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Confira 4 dicas de gestão de marketing para sua empresa

Gestão de marketing é o conjunto de medidas, ferramentas e estratégias utilizadas para identificar as necessidades de consumo de determinado mercado e traçar o perfil do público-alvo das empresas.

Sua importância se deve ao fato de que, em um panorama competitivo como o atual, cada vez mais organizações têm criado consciência da necessidade de conhecerem melhor o meio em que atuam. Como consequência, o cenário se torna altamente competitivo.

Com base nesse contexto, separamos algumas dicas úteis de gestão de marketing que devem ser aplicadas no seu negócio ainda hoje. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

1. Faça Análise SWOT

Esta é uma estratégia de gestão de marketing muito adotada para analisar com clareza como os fatores externos e internos podem afetar a performance de uma empresa em seu nicho de atuação.

A Análise SWOT faz diversos levantamentos para que o empreendedor possa ter uma visão mais ampla e realista sobre o próprio negócio e descobrir se sua proposta está alinhada às expectativas do mercado.

A ideia é gerar dados aprofundados sobre forças e oportunidades da empresa, para descobrir seu valor e seus diferenciais competitivos. A Análise SWOT consiste em:

  • Forças (análise interna) — pontos positivos dos produtos e serviços;
  • Fraquezas (análise interna) — pontos negativos do negócio;
  • Oportunidades (análise externa) — áreas e públicos que a empresa pode explorar dentro do seu mercado;
  • Ameaças (análise externa) — obstáculos e empecilhos para o crescimento da empresa e a consolidação em sua área.

2. Defina metas claras

Quanto mais objetivas forem as metas definidas por seu negócio, maiores serão as chances de que a equipe tenha as informações necessárias para alcançá-las. Além disso, é fundamental que sejam realistas e alcançáveis.

As metas servem como parâmetros mensuráveis sobre a performance da empresa. É preciso que sejam definidas para que a organização tenha um ponto de partida para se basear na hora de analisar os índices dos resultados.

3. Utilize metodologias ágeis

Por falar em metas, a aplicação de metodologias ágeis é muito útil na hora de traçar um planejamento eficiente para colocar os projetos em prática de forma produtiva e rápida. Veja a seguir algumas ferramentas que podem ser aplicadas para aprimorar seus produtos e serviços:

  • Scrum — os times de marketing e vendas se unem para planejar as tarefas que precisam ser realizadas a cada sprint (ciclo de tempo). O desenvolvimento desses sprints são informados todos os dias e revisados ao final;
  • Kanban — ferramenta intuitiva e de fácil visualização que funciona em três listas, com as tarefas a fazer, em andamento e concluídas. Cada integrante da equipe pode visualizar e acompanhar o desenvolvimento de tudo o que está sendo realizado.

4. Estabeleça os 4Ps do marketing

Por fim, mas não menos importante, uma ótima prática de gestão de marketing para aplicar em suas estratégias são os 4Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção). Em conjunto, eles são capazes de garantir a sustentabilidade de suas ações para promover a marca.

Preço

Os preços devem ser aplicados com base em análises minuciosas sobre o mercado, levando em consideração uma série de aspectos. Os custos de produção e divulgação dos produtos/serviços, assim como quanto o consumidor está disposto a pagar por eles, são alguns dos exemplos.

Praça

Consiste em desenvolver uma rede de distribuição que melhora o posicionamento da marca e torna os produtos e serviços mais acessíveis ao público. Para isso, é preciso conhecer o perfil de seus clientes potenciais e as mídias que eles usam para consumir informação e entretenimento ou realizar compras.

Produto

É preciso conhecer as necessidades de seus clientes potenciais para vender soluções que de fato resolvam seus problemas. Quanto mais informações forem levantadas, maiores as chances de que sua marca ofereça exatamente aquilo que o mercado está procurando.

Promoção

Aqui, o objetivo é realizar uma divulgação eficiente de seus produtos e serviços, isto é, comunicar-se com o público utilizando a linguagem e o tom mais adequados ao seu perfil de consumo.

Para concluirmos este conteúdo, recomendamos que você coloque em prática todas as dicas mencionadas. Assim, a gestão de marketing se tornará muito mais eficiente e os resultados serão mensurados em cada etapa das estratégias para promover sua marca.

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