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E-mail marketing – O impacto das Tabs do Gmail

Relatório recente da Return Path, mostra que nos últimos anos,  aos poucos os usuários do Gmail estão deixando de usar as tabs da ferramenta para classificar seus e-mails, esta situação pode impactar suas campanhas de e-mail marketing.

O relatório baseou-se em dados de uma entrevista realizada em dezembro de 2016 com 1628 usuários do Gmail em conjunto com uma análise de 6 milhões de mensagens enviadas para usuários do Gmail, em outubro de 2016,  na qual foi utilizada a ferramenta de monitoramento da Return Path.

Hoje, cerca de 34% dos usuários do Gmail utilizam as tabs, uma queda considerável, uma vez que, esse número era de 100% quando a Return Path realizou a primeira pesquisa de comportamento de usuários, em 2013.

Dois terços (68%) das mensagens enviadas para usuários do Gmail acabaram classificadas como Promoções; 22% estão classificadas como Atualizações.

As mensagens que estão classificadas como “Sociais” possuem a maior taxa de classificação (i.e., elas são transferidas de modo seguro para o inbox sem serem perdidas ou classificadas como spam); e as mensagens de “Atualização” possuem a maior taxa de leitura.

Apenas 56% das mensagens que não são classificadas terminam nas caixas de entrada.

A classificação das mensagens de e-mail varia de modo considerável dependendo da indústria que pertence e área de atuação. Por exemplo, a maior parte dos e-mails enviados por varejistas termina nas tabs de “Promoções”, enquanto que a maioria dos enviados por empresas bancárias ou financeiras terminam nas tabs de “Atualizações”.

Estes números nos indicam que, as campanhas de e-mail marketing estão cada vez menos, sendo visualizadas pelas pessoas. E, considerando que o Gmail é o segundo maior serviço de e-mail do mundo, o problema pode ser maior do que imaginamos.

Porém, se você cultiva um bom relacionamento com seus clientes, e possuí uma régua de gerenciamento de mensagens por e-mail, de acordo com momento de compra, possui plena certeza que seus clientes se relacionam com suas mensagens, você não tem com o que se preocupar. Afinal, e-mail marketing é fundamentado em algo essencial: Relacionamento! Entregue o que seu cliente quer e na hora que ele quer, ouça-o e aprenda com ele. Só assim você terá sucesso, e não será vitimado por mudanças técnicas que muitas ferramentas do mercado podem passar.

Quer saber como melhorar a entregabilidade de seu e-mail marketing? Entre em contato conosco.

Bons negócios!

Veja o relatório completo da Return Path aqui!

 

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