E-Commerce - Transformação digital para ser multicanal -– Digital Land

E-Commerce – Transformação digital para ser multicanal

E-Commerce  – Transformação digital para ser multicanal
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Fundada há 38 anos, na Bahia, as Lojas Guaibim já são grandes conhecidas do público baiano. Maior Rede de Eletromóveis da Bahia, com mais de 40 pontos de venda no estado e o maior estoque pronta entrega. A varejista desde sempre esteve focada em atender, seu consumidor final, com a melhor experiência.


As particularidades do mercado nordestino de varejo, o avanço da internet e a necessidade de mesclar tradição e relacionamento levaram o grupo Ramiro Campelo, dono da Lojas Guaibim, a pensar em um projeto de e-commerce para continuar oferecendo relevância ao consumidor. Pioneira, a companhia já havia tentado, em 2015, instituir um endereço virtual de compras, mas acabou desativado porque o e-commerce ainda engatinhava no Brasil. 


O conceito omnichannel não parava de crescer e a Guaibim voltou a dar seus primeiros passos no digital, inicialmente comercializando seus produtos via marketplace só para gerar receita, mas sem presença de marca. A experiência foi relevante, mas como não havia presença de marca substancial, na etapa de consideração do funil, o cliente acabava não sendo convertido.



“Hoje em dia, as pessoas cada vez mais procuram na internet informações sobre a reputação da marca antes de fazerem uma compra”, afirma Lucas Queiroz, gerente de e-commerce da companhia. 



O conceito omnichannel não parava de crescer e a Guaibim voltou a dar seus primeiros passos no digital, inicialmente comercializando seus produtos via marketplace só para gerar receita, mas sem presença de marca. A experiência foi relevante, mas como não havia presença de marca substancial, na etapa de consideração do funil, o cliente acabava não sendo convertido. “Hoje em dia, as pessoas cada vez mais procuram na internet informações sobre a reputação da marca antes de fazerem uma compra”, afirma Lucas Queiroz, gerente de e-commerce da companhia. 


Retomado o pioneirismo, em 2018, a companhia contou com a Digital Land para gerenciar o processo de transformação digital das Lojas Guaibim, tendo na concepção de um novo e-commerce sua principal ativação. Mas, a ideia não era criar apenas um portal para vender produtos, mas um endereço que refletisse as Lojas Guaibim, seus atributos de marca e reforçassem sua história junto ao público-alvo e novos clientes em uma perspectiva omnichannel, que abarcasse o posicionamento de marca da companhia, criando uma experiência customer centric, ou seja, colocando o cliente no centro da proposta, em todos os pontos de contato. 


A Digital Land atuou como consultora do projeto, liderando e coordenando a entrada da empresa no digital, mas, de forma diferente: apesar do e-commerce ser relevante, não faria sentido criar somente um novo canal de vendas, mas sim trazer o digital como mindset, como cultura. “Nesse sentido, entendemos que o projeto não teria começo, meio e fim, mas estaria sempre em expansão. Nossa proposta partiu de que o cliente deveria ser a espinha dorsal do projeto e uma pessoa não é offline ou digital, ela tem jornadas que transitam em diferentes meios”, avalia Renato Castro.


Definido digital como mindset e cultura e não como meio, a Digital Land atuou como consultora, investigando e criando uma análise precisa de dados por meio de ferramentas de Business Intelligence e Analytics para criação de um plano de ação estratégico antes da criação efetiva das interfaces com foco no cliente. “A partir daí, tivemos um ponto de partida para a criação e desenho do nosso site, aprovando layouts, sistemas de tagueamento, analytics, para tocarmos o marketing de forma mais orientada à dados”, afirma Lucas Queiroz.


Além de entender o comportamento do consumidor em todos os pontos de contato para criar jornadas de user experience e user interface adequadas, o projeto demandou entendimento de toda a cadeia de estoques e distribuição das Lojas Guaibim, para garantir que o mesmo tipo de cadastramento e envio de produtos fosse realizado, conduzindo a integração total dos mais de 600 SKUS da companhia. Essa integração possibilitou melhoria nos processos, ajudando as Lojas Guaibim a continuar sendo vista pelos clientes como um local de confiança para fazerem suas compras – em qualquer meio.


Bom momento mesmo em tempos de Covid-19


O processo de consultoria coordenado pela Digital Land resultou no estabelecimento do e-commerce que já chegou bem posicionado no mercado, levando ao digital sua herança positiva junto aos clientes, batendo metas antes e depois da pandemia. De acordo com Lucas Queiroz, somente no acumulado deste ano, as vendas do e-commerce já cresceram 3000%. “Nosso e-commerce vem crescendo continuamente e, no momento em que a pandemia começou, quando tivemos um boom em abril, pudemos reafirmar a importância de ter um outro ponto para geração de receitas. Definitivamente recomendamos o trabalho de construção que a Digital Land realizou para nós”, avalia Lucas. A previsão, para a Lojas Guaibim, é não parar de crescer, “… nosso e-commerce ainda tem muito a evoluir..”, acrescenta Lucas.


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