Você trabalha em uma empresa de médio porte e não tem certeza se vale a pena contratar uma agência de Marketing Digital para cuidar da sua presença online?
Bem, para começo de conversa, é preciso avaliar se a equipe interna é capaz de dar conta do trabalho ou se é mais interessante terceirizar tais ações. De fato, muitas vezes, os profissionais da casa não têm tempo disponível para se dedicar às atividades e acabam ficando sobrecarregados.
Quer saber quais critérios levar em conta quando contratar uma agência de Marketing Digital? Então, acompanhe este post!
Faça uma autoanálise
Veja quais são as necessidades da sua empresa e quais lacunas poderiam ser preenchidas por profissionais especializados de uma agência.
Adicionalmente, mesmo que você não seja um especialista em Marketing Digital, tente fazer o esboço de um planejamento. Ele será muito útil quando as agências forem preparar seus briefings. Afinal, ninguém conhece melhor o negócio do que quem está lá dentro, certo?
Veja o portfólio e os cases de sucesso
Acesse o site da agência, veja o seu portfólio e analise de que forma ela trabalhou para solucionar os problemas de outros clientes. Inclusive, algumas empresas produzem e-books e whitepapers sobre seus trabalhos. Tendo isso em mente, peça sempre algum material de referência.
Fique atento também ao segmento e ao porte desses jobs. Ter experiência em atender áreas semelhantes à sua e negócios de tamanho parecido com o seu contam pontos positivos na hora de você tomar a decisão final.
Converse com os clientes
Leia com atenção os depoimentos de clientes mostrados no site, mas não se baseie apenas neles para fazer a sua escolha. Se possível, agende uma reunião com alguns deles para saber mais sobre os resultados alcançados e o grau de satisfação com o trabalho.
Confira a qualificação dos profissionais
Procure se informar ainda sobre o currículo dos profissionais, sua área de especialização e experiência. Vale também saber quais certificações possuem e se já receberam alguma premiação.
Que tal marcar uma reunião na agência para conhecer os profissionais pessoalmente? Em um contato mais pessoal, você poderá perceber o clima da organização e o grau de motivação de quem vai cuidar da presença digital do seu negócio.
Analise os canais de comunicação
Se a agência vai cuidar dos seus canais de comunicação, nada melhor do que analisar como ela está fazendo o seu dever de casa, não é mesmo? Aproveite e liste os pontos positivos e negativos em relação ao site, blog e redes sociais.
Avalie a relação custo e benefício
Por fim, desconfie de preços muito acima ou muito abaixo do que os praticados pelo mercado. Com base nas suas necessidades e no orçamento disponível, faça uma avaliação da relação custo e benefício de cada uma das empresas pré-selecionadas.
Sem dúvida, escolher uma agência de Marketing Digital como parceira exige tempo e dedicação para que seja elaborada uma boa análise comparativa. A combinação dos critérios mencionados acima vai ajudá-lo a tomar uma decisão bem embasada e garantirá que a sua empresa não vai perder dinheiro com erros comuns em marketing digital.
Agora que você já sabe o que levar em conta ao contratar uma agência de Marketing Digital, entre em contato com a Digital Land e conheça nossos serviços.