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Como fazer um briefing eficiente para sua estratégia de marketing?

Você sabe como fazer um briefing? Esse documento é muito importante para a gestão de projetos dentro do marketing, especialmente em um novo contexto no qual, quanto mais segmentada e personalizada for a estratégia, melhores os resultados.

Ele reúne todas as informações fundamentais para o desenvolvimento do produto. Mas, da mesma forma que pode ser o seu maior aliado, um relatório mal feito pode guiar seus esforços para um caminho totalmente incorreto.

Para aprender a elaborar um briefing eficiente, preciso e, a partir dele, alavancar os resultados na sua estratégia de marketing, leia este texto até o final!

 

Afinal, o que é um briefing?

O briefing nada mais é do que um relatório no qual constam as principais informações para orientar o desenvolvimento de um projeto.

A elaboração desse documento garante a execução de atividades com mais precisão e qualidade, melhorando o relacionamento com o consumidor e aumentando a satisfação do cliente.

Em linhas gerais, um briefing contém:

  • uma breve descrição do cliente;
  • a definição de objetivos e prazos;
  • projeções de orçamentos;
  • a descrição de uma persona ou público-alvo;
  • o escopo do projeto;
  • um guia de estilo.

Com esses dados em mãos, é muito mais fácil desenvolver um trabalho de marketing e acertar no resultado final.

 

Por que o briefing é importante na estratégia?

Esse documento é uma importante ferramenta de comunicação entre a empresa, a agência de marketing e o cliente. A partir do briefing, se estabelece a sintonia indispensável para a realização de um trabalho impecável.

Além de possibilitar a produção dos conteúdos certos, para o cliente ideal, dentro de prazos pré-acordados e usando o orçamento da maneira certa, o briefing garante que não haja perda de tempo na execução das tarefas e orienta os esforços, otimizando os processos.

Sem contar que, com um relatório bem elaborado, as chances de haver retrabalho ou revisões massivas diminui drasticamente, já que desde o começo da execução se sabe exatamente o que deve ser feito.

 

Como fazer um bom briefing?

Entendeu o que é esse documento e por que ele é fundamental na sua estratégia de marketing? Então, agora você está pronto para a próxima etapa: aprender como fazer um bom briefing.

Veja o passo a passo logo abaixo.

 

1. Faça um rascunho

Assim que fechar um novo contrato ou parceria, faça um rascunho do seu briefing, apoiando os dados em uma bela pesquisa sobre o seu cliente.

Cabe colocar uma breve descrição da empresa, o perfil de negócios, informações sobre a concorrência e sobre o tipo de produto ofertado. Além disso, acrescente tudo o que você acha que é necessário para orientar a execução dos projetos.

Pode pesquisar sobre a missão e os valores da corporação, os sócios, o histórico das estratégias, a organização dos funcionários etc. Todos esses dados são válidos.

 

2. Participe de reuniões

Um briefing de marketing preciso e eficaz somente pode ser elaborado com o auxílio das duas partes: cliente e agência. De nada adianta anotar no papel o que você acha que é melhor para aquele projeto.

As considerações dos dois lados são fundamentais nessa hora. Por isso, faça reuniões breves e leve as perguntas do seu roteiro anotadas. De preferência, integre os times de marketing e vendas nesse momento para ter uma visão mais global da estratégia.

Nessas reuniões, tenha a certeza de falar com as pessoas certas e que estão aptas a realmente agregar valor ao seu briefing. Portanto, busque quem pode fornecer informações sobre o mercado, o perfil da empresa, o faturamento anual e o tíquete médio, por exemplo.

 

3. Colete as informações certas

Como dissemos no começo deste texto, um briefing mal feito pode se transformar no inimigo da sua estratégia. Ele deve conter as informações certas para não levar o projeto para o lado errado.

Por isso, certifique-se de que as perguntas do seu roteiro são relevantes e de que o relatório, de maneira geral, é consistente e coerente.

Mais do que isso, dedique um bom tempo para definir os objetivos do projeto em questão antes de elaborar o briefing. Isso garante que haja sintonia nas informações.

 

4. Dedique-se ao estudo do consumidor

Para que todos saiam satisfeitos — equipe de marketing, empresa e consumidor —, é preciso definir qual é o público-alvo que o negócio possui.

Diante disso, elaborar a persona para o projeto é o próximo passo. Esse cuidado ajuda a otimizar as taxas de conversão, já que contribui para o estabelecimento de uma estratégia personalizada.

 

5. Defina orçamento e prazos

Para conseguir fazer o planejamento financeiro do projeto, pergunte ao cliente qual é budget para aquele serviço. Não hesite nem tenha vergonha dessa etapa.

Ter uma ideia do quanto a empresa dispõe é fundamental para guiar as etapas do briefing, pois essa informação possibilita um dimensionamento correto do projeto sem que haja perda de qualidade.

Além disso, não se esqueça de estabelecer prazos de entrega para tornar todo o processo mais organizado e para que não ocorram surpresas negativas nem insatisfação por parte do cliente que, muitas vezes, não tem ideia do tempo necessário para cada atividade.

 

6. Elabore um guia de estilo

Linguagem adequada, temas a serem tratados, termos proibidos, designs preferidos e cores mais adequadas. Esses são alguns pontos que devem constar no briefing como uma espécie de guia de estilo.

É claro que toda execução é seguida de uma revisão, na qual há aprovação ou não. No entanto, delimitar esses aspectos facilita — e muito — o trabalho no marketing.

É interessante solicitar exemplos do que o cliente quer para se situar ainda mais e conseguir atender às expectativas sem que sejam necessários grandes ajustes.

 

7. Revise o material

Com o briefing em mãos, basta revisá-lo. A precisão é da natureza desse tipo de documento, portanto, quanto mais concisas forem as informações, mais úteis elas serão na hora de executar os serviços.

Sabendo disso, sempre que terminar de elaborá-lo, releia tudo e vá eliminando aquilo que não é fundamental. Valoriza a simplicidade e vá direto ao ponto.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um briefing campeão! Melhor ainda se você contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing para guiar o planejamento e a elaboração do seu roteiro com mais precisão.

Que tal consultar a Digital Land? Temos uma equipe especialista em serviços como esse! Entre em contato conosco!

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