados ajustada ao tipo de público premium – seu principal frequentador – fez com que o restaurante ganhasse ainda mais conhecimento sobre o comportamento de seus consumidores e criasse um modelo de relacionamento visando a personalização da comunicação com os clientes e otimização de recursos financeiros para obter o máximo de performance. 

Processo de inteligência de dados do entendimento de digital criado pela Digital Land para o restaurante Hannover.


A estratégia é inovadora e não havia sido realizada por concorrentes em São Paulo. A inteligência de dados levou ao conhecimento maior do público consumidor e, ao mesmo tempo, gerou um retorno mais expressivo sobre o investimento de marketing por meio de integrações e gerenciamento, a empresa conseguir reunir informações suficientes para tomada de decisão eficiente, trazendo novos públicos e oportunidades para o Hannover. 


De acordo com Lich, do Hannover, o rankeamento efetivo do restaurante, aliado às outras iniciativas, como participação em sites de compras coletivas e atendimento VIP para influenciadores, ajudou a tornar o local ainda mais conhecido, gerou demanda maior, chegando até a aferir um novo comportamento e perfil de consumidor. Por meio dos dados, notou-se que muitas pessoas cruzavam a cidade para jantar no Hannover. Quando os sócios pensaram em abrir uma segunda unidade, a aposta no insight foi alta e assim nasceu a unidade do Tatuapé. “Os dados sem interpretação não são efetivos. Para uma cultura de dados realmente eficiente e que mexa no ponteiro da companhia, você precisa entender o que fazer com eles e, ao unir essas informações, têm resultado”, avalia Renato Castro. 


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A experiência com a Digital Land é um dos pontos altos da jornada, destaca Lich. “Sempre atentos aos nossos objetivos, nos ajudaram a posicionar o negócio, traziam números que embasavam suas recomendações e, o mais importante de tudo: nos ajudaram a “traduzir” conceitos para todos os tomadores de decisão, uma vez que não temos só especialistas em digital na equipe que lidera o Hannover. Considero essa uma das maiores vantagens da Digital Land, a adequação aos diferentes tipos de interlocutores, desde o gestor de marketing ao fundador, que não tem conhecimento íntimo do Digital”, avalia. Desta forma, o Hannover avançou com mais informações para tomada de decisões mais assertivas no Digital.


A proposta de valor da Digital Land não é ser apenas uma consultoria estratégica que oferece apoio técnico e ferramental aos clientes, mas também oferecer um senso informacional sobre os negócios e projetos, assim como suas possíveis expansões para todos os stakeholders. Afinal, quanto mais informações eles têm sobre seus negócios, mais podem crescer e desenvolver suas competências.  


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